Onde? Quando? Como? Exibido? Eu?

Colocar um foto no seu Orkut pode repercutir muito mais do que você gostaria

Quem nunca se pegou falando com uma pessoa desconhecida na Internet e, de uma hora para outra, acabou trocando segredos e debatendo assuntos da vida? As redes sociais da web estão cada vez mais abrangentes e isso pode fazer com que meros desconhecidos se tornem amigos de infância.

São nesses sites que jovens de todos os lugares do mundo expõem detalhes de suas vidas, fotos de cada momento, frustrações e alegrias. Poucos deles se dão conta da vulnerabilidade a que estão sujeitos, pois após alguns cliques, qualquer um pode saber tanto sobre você quanto seus próprios amigos. Mas, será que existe algum lado positivo nessa exposição? É isso que fomos descobrir, conversando com quem manja do assunto.

Navegando

Colocar uma foto no Orkut pode parecer algo rotineiro. Mas nunca se sabe a quantidade de pessoas que terão acesso a ela enquanto estiver no ar. Para a estudante Priscila da Silveira, 15 anos, isso não parece ter muita importância e pode até ajudar na hora de conhecer um pretendente. "Entrei no Orkut por incentivo de amigos e hoje não fico sem. É viciante. Gosto porque é um meio onde podemos fazer novas amizades, conhecer pessoas interessantes, saber coisas sobre os amigos. Adoro colocar fotos lá. A maioria das pessoas, me adicionam dizendo que sou bonita".

Na adolescência, a curiosidade sobre como funcionam os relacionamentos entre as pessoas são bastante comuns. Assim como querer ser notado. Essas são as principais razões pelas quais cada vez mais jovens se "exibem" na Internet. Muitas informações que gostaríamos de saber sobre amigos (antigos ou recentes) estão em blogs e sites de relacionamento. "A tendência de todo ser humano é ser notado, visto e apreciado. A internet facilitou a conquista de novos olhares. Todos querem ter o sentimento de estarem integrados, fazendo parte do mundo de hoje", afirma a psicóloga Viviane Scarpelo.

Como usar

Em alguns casos, a exposição em blogs e sites pode ajudar. A apresentadora do Scrap MTV, Mari Moon é um exemplo claro disso. A garota de cabelo rosa ganhou muita visibilidade ao criar um blog no estilo caderno pessoal, onde comenta sobre assuntos da atualidade (e da intimidade). Devido à popularidade online que alcançou, foi convidada a ser VJ da MTV. "Talvez por esse ser algo tão novo, que começou a aparecer há tão pouco tempo, são recentes as descobertas do lado ruim dessa exposição toda na Internet. Muita gente só está entendendo agora que tudo que está na net pode ficar lá para sempre e pode ser visto por qualquer pessoa".

Meri Moon ficou famosa com o seu blog antes de se tornar apresentadora da MTV

No fim das contas, o que vale é estar antenado a tudo o que a web oferece de bom e de ruim, para assim, poder fazer as melhores escolhas. Além disso, é fundamental saber selecionar bem o que vai parar no ar. Afinal, uma foto mal escolhida, ou uma fofoca sobre um amigo em seu blog, podem não repercutir muito bem na sua turma. "Você pode acabar difamando a si próprio e até ser alvo de pessoas mal intencionadas. Meu recado é para que tomem cuidado e pensem bem antes de publicar qualquer coisa por aí", completa a VJ.

Se liga

É importante tomar cuidado para que a utilização na Internet não se torne um vício. A vontade incontrolável de atualizar seus dados, fotos e recados, assim como saber do que está acontecendo com os outros, podem ser maus sinais. Assim como abri mão, por exemplo, de uma voltinha no shopping com os amigos, para postar uma foto sua no seu blog ou escrever o que você está fazendo no Twitter.

Afinal de contas, vivemos em um mundo onde as pessoas são diferentes e a exposição online afeta cada um de maneira individual. Claro que vale a pena conhecer gente bacana, ainda mais pra quem é mais tímido. Só não vale fazer a vida na web. "Alguns jovens podem ter dificuldades de socialização e encontrar na web um refúgio. Porém, se a pessoa só se comunicar por meio do computador, pode dificultar ainda mais o seu contato social. A Internet é um excelente meio, mas como qualquer coisa, se torna ruim quando utilizada em demasia ", aconselha Viviane.

Entretenimento > Diversão > São Paulo - Teen

Oferecido por: Guia da Semana

Update:

Luiza, como você chegou no nível quatro, tão bobinha?

Update 3:

Piracity99, você é mesmo fresco, hein? Ce é boi, olá?!!

Update 5:

Hyper Tech, obrigado pelas tuas observações. Se você teve tempo de ler o que poste, com certeza observou que foiuma transcrição DO PRÓPRIO YAHOO!!!! e como você pode ter observado, eu NÀO TENHO ORKUT. Gosto de postar textos inteligentes e sadios, para alerta aos incautos e inocentes. Temos muitas pessoas inocentes aqui, que chegaram ontem, tambem, e que não têm tantos pontos como você... será que deu prá você entender? Amigo.

E, como você é muito inteligente, continue usando a nxada que você ja deixou amolada em casa. Ou, continue comendo o capim!

Update 7:

Nanda, será que as pessoas não podem escrever e também usar outros textos? Se você não gosta das perguntas, por quê as responde, apenas para agredir ao que pergunta? Não entendo o mau-humor que domina as pessoas nos dias de hoje. E você, querida, é ivre para me bloquear, ao invés de supostamente querer me chamar a atenção.

