Quando a pessoa está com Dengue, oq altera em seu hemograma?
Eu achava que só era possível identificar a Dengue em exame específico, que só fica pronto depois que fase aguda da doença já até passou. Porém, o meu filho esteve doente, fez um simples hemograma e três médicos olharam o exame e disseram: é Dengue. Antes disso, a minha filha esteve doente, eu tive quase certeza que era dengue e ninguém levantou essa suspeita, até mesmo pelo fato de ela ainda ser um bebê de meses. Então, fiquei curiosa sobre como um hemograma pode indicar Dengue. Alguém sabe a resposta?
Comments
Ola!!
Os achados laboratoriais da Dengue sao uma leucopenia(diminuicao da serie leucocitaria), Trombocitopenia(diminuicao das plaquetas). Testes especificos e tecnicas mais avançadas de biologia molecular como a PCR -RT fecham o diagnostico com chave de ouro.
Mas no hemograma basicamente e junto com a clinica do paciente os achados sao so os citados acima.
abraços!
Quantos dias depois do inicio do sintoma pode fazer o hemograma.
Tive a mesma curiosidade e através de um exame de sangue diagnosticaram que eu estava com Dengue ( da qual ainda estou me recuperando) me disseram que é através do numero de plaquetas sanguíneas que nesses casos fica abaixo da normalidade.
Leucopenia com linfocitose relativa, ou seja, os leucócitos ficam baixos com predomínio de linfócitos. As plaquetas também geralmente ficam no limite inferior da normalidade ou um pouco abaixo.
A diminuição do número de leucócitos é uma das caracteristicas sempre presente no hemograma...
LEUCÓCITOS BAIXOS