Aos ateus: Seria a religião um efeito placebo?

As pessoas são livres para acreditarem naquilo que quiserem, mas será que muitos acreditam na religião apenas pelo conforto psicológico que elas causam.

Eu vejo assim, todas as pessoas têm a capacidade de realizarem suas aspirações por conta própria, mas muitas preferem recorrer a oração para realizar estes sonhos.

Eu acredito que a religião tem o efeito de despertar a coragem no crente, masmo que seja inconscientemente.

O que vocês acham?

Update:

No lugar de "masmo" leia "mesmo"

Comments

• A adoção de alguma religião é fortemente condicionada pela formação da psiquê do indivíduo durante a vida. A maioria das pessoas tende a manter na idade adulta crenças mais ou menos similares à de seus pais, pois toda sua visão de mundo se desenvolveu a partir disso.

Pelo que ouço de diversos relatos, a transformação de religioso em ateu é sempre muito dolorida, pois a estrutura emocional da pessoa se formou buscando conforto num tipo de pensamento e, muitas vezes, na possibilidade de encontrar pessoas que a ajudem pelo fato de pertencerem a um grupo religioso. Imagino que perder isso deva ser mesmo assustador.

Eu, que fui criada por pais ateus, desenvolvi meus mecanismos de defesa contra as adversidades de maneira muito diferente, assim, o conforto psicológico da fé me parece pouco confortável perante a dor que haveria nos sentimentos de injustiça e de medo.

Só para fechar, um dado curioso nessa história é o fato de filhos de ateus não se tornarem religiosos, a menos de raríssimas exceções (eu mesma não conheço nenhum).

• EU PENSO que por trás desse lado PLACEBO como VOCÊ DESCREVE ; existe um lado maís SOMBRIO : a RELIGIÃO é a forma maís NEFASTA de CONTROLE da MENTE HUMANA ; pelo MEDO do ALÉM / SOBRENATURAL ...

• Se olhar por esse lado,a religião seria eté uma coisa boa,mas não podemos esquecer das atrocidades e guerras feitas em nome dela.

Fora a extorção feita pelas igrejas.

Preconceito,homofobia,alienação.

• a religião é muito usada para conforto psicológico e para manipular as pessoas,por exemplo as igrejas evangélicas que ganham muito dinheiro e a igreja católica que justificava o poder dos reis,há tb pessoas que realmente acreditam em deus , muitas vezes pq são ignorantes

• Karl Marx a chamava de o "ópio do povo".

Obs.: Não sou ateu.

• Querido a mente quando bem usada é fantástica.

Pena que alguns usam somente para acreditar em mitos.

Eu diria efeito MULETA.

É mais adequado.

beijos

Angela

• Conforme as mais antigas e verdadeiras fiosofias da humanidade:

O Universo é mental!

Precisa mais?

• Perfeitamente correto.

NOsso cérebro é o centro de todas as emoções e funciona melhor quando estimulado, não somente no que chamamos de piloto automático.

Temos que condicionar o cérebro a funcionar conforme nossas necessidades e acreditar em algo funciona muito.

O famoso efeito placebo pode explicar muito a religiosidade de muitos, assim como a superstição, que para mim são a mesma coisa.

• Há sim um pouco de efeito placebo e auto-sugestão.

É como uma tática que os pastores usam pra motivar e convencer os fiéis.

O ser-humano é inseguro por natureza,precisa de algo pra se apoiar.

• Caos: "todas as pessoas têm a capacidade de realizarem suas aspirações por conta própria, mas muitas preferem recorrer a oração para realizar estes sonhos.

Ordem: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4 : 7)

Graça e paz.

Sign In or Register to comment.