Não entro no orkut, abomino o orkut e nenhum membro da minha família participa dessa comunidade. Se você também prestar atenção no texto, faça de conta que você está em sala de aula e precisa fazer uma interpretação de texto, você verá que ali está exposto exatamente os cuidados que as pessoas devem ter com essas comunidades. Certa vez contei uma história - verdadeira - aqui, de uma menina que se encantou com um rapaz e lhe deu todas as dicas de onde estudava, como era o nome do time onde ela jogava. O rapaz foi dando corda prá ela, até que um dia ela se viu perseguida por um homem já bastante idoso, comparado à idade dela. Ele seguia todos os seus passos...

Update 9:

Nanda, quando você copi alguma coisa de alguém, de algum lugar, você deve copiar também os créditos. Eles estão no final do texto copiado e está escrito assim:

Entretenimento > Diversão > São Paulo - Teen

Oferecido por: Guia da Semana

Comments

• Meu Deus, quanta ignorância por parte dos usuários que se opuseram...

Já fiz minha parte de "Sua denúncia faz a diferença".

Neo, sempre fui cautelosa no mundo virtual. Já sofri com isso...

Em 2007, fui assaltada na perigosa Porto Alegre quando vinha da faculdade. Levaram meu carro, meus livros, documentos, notebook, etc. Reagi? Não! Carrego hoje uma cicatriz próximo à nuca por causa de uma coronhada.

Depois de um tempo, descobri dois perfis falsos no Orkut, que usavam minhas fotos para contatar pessoas de outros países. Nunca tirei fotos de maneira pejorativa, mas minha imagem, eu mesma, como propaganda de _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de luxo. É imperdoável!

Imediatamente, acionei administrativamente o provedor de tal site de relacionamentos, e, também, a polícia para que pudesse efetuar legalmente as investigações à procura do(s) autor(es) dos delitos.

Em menos de um mês encontraram... Quem estava mantendo os perfis era uma mulher de Sampa, 26 anos, "empresária do ramo da prostituição"; mulher do desgraçado que me roubou. No fim de tudo, só ela foi indiciada no mínimo dos mínimos por falsidade ideológica, artigo 299, do Código Penal. Depois vem danos morais, o roubo e as investigações. Ficha levantada: frequentadores assíduos das delegacias policiais; crimes, crimes e mais crimes. E eu me pergunto: o que fazem soltos?

Pois é, amigo. Eis a questão...

Não tenho conta no Orkut ou em qualquer site do gênero, e acho aquilo um dos piores sites em termos de segurança. A vulnerabilidade inerente oferecida por eles é imensa. São casos e casos de pedofilia, aliciamento de menores, vendas de drogas ilícitas, etc.

Não pretendo "fazer parte" disto.

Só tenho uma coisa pra dizer: todo o cuidado é pouco, amigo!

Beijos, e continue assim: esclarecedor...rsrsr

Nada de engolir. ^^

Ótimo fim de semana!

=)

• Concordo com vc, a internet é maravilhosa, mas tem alguns detalhes que é preciso ter muito cuidado, como espor fotos pessoais,pois outros se apossam dessas fotos e usam como querem e podem nos prejudicar.Não podemos nunca permitir que o vício nos domine.

O computador diverte, ensina,comunica , distrai, mas devemos ter limite no seu uso.Uma ou duas horas por dia é suficiente.Jamais deixe de fazer outras atividades importantes como praticar algum esporte , se divertir ao ar livre.Pois afinal somos humanos e não uma máquina.Conhecer pessoas pessoalmente é + interessante .Portanto fique atenta.Um abraço. Gostei da sua pergunta.

• Neo, possuo Orkut, lá tenho uma ou duas fotos, nem me lembro, não gosto muito de me expor nesse tipo de comunidade, aqui no YR, algumas pouquissimas vezes coloquei minha foto, as pessoas mais chegadas e meus amigos me conhecem a esses nunca escondi meu rostinho, mesmo que eles tenham usado para espantar mosquitos....rsrsr

O Orkut, como alguns blogs podem ser fontes de interação entre as pessoas mas também podem ser fonte de grandes aporrinhações.

Um beijo querido....

Ps: complementei a minha ultima resposta voce ja leu?

• brigadão pela dica

• Neo

Muito bom!!!!

• VALE COMO ALERTA ! Minha sobrinha quase entrou numa fria (na época ela tinha 13 anos), se não tivesse sido a atuação rápida e firme dos pais, talvez hoje ela não estaria no meio de nós. bj da doce vivi

• Pasmei! Curioso tudo isso. Você, ao colocar esse texto, pretendeu, essencialmente, alertar para os perigos que advêm do uso indiscriminado e impróprio da net, mas ao contrário que eu esperava os comentários de alguns usuários não foram de aceitação e de concordância. Uma mensagem, como essa, cuja finalidade se substancia, basicamente, em transmitir e avisar os mais incautos dos riscos que podem correr, riscos esses que poderão ser enormes (sabemos bem), deveria ser acolhida com agrado e aprovação. Incompreensíveis as atitudes de alguns, face ao texto. Não entendo mesmo o porquê da agressividade de certas pessoas, quando o objectivo é de informar e de acautelar. Seja como for, temos de estar preparados para todas as eventualidades e entender que há pessoas e pessoas, ou seja, ninguém é igual a ninguém e as diferenças, por vezes, são mesmo impressionantes e assustadoras. Bem-haja e um bom final de semana para si!

Um beijo

• Minha proposta não é o ORKUT devido a grande exposição que causa. Claro