Como o espiritismo explica o sofrimento dos animais?

Tenho um cão muito querido. Ele tem sofrido muito por causa de um câncer muito agressivo. Estamos fazendo o possível para aliviar sua dor e oferecer conforto.

Sou espírita, mas estou fora do Brasil e aqui o espiritismo não é praticado, infelizmente. Assim, não tenho muitas formas de continuar estudando tanto quanto gostaria.

Como não tenho a quem recorrer pessoalmente, gostaria da ajuda dos espíritas do YR.

Como o espiritismo trata a condicão animal? Por que meu inocente cãozinho tem que passar por uma situacão de tanto sofrimento? Os animais evoluem a ponto de se tornarem seres humanos?

Muito obrigada a todos que puderem me ajudar. Desejo a todos um feliz natal e um ano novo de muita luz!!!

Update:

PS2.: Newbonne, obrigada pela resposta sincera e educada... os veterinários ainda não indicam a eutanásia, já que conseguiram controlar a situacão com o uso de uma outra medicacão. Agora meu cão está se sentindo bem, mas sabemos que o medicamento não vai funcionar para sempre. Quero deixar claro que ele não está sofrendo agora, mas que já passou por muita dor, cirurgias... Ok?

Comments

  • Sim, os espíritos evoluem desde o estágio mineral, passando pelo vegetal, animal e chegando ao hominal.

    Esse é um aprendizado para ele e para você.

    Existe um livro muito bom do Ernesto Bozzano chamado: Os Animais tem Alma? que fala inclusive da mediunidade desses Pets e com estudos de caso.

    Deixarei dois links, o primeiro responde a vários dos questionamentos que você fez na pergunta:

    http://www.novavoz.org.br/prg-015.htm

    http://www.irc-espiritismo.org.br/irc_resp_origem....

    Cuida bem do pet.

    Um abraço.

  • Eu acho é que os seres humanos que precisam evoluirem para se tornarem animais...

    .

  • Querida, seu animalzinho sofre como qualquer ser vivo.

    sente dor, angustia e está morrendo.

    Para o animal, a eutanásia não existe, uma vez que ele não compreende a razão do sofrimento.

    O Sacrifício dele neste caso seria um ato de caridade (seu)

    Animais, não são INTELIGÊNCIAS INDIVIDUAIS , quando eles morrem seus perispiritos voltam a essência do planeta.

    "SE" forem evoluídos, estarão em algum serviço do BEM no outro lado da vida, como animais.

    Ore, encaminhe e alegre-se pelo fato de vcs terem trocado amor e alegrias. Isto ele pode entender.

    Que a doce paz do mestre a envolva hoje e sempre

    Muita Paz!!

  • se ele está sofrendo e você gosta dele, sacrifique-o. Qualquer explicação não vai acabar com o seu sofrimento. Leve-o a um veterinário. apenas uma injeção, ele não vai sentir nada.

  • Oi! Limi.

    Em primeiro lugar, lamento muito pelo seu cãozinho, o câncer é uma doença terrível, muitas pessoas em razão do Avô, Avó, Pai e Mãe foram vítimas desse mal, então é algo pertencente a genética, (Hereditariedade), outrossim, nos animais não estão intrínsecos a leis de Ação e Reação, isto é, ele está sofrendo por razões de uma doença quais deveriam procurar saber de onde realmente são originadas, quanto a evolução é evidente que ele evoluí, até chegarem realmente a seres humanos, o tempo é que são elas, pois, estão eles para nós, assim como nós estamos para os Espíritos superiores, porém peça ao veterinário que seja franco com você, quanto o que venha ele passar, se sua resposta for que tal cãozinho, sofrerá por demais, você pode aliviar seu sofrimento, eu sei que é muito difícil para nós que nos apegamos por adoração. Na técnica utilizada ele nada sofre, pois, eles aplicam uma anestesia onde fica inconsciente, isto é, dormindo, e logo após, o veterinário aplica uma dosagem maior de anestésico, onde seu coração não suporta e para de funcionar, não é de forma brutal, deu para entender? Então a eutanásia passa a ser uma opção, devido o que você possa ver, onde a razão passa ser um estimulante para você desse modo agir.

    Eu já passei por algo semelhante, onde a minha querida gatinha teve na garganta, e tive que agir dessa forma ao ver que nada comia, e nem bebia e um miado rouco de dor constante, na verdade não tive coragem de levá-la, solicitei ao meu irmão que assim o fizesse, quando eu fosse trabalhar, ele a levou e disse que ela nada sentiu, a não ser claro a picadinha da injeção, porém, nem ligou, pois, a dor maior era na garganta.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Não é crítica não. Entrei aqui, só para reforçar a resposta do colega "Brasa".

    Pra que deixar o coitado do animal sofrendo?

    A eutanásia, seria a melhor solução!

    Pense nisso!

  • Druuna, RuyFrei e Querosab estão certos, tudo é aprendizado e ajuda na evolução deles, nós é que somos pequeninos e não entendemos as leis do pai. Reze e esteja do lado do seu bichinho para que a partida dele seja mais fácil. Deus não desampara ninguém. O amor dele é para todos.

    Desejo um feliz natal para você e seu bichinho, que mesmo nessa situação possa ser um momento de alegria.

    E parabenizar o pessoal que comentei acima pela respostas sérias e sensíveis.

  • Querida Limi!!

    Sugiro que vc visite o seguinte site:

    http://www.amebrasil.org.br/html

    /outras_animais.htm

    Ele é muito abrangente nessa questão e poderá ajudá-la

    Bjus

  • O espirito dorme nos minerais, sonha nos vegetais, agita-se nos animais e desperta no homem

    Perdi no ano passado uma cachorrinha com 2 aninhos de vida , tinha cancer nas linfas , ( linfomas), glândulas , passou por quimioterapia, tomava soro na veia diariamente, conseguimos prolongar sua existencia por mais 4 meses , mas não aguentou e veio a falecer ,

    O arquiteto do universo com sua bondade infinita me poupou de ver seu sofrimento, pois minha filha levou-a para trata-la em são paulo - capital

    Até hoje choro ao lembrar-me dela , tenho outra cachorra , mas ela era diferente , jamais a esquecerei

    Quando começou os linfomas , postei uma pergunta aqui , a qual me passaram alguns medicamentos , que salvaram outros cães, mas com minha dog não adiantou , vou procurar entre minhas perguntas e mando por e-mail a resposta que tem os medicamentos

    Talves conm seu cão seja obtido bons resultados

    Quanto ao espiritismo , penso que da mesma forma que estamos tentando evoluir através de reencarnações , com eles acho acontece o mesmo

    Bjão baby

Sign In or Register to comment.