Abertura de microempresa (empresa de uma so pessoa)?
Estou para abrir uma empresa ME, porém a minha contadora disse que a razao social dela tem que ser obrigatoriamente EDUARDO SANTOS ME, minha dúvida é se eu não posso abrir, por exemplo, com uma razao social: Unitec Informática..Ela disse que só empresas limitadas podem fazer isso, está certo essa informação?
Comments
Nesse caso, vc vai abrir uma Firma Individual, que geralmente o nome fica assim mesmo...... pra vc colocar uma razão social vc precisa elaborar um contrato social de uma limitada.... mas para isso vc precisa encontrar mais um sócio, nem que seja só pra nome mesmo..... já vi empresas do seu caso que um sócio entou com 99% do capital social e o outro sócio com apenas 1%... mas dai vc pode colocar a razão social que quiser e nem por isso deixar de ser uma ME...
Ela esta certa sim, porem vc porem vc pode solicitar a ela q inclua um nome fantasia a sua empresa.
Ficaria a razao social EDUARDO SANTOS ME e o nome fantasia UNITEC INFORMATICA.
Na nota fiscal e orçamentos vc deverá usar os dois nomes:
UNITEC INFORMÃTICA
Eduardo Santos ME
Ela está certa. Para uma outra razão social é necessário ter pelo menos 2 sócios, que poderão participar com capital social distinto, por exemplo: você entra com uma quota de 90% e seu sócio com uma quota de 10%. Você será o sócio majoritário, podendo responder pela empresa. Isto não quer dizer que você deixe de ser ME, pois o que determina a ME é o faturamento.
acho que nao tem nada a ver...
A informação está correta.
O que vc esta tentando fazer é abrir uma empresa individual, nada com microempresa.
E sim, tem que ser obrigatoriamente seu nome.
Em SC a JUSESC aceita as iniciais e o sobrenome; Ex: E. Santos, como razão social ou o nome completo, como empresário individual, infelizmente funciona assim. Mas você pode usar como nome fantasia Unitec Informática. Informa no CNPJ, e coloca grande na Nota Fiscal.A razão social pode aparecer menor.
Boa Sorte!
Obs. para ser ME Micro Empresa. Tanto faz ser Empresário Individual ou Empresa Limitada(2 ou + sócios). O que determina ME é o faturamento. E veja tbém se pode ser Simples Federal(depende da atividade) normalmente compensa.
Eu acho que ela esta errada.
Procura um outro contador p/ fazer consulta.
Abs.