Quero ter um Hamster...?

Não tenho experiências muito boas com animais de estimação. Tive um gato e três cachorros até então. Um amigo meu ganhou um Hamster de aniversário e eu achei super fofinho, tive vontade de ter um. Mas não sei nada sobre eles.

- Primeiro, gostaria de saber se eles são ratos ou se eles de fato são da família dos Chinchilla.

- Outra coisa, eles fazem muita sujeira? Custam caro? Dão muito trabalho?

- Qual a melhor raça para se ter?

- Na hora da compra, quais cuidados devo ter para saber se estou comprando um hamster saudável?

Desde já agradeço.

Comments

  • - eles não são ratos... nem chinchilas.. são uma espécie diferente.

    - Não fazem muita sujeira desde que vc mantenha a gaiola limpa. Limpava a dos meus a cada 3 dias ( trocava tudo). Como eles não podem tomar banho, use pó de mármore para a limpeza deles

    Custam de 5 a 25 reias depedendo da raça e da sua cidade.

    O trabalho que eles dão é mínimo.

    - raça: eu gosto do sírio.. são os mais carinhosos e que se adapatam melhor ao convívio humano.

    - o ideal é comprar no fim da tarde. Como são noturnos, durante o dia estão dormindo e vc não vai vê-los em atividade. Qto mais a noite, maior a chance de vê-los acordados. examine o bichinho para ver se não tem feridas, falhas de pelo ou outras coisas. Observe o cocô da gaiola.. ele deve ser sequinho.

    Cuidados gerais e acessórios para eles:

    -gaiola: veja uma que caiba no mínimo uma casinha para ele e a rodinha... existem gaiolas de 2 ou 3 andares que tem escada, escorregador.. é ótimo pra que se exercitem e é uma gracinha!! Custam de 60 a 150 reais dependendo do tamanho.

    - ração: não de ração a base de sementes. A maioria das pessoas oferece isso aos bichinhos sem saber que faz mal a eles. Essas sementes são ricas em óleo e sobrecarregam o figado deles. Existem alimentos extrusados ( igual ração de cachorro e gato) específicos para eles. É bem mais caro ( custa em torno de 10 reais o pacoce.. contra 2 reais do de sementes) mas eles comem muito pouco.. não chega a um pacote por mes. Não faça uma economia que pode sair caro depois.

    aqui tem 2 exemplos dessas rações mas, vc pode optar por outras marcas.

    http://www.labcon.com.br/roedores/alimen...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-7...

    - pedaços de madeira: não precisa comprar , apenas ache um pedaço de madeira e limpe ( lave) bem... coloque na gaiola para que ele desgaste o dente

    - brinquedos: existem vários deles.. não são obrigatórios mas são legais.. o melhor é o hamsterball ... eles podem andar pela casa sem riscos dentro delas !!

    -forrar gaiola: muita gente usa aquela serragem... particularmente eu odeio aquilo... pode causar alergias neles... Use papel para forrar a gaiola e pique pedaços grandes e coloque para ele fazer o ninho. Só não use jornal pois a tinta é tóxica. Eu usava papel de pão.

    -bebedouro: opte por aqueles de bico , que ficam pendurados.. potinhos de agua podem virar e molhar seu hamster...isso predispõe a pneumonia e problemas de pele.

    - comedouro

    - pó de mármore: eles não podem tomar banho!!!! Para a hiene deles compre pó de mármore ( a venda em pet shops) e coloque em um recipiente que ele caiba com folga. Uma vez por dia coloque na gaiola e retire uma hora depois... serve para limpar o pelo.

    -petiscos: eles adoram frutas e alguns vegetais!! uma vez por dia de uma pequena porção de fruta ( menos as gordurosas, as cítricas e as com muita água...) ou vegetais de folha verde escura. Sementes podem ser dadas as vezes ( como petiscos, nunca como base de alimentação).. nozes e castanhas são os prediletos.

    acho que é só...

    boa sorte

  • Os hamsters são maravilhosos, além de não ocuparem tanto espaço (principalmente quando se trata de alguém que more em apartamento).

    São dóceis, fofos demais. Já possui um topolino. Atualmente tenho um hamster chinês. Acredito que se vc tomar os devidos cuidados, você vá ter a companihia dele por muito tempo. Vá em frente, pois animais de estimação são maravilhosos.

Sign In or Register to comment.