KD os direitos humanos do ROBOCOP?

Sempre adorei os filmes quando era criança (até o 2. O 3 ainda vai...), mas nunca entendi por que consideravam o cara só uma "máquina", "propriedade da OCP".

Os médicos só alegam óbito quando há morte cerebral. Ele teve o cérebro conservado vivo, além que, havia esposa (um cara "impotente" não pode ser mais marido?), filho ...

Direitos humanos, nesse caso, deveria ser útil em alguma coisa =/... eu acho...

Update:

alucinógenos ou até doenças psiquiátricas (desfiguração biológica do hipotálamo, encéfalo e outras partes do cérebro) como tais. Da mesma forma que, há pessoas sem controle ou ausência dela, de atividades do músculo liso e digestório, mas que continuam sendo humanas.

Concluindo, até o presente momento, continuo vendo um grande furo no roteiro aí...

E obrigada pelas respostas =)!

Obs: As leis podem ser diferentes, mas atestado de óbito por morte cerebral é a mesma, que eu saiba õ.o

Comments

  • Minha Cara

    Vamos por partes, apesar de que eu acho que você estava de brincadeira quando fez tal pergunta.

    1) Leis americanas sobre pessoas dadas como mortas são bem diferentes das leis brasileiras;

    2) O cérebro pode permanecer vivo, mas se órgãos fundamentais para garantir a vida não estiverem mais vivos, não há como se considerar vida naquela pessoa. Se o cérebro morre, aos poucos, os demais órgãos vão morrendo. No entanto, se houver falência múltipla de órgãos (no caso do filme, a múltipla falência foi causada por inúmeros projéteis de arma de fogo), não há como se considerar a vida, que não duraria mais do que algumas horas;

    3) Como o projeto de novos híbridos policiais robôs era da OCP, não era falado no filme, mas se o órgão (cérebro) foi doado para tal projeto, então, o Robocop, ainda que seja híbrido de homem e máquina, não é uma pessoa. Logo, não tem mais personalidade natural. Então, é considerado apenas máquina. Por ser máquina, pode pertencer a uma pessoa jurídica (empresa, indústria, etc).

    Não há de se falar em direitos humanos para máquinas, ainda que esta máquina tenha como componente um cérebro humano.

  • Fran, assim como na vida real, no filme os direitos humanos só se aplicavam aos criminosos. Ninguém estava interessado em defender os direitos humanos do policial. Por isso o Robocop foi reprogramado no segundo filme, com milhares de diretrizes que ele deveria seguir para manter um comportamento politicamente correto.

    Os dois primeiros filmes foram realmente incríveis! O terceiro eu nem perdi tempo assistindo.

    :]

Sign In or Register to comment.