para os amigos TJ. (Os testemunhas de Jeová)?

como seria se vc tivesse um filho e q tal precisasse de uma transfusão de sangue ou até msm de um transplante de órgãos para sobreviver? Vc o deixaria morrer?

Ou então se te pedissem p/ doar seu sangue para alguém só por caridade? o que fariam?

só por curiosidade. Desde já agradeço a atenção Obrigada

Comments

  • Olá, sou Testemunha de Jeová. Caso eu tivesse um filho e este necessitasse de um transplante de órgão, eu o permitiria, e talvez até doaria um órgão meu, dependendo da necessidade em questão. A Bíblia não proíbe isso. Quanto à questão do sangue, veja bem, praticamente não há situações em que o sangue é indispensável. Na absoluta maioria das situações o sangue pode ser dispensado. Como? Há alternativas à transfusão, que dão, em muitas ocasiões, melhores resultados. Você já viu na mídia sobre casos de pessoas que morreram por aceitar transfusões sangüíneas? A mídia não os relata, mas saiba que há infindáveis casos assim. Pouquíssimas são as Testemunhas que morrem ao rejeitar sangue, e a maioria destas talvez morressem com transfusão de sangue também. O sangue não é seguro. Pergunte a um médico e terá essa confirmação. Atualmente as pessoas morrem por aceitar sangue, não por rejeitar. Já vi vários cirurgiões dizerem que não fariam transfusões em seus filhos devido aos riscos. Deixariam seus filhos morrer? Claro que não, assim como as Testemunhas de Jeová não escolhem a morte. Há tratamentos alternativos. A medicina mais moderna exclui ao máximo o tratamento com sangue, devido aos perigos que há. Se todas as pessoas fossem tratadas sem o uso de sangue, no mínimo a taxa de mortalidade permaneceria a mesma, ou seria menor, já que se evitaria contaminação bacteriana, infecções virais e o erro humano de se transfundir sangue de tipo errado, o que é bastante comum. Além disso, haveria a vantagem, conforme se observa na prática, de uma recuperação mais rápida do paciente. Há muitos métodos de se fazer cirurgias e tratamentos sem o uso do sangue. Por exemplo, pode-se usar suplementos de ferro e eritropoetina para acelerar a produção de glóbulos vermelhos; dispositivos de elétro-cautério e tampão de cola de fibrina para diminuir perdas sanguíneas; recuperação intra-operatória de células para recuperar o próprio sangue da pessoa que seria perdido pelo cirurgião; expansores de volume sanguíneo; dentre outros métodos. O tratamento sem sangue é o melhor tratamento que uma pessoa pode receber. São muitos os médicos-cirurgiões que fazem transfusões sanguíneas em outras pessoas mas que não aceitam nem para eles nem para suas famílias. Em todo o mundo, mais de 100.000 médicos estão dispostos a realizar tratamento sem sangue. Dentre os muitos estudos realizados para se analisar o uso do sangue, os estudos SANGUIS, Biomed e de Hebert concluíram que a maior parte das transfusões hoje feitas são sem necessidade, e que menos transfusões dão resultados melhores. Com isso, as Testemunhas de Jeová se beneficiam do melhor tratamento médico disponível. Respondendo à sua pergunta, eu não deixaria um suposto filho meu morrer, mas lhe proporcionaria o melhor tratamento, sem sangue. Vou até lhe contar uma experiência própria que mostra que o sangue é dispensável. Há três meses fiz uma consulta com um cirurgião da Escola Paulista de Medicina. Havia a possibilidade de eu fazer uma cirurgia para a retirada de um tumor no mediastino (na região do tórax, entre os pulmões). Eu lhe disse que não queria transfusão de sangue. Então ele me disse que eu poderia receber eritropoetina, e então poderia perder até mais de 70% do meu sangue sem problemas. E é claro que o cirurgião não perderia tanto sangue. Então a cirurgia seria segura. No fim, não foi necessária a cirurgia, o tratamento seria outro, por meio de remédios. Enfim, não receberia nem doaria sangue em nenhuma circunstância. Isso porque há tratamentos alternativos, e, principalmente, porque obedeço a lei de Deus em Atos 15:28, 29, que diz: "Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação." Perceba que fala que devemos abster-nos de sangue. Minha obediência a Deus está acima de tudo.

  • Alternativas à transfusão de sangue

    Nos últimos seis anos, as Comissões de Ligação com Hospitais para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo distribuíram à comunidade médica dezenas de milhares de cópias do programa em vídeo intitulado Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes, em cerca de 25 idiomas.* Esse programa mostra médicos de renome internacional analisando estratégias eficazes usadas atualmente para tratar pacientes sem transfusões de sangue. As pessoas estão levando a sério as informações apresentadas ali. Por exemplo, no fim de 2001, depois de assistir a esse programa, o Serviço Nacional de Sangue (NBS) no Reino Unido enviou uma carta com uma cópia desse vídeo a todos os diretores de bancos de sangue e consultores de hematologia espalhados pelo país. Eles foram incentivados a assistir ao programa por causa do “crescente reconhecimento de que uma das metas do bom tratamento médico é evitar a transfusão de sangue sempre que possível”. A carta dizia que “a mensagem geral passada [no vídeo] é digna de elogios e tem o forte apoio da NBS”.

    Contate uma Testemunha de Jeová para assistir ao DVD Alternativas à Transfusão — Série de documentários, produzido pelas Testemunhas de Jeová.

  • Olá Nínive boa tarde,

    é com gosto que como testemunha de Jeová que sou lhe esclareço essa dúvida.

    Sim, as Testemunhas de Jeová prezam muito a vida. Não desejam morrer. Querem viver para poderem louvar a Jeová e fazer Sua vontade. Esse é um dos motivos pelos quais levam os filhos a hospitais para obter tratamento. Pedem aos médicos que os tratem, e, quando são informadas de que o sangue é o tratamento convencional ou indicado pelos médicos, solicitam um tratamento médico alternativo, isento de sangue. Há muitas alternativas para o sangue. Médicos experientes as utilizam. Tais tratamentos alternativos não são charlatanismo, mas consistem em tratamentos e procedimentos médicos seguros, documentados pelos principais periódicos médicos. Milhares de médicos em todo o mundo estão cooperando conosco no que se refere a prestar bom tratamento médico sem o uso de sangue. Embora ainda haja muitos médicos não adaptados a novos tratamentos..

    O fato de não se infiltrar o sangue alheio na realidade é uma segurança para nosso sistema contra muitas doenças, um pequeno exemplo é a Aids. A revista Science 83 expressou a opinião geral: “Os cientistas acham que é transmitida por ‘contato íntimo’ — por exemplo, por seringas partilhadas no uso de drogas ou por relações sexuais. Isso indica algo transportado pela corrente sangüínea. Isso preocupa a muitas autoridades médicas quanto aos milhões de pessoas que doam e recebem sangue.”

    Atualmente não existem testes para se descobrir as pessoas que têm AIDS, de modo que os bancos de sangue não podem saber quais os doadores que têm a doença. Sugeriu-se que não se aceitem doações de grupos de elevado risco, especialmente os homossexuais. Mas os homossexuais têm reagido com clamores de discriminação e de violação de direitos........

    Na verdade, as Testemunhas de Jeová se beneficiam de tratamento médico melhor devido a não aceitarem sangue. Certo médico, escrevendo para o American Journal of Obstetrics and Gynecology (de 1.° de junho de 1968, p. 395), reconheceu: “Não resta dúvida de que a situação em que [o cirurgião] opera sem a possibilidade duma transfusão tende a melhorar a sua técnica cirúrgica. É um pouco mais ativo quanto a pinçar cada vaso que sangre.”

    Nós realmente lhes permitimos transfusões — da espécie mais segura. Aceitamos o tipo de transfusões que não acarretam o risco de coisas tais como AIDS, hepatite, malária e doença de Chagas. Desejamos o melhor tratamento para nossos filhos, assim como tenho certeza de que todo pai ou toda mãe que tem amor o desejaria

  • Não sou TJ mas:

    Em caso de transplante eles fariam o transplante, as testemunhas de Jeová já foram contra este procedimento mas aboliram a proibição.

    No caso do sangue eles dizem que fariam uma cirurgia sem uso de sangue mas eu acho esse tipo de cirurgia inviável e que nem todos os hospitais de condiões de fazer, além de existirem casos em que só funcionam as transufsões de sangue, neste cas eu acredito que por eles seguirem fielmente(até demais) o que pregam eles deixariam morrer.

    PS as TJs: respondam esta pergunta minha:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ah...

  • Os orgãos sim, mas o sangue não, pois ele é sagrado e significa a vida, e existem outros meios para serem usados.João 11:25 diz: Jesus disse-lhe: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá [outra vez ];

  • Os Test. de Jeová, para serem coerentes com a premissa de que toda a Bíblia é palavra inspirada de um mesmo Deus, evitam dar e receber sangue, embora estejam amaciando gradualmente (de vez seria um caos) esta ultrapassada exigência. Eles são testemunhas do antigo Javé dos Exércitos, aquela divindade furibunda, por vezes cruel e vingativa, e qualquer papalvo pode ler seus sucessos no Velho Testamento e arrazoar intimamente se o Deus de Amor do Novo Testamento tinha alguma coisa a ver com ele. O "amor é o cumprimento da Lei" e "O amor cobre uma multidão de pecados (contra a Lei)", diz a Bíblia. Por isso, penso que tudo que se faz por amor escapará do julgamento final. David, quando invadiu o Tabernáculo e ofereceu os sagrados pães da proposição para matar a fome de seus soldados, não pecou porque o fez por amor. Mais tarde, ao cometeu adultério com Beth-Sheba, teve sua pena atenuada porque o fez por amor. E se alguém permite ou não transfusão por amor, será perdoado por sua própria consciência, seja porque amou alguém, ou por amor (equivocado) a Jeová. Mas se deixou de dar ou receber transfusão apenas para não ser expulso de alguma religião organizada, está agindo por medo e por interesse e nem sua consciência, nem anjo algum poderá defendê-lo no dia do seu julgamento. Um fraterno abraço a todos.

  • O André Borges aqui em cima já falou tudo.

  • Não sou TJ, e essa opinião é ridicula, mas é soh esperar que o Lider da Torre de vigia aceite, aí tudo se torna da vontade de Deus...assim como aconteceu com as vacinas no passado...

    Que Jesus abra as mentes....

  • olha eu não sou TJ

    mas eu vi um caso q a menina tava precisando de sangue

    e eles não deixaram

    ela receber

  • meu deus..........nao sou religioso..

    eh mta ignorancia...

    msmo q em algum caso haja alternativas, deve ser muito pouco viavel, senao ja tinham implantado em tudo....

    as religioes trazem muitas idiotices, nao importa ql religiao...

    qdo nao eh por moralismo, eh com uma coisa mais fraca ainda...tipo isso aqi...

    sera q as pessoas nao sao capazes d pensar sozinhas? o q eh certo ou errado tem q estar escrito em um livro p ser válido?

    se deus existir ele deve estar sentado rindo uma hora dessas, tipo assistindo a um big brother mais complexo...

    abrç

Sign In or Register to comment.