Como descobrir os valores de a,b e c num gráfico com função y=ax²+bx+c?

me ajudem por favoor

Update:

o vértice é na cordenada (3,9)

o c=0, pois a parábola está cortando o 0 e o 6 então como descubro a e b?

Comments

  • Como é uma equação do 2º grau, ela obrigatoriamente tem q ser:

    Y = 0

    C = ponto que a parabola intersepta o eixo y

    A e B = são variaveis de X

  • Amigo, se eu entendi direito, você quer saber se dá para eu descobrir os valores dos coeficientes de uma função quadrática observando o seu gráfico.

    Inicialmente, podemos verificar se a concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo, caso for para cima, o valor de a > 0, se for voltada para baixo, o valor de a < 0. Mesmo assim, ainda não dá para saber o valor de a. Mas já dá para obter uma noção sobre o gráfico sem saber seus valores.

    Agora, caso tenha alguns valores, isto é, pares ordenados correspondentes a lei da função (três pontos), você consegue encontrar a solução.

    Observe aonde o gráfico corta o eixo das ordenadas (eixo y), o valor da ordenada corresponde ao valor numérico de c. Isto é, se o gráfico interceptar no eixo y no ponto (0,3), você sabe que a função quadrática é da forma y = ax² + bx + 3.

    Para encontrar os valores de a e b, é necessário saber dois pares ordenados (x1, y1) e (x2, y2), subtistuindo na função e resolvendo um sistema do primeiro grau envolvendo duas equações e euas incógnitas.

    Infelizmente, a pergunta está muito ampla e não me lembro com mais detalhes se dá para fazer outras estratégias de solução (mas concerteza dá, por isso que a Matemática é bela).

  • Vamos la:

    Para você descobrir os valores de ''a'',''b'' e ''c''olhando apena para o gráfico você tem que adotar um valor para "a", adotando um valor para "a"

    você pode deduzir o resto pela formula soma e produto.

    Formula da soma das raízes: -b/a=x'+x''

    Formula do produto das raízes: c/a=x'.x''

    OBS:Onde gráfico corta o eixo "x" São as raízes da equação.

    E onde corta "y" e o termo independente "c"(então esse enunciado ta errado pois tinha que interceptar o eixo y em 18.)

    Adotando "a" igual a 1.

    ax²+bx+c=0

    ax²-(x'+x'').a+(x'.x'')=0

    1x²-(x'+x'').1+(x'.x'').1=0

    1x²-(6+3)x.1+(3.6).1=0

    x²-9x+18=0

    Tentei detalhar o máximo possível e essa foi a forma mas simples que achei para te explicar.

    Espero que entenda.

  • Bom, se vc quer descobrir valores para o grafico, temos que ter umas condiçoes sobre ele.

    Se a = 0 , entao o grafico será uma reta

    Se a ≠ 0 , entao o grafico é uma parabola

    Tanto para c = 0 como para c ≠ 0, o valor de c será a coordenada y, do ponto de interseção do grafico com o eixo y. Isso acontece, pois fazendo x = 0 na função y = ax² + bx + c, vc obterá y = c

    Agora vejamos os valores de a e b.

    Se a = 0 , entao o valor de b, será a inclinação da reta, ou seja, a tangente do angulo formado entre a reta e o eixo x.

    Se a ≠ 0, entao para achar b, vc deverá verificar quais sao as raizes dessa função. As raizes sao os ponto onde y = 0, ou seja, os valores da coordenada x dos ponto que a parábola intercepta o eixo x.

    Atraves dos pontos de interceção da parabola com o eixo x, vc pode achar a e b. Para isso vc deve saber que a soma das raizes é igual a -b/a e o produto é c/a.

    Entao quando a ≠ 0, sabendo-se as raizes e o valor de c, nós podemos achar as raizes. Para isso considere que S seja a soma das raizes e P o produto.

    S = -b/a

    b = -Sa

    P = c/a

    a = c/P

    Como ja temos o valor de a, podemos substiruir essa valor de a na primeira equação.

    b = -Sc/P

  • o ponto em que a curva corta o eixo y é o valor de "c"

    sabendo "c" e o valor das raízes (onde o gráfico corta o eixo x) você pode encontrar "a" e "b" com estas duas fórmulas:

    use essa fórmula primeiro para achar:

    x' . x'' = c / a

    achando "a" use essa fórmula para achar "b"

    x' + x'' = -b / a

    achou "b"

    pronto

    vlw

  • Pode ser qualquer número! Pelo que eu entendi você não que a equação geral da reta ax+by+c = 0

  • o A é 1 o resto não sei... tem que descobri tem algo errado ai

  • a,b e c saum variaveis, pode ser qlqr numero

Sign In or Register to comment.