Como eu descubro quando um peixe é macho ou femea?

Tenho um peixinho Beta, e não sei se ele é macho ou fêmea... Alguém sabe explicar como descubro??

Comments

  • Existem muitas famílias diferentes de peixes, e cada uma tem seus métodos de identificação de machos e fêmeas. Estas são as espécies mais fáceis de serem identificadas:

    Anabatídeos:

    Nos quais estão incluidos o Peixe-do-Paraíso, os Bettas, os Tricogásters e os Colisas, geralmente o macho é maior, mais territorial e mais colorido que a fêmea. O macho cuida dos filhotes até seu nascimento, em sua boca ou em ninhos de bolhas.

    Grandes Ciclídeos Sulamericanos:

    Estão incluidas as espécies Acará Bandeira, Jacundá, Óscar e Tucunarés. A fêmea tende a ser menor e menos colorida que o macho, além de não ter nadadeiras às vezes compridas, como é o caso de alguns machos desta grande família, ou então, os exemplares mais gordinhos, são as fêmeas.

    Ciclídeos Anões Sulamericanos:

    São os pequenos Apistogrammas, que pouca gente conheçe e os Ramirezis, que são mais vendidos.

    Estes peixes são muito diferentes dos ciclídeos maiores, pois sua fêmea chega a ser tão colorida quanto os machos, como é o caso do Apistogramma, que quase a totalidade de fêmeas desta espécie é amarelo "berrante" com manchas negras variáveis de espécie a espécie. Nos machs deste grupo, as nadadeiras costumam ser mais pontudas e compridas.

    Ciclídeos Africanos:

    A febre atual dos aquários, os ciclídeos africanos, que os machos são maiores que as fêmeas e as fêmeas costumam apresentar muita coloração, mas esta, totalmente diferente do macho, como os ciclídeos anões sulamericanos. As fêmeas incubam os ovos na boca.

    Ovovivíparos:

    Estes pequenos e coloridos peixinhos geralmente são os primeiros de qualquer aquarista. São eles os Guppyes, as Molinésias, os Peixes-espadas, os Platies, e peixes-mosquito em geral. Em todos eles, a fêmea é a mais gordinha e o macho é o menor, possuindo a nadadeira anal modificada, em forma de bastão, que é um órgão copulador. Mas cada um tem outras identificações próprias, como os guppyes, que tem machos muito coloridos e com nadadeiras caudal e dorsal grandes, e a fêmea, incolor, às veses apresentando coloração na cauda. Os espadas, o macho tem uma espécie de prolongamento dos últimos raios da nadadeira caudal, que ficam com aspécto de espada.

    Caracídeos:

    Estão neste grupo os Peixes Japoneses, os Lábeos, os Dânios(paulistinhas e dânios) e as carpas.

    Estes, a maioria é de difícil sexagem, mas o macho é mais esbelto, e na época de reprodução, tirando os Dânios, todos os machos apresentam "caroços" pelo corpo, principalmente na cabeça e nas nadadeiras dorsal e peitorais.

    Com isso, esclareço aqui ums grande dúvida da maioria dos aquaristas, que é a sexagem de seus peixes.

  • Características do betta splendes macho:

    - cores fortes e varidadas

    - barbatanas longas

    - corpo esguio

    exemplo:

    http://www.windoweb.it/guida/mondo/mondo...

    Características do betta fêmea:

    - Cores apagadas, na maioria das vezes parda

    - barbatanas muito mais curtas que a do macho e mais arredondadas

    - corpo mais roliço

    exemplo:

    http://www.bollmoraakvarieklubb.org/imag...

    OBS: a reprodução dos bettas é complexa, mas possível.

    para mais informações sobre bettas e aquarismo em geral recomendo este site: http://www.aquahobby.com/

  • Agnês,

    infelizmente ñ sei!

    mas quando souber, me fala, que eu queria saber, ok?!

    Bjs

  • Eu tenho um beta e dá pra saber sé é macho se ele solta bolinhas em certas épocas que significa que ele está em epoca de reprodução. Quando eu comprei o meu beta a mulher do pet shop falou que dá pra saber assim.

  • tem peixes q sao facil de saber como viviparos mas betas sao mas facil vo te passa um artigo falando tudu sobre o beta

    http://www.aquahobby.com/gallery/b_betta.php

    O dimorfismo sexual não da margem a duvidas, o macho é maior com grandes barbatanas, o que se arma todo para brigar, a femea, é pequena, com pequenas barbatanas, se comparada com o macho até meio mirradinha

  • O macho faz bolha na agua...ai vc tira o macho e põe a fêmea para ela fecundar as bolinhas

  • Características do betta splendes macho:

    - cores fortes e varidadas

    - barbatanas longas

    - corpo esguio

    Características do betta fêmea:

    - Cores apagadas, na maioria das vezes parda

    - barbatanas muito mais curtas que a do macho e mais arredondadas

    - corpo mais roliço

  • É complicado responder a essa pergunta, porque tem peixes, que acordo com a temperatura da água pode se tornar macho ou femea

    eu não entendo bem este assunto, desculpem a intromissão, é a primeira vez que visito esta categoria

  • Agnês, nos links abaixo, você poderá descobrir o sexo do seu peixe beta e dicas para cuidar de sua criação, o.k.!

    Beijos.

  • Como você descobre se o peixe é macho ou fêmea?

    Você descobre através da calda, as fêmeas tem a calda redonda e os machos não tem a calda muito redonda, o macho pode ter a calda torta grande a fêmea tem uma calda toda redonda

    ______________________________

    ESPERO TER AJUDADO

    ______________________________

Sign In or Register to comment.