Lendas Brasileiras - João-de-barro ...?
Origem: Livro "Moça Lua e outras lendas" de Walmir Ayala. Ediouro.
Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.
O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:
- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
- Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.
Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:
- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
O velho respondeu:
- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.
E esperou até até a última hora do novo dia. Então ordenou:
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre
Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.
A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.
Comments
Que linda estória. Linda e com uma moral superinteressante!
O amor remove montanhas, eu acredito nisso.....
Não há dificuldade de se reconhecer um ninho de João de Barro (furnarius rufus). Na vizinhança imediata, nas árvores que as rodeiam ou nos paus dos currais, encontra-se uma casinha deste deste amigo do homem. Até nos postes elétricos e telefônicos, como se quisesse colocar-se em contato com a sociedade, vê-se uma bola de barro, que mais parece um diminuto forno antigo de padeiros.
Não alcança o tamanho de um sabiá. É na cabeça e dorso, se não tirante ao roxo, de cor ferrugem acanelada e na parte inferior mais claro, tendo o peito quase branco. Na Argentina ele é conhecido como "HORNERO (forneiro devido ao formato do ninho, semelhante a um forno barro)". Na Bahia e Pernambuco é conhecido por "AMASSA-BARRO".
Podiam-se se chamar símbolo da vida doméstica e é por isso que os brasileiros gostam de vê-lo e ouvi-lo pela vizinhança.
Quando o João de barro e a Maria-de-barro assumem compromisso, é para todo o sempre. Eles vivem sempre em casais que nunca se separam. Quando morre o companheiro passam o resto da vida só.
E todos os homens amam o João de Barro, porque ele nos lembra que a força do amor é maior do que a morte!
Somente depois da última árvore derrubada,
depois do último animal extinto,
e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe,
O Homem irá ver que dinheiro não se come!
- Oi Kiko!
Linda a lenda do João-de-barro.
Adoro as lendas brasileiras!
Diz o povo da roça que o João-de-barro é super fiel a sua fêmea, além de ser um ciumento mortal.
Quando ele constata que a sua fêmea o traiu, ele fecha a portinha da casinha deles e ela morre dentro dela...
Um abraço para você!
... e eles viveram felizes até que a moça encantou-se por outro rapaz... e como castigo o jõao de barro a trancou para sempre dentro de sua casa e voou para nunca mais voltar.......
As histórias do João de Barro são sempre muito tristes!!!!!!!
Essa lenda é maravilhosa!!!!
Quem nao acredita na forca do amor nao acredita na vida...excelente lenda.
Excelente! Um belo conto de nosso folclore.
Bonita estória! Fui a Aparecida com amiga que queria pagar uma promessa. Estava bem, nada emocionada. Na visitação que se faz, fui levada perto da verdadeira imagem de Na Snra. Aparecida. Fui tomada de completa emoção ante aquela imagem pequenina, que possui uma expressão divina em seu rosto. Fiquei sem fala e as lágrimas jorraram.É linda! Jamais esquecerei! Obrigada por me levar de volta a essa viagem, no mundo da sensibilidade. Obrigada, KIKO! LUZ! Não às drogas!
a lenda gue eu conheço e´diferente viu
é de um guerreiro gue gueria sua amada ,mas a amada estava presa num castelo onde so os fortes sobrevivia . o jovem guerreiro foi em busca da amada i guando chegou foi enfrentar um terrivel tragao gue estava amarrado. o guerreiro viu gue o tragao estava amarrado com fortes correntes ,falou para o animal eu guerreiro -joao -de -barro . posso ti soltar em troca vc me da a minha amada o tragao falou guerreiro joao- de-barro primeiro vc me solta i depois pode ir com a sua amada .i o guerreiro soltou o tragao . o tragao começou a rir i ria muito .o guerreiro falou ta feliiz hen i o tragao falou nao vc esta encrencado filho ela tranforma numa cascavel enorme viu i vai comer vc filho . o guerreiro foi ate a moça i disse guerida EU SINTO MUITO MAS VC VAI FICAR AI I ELA PORGUE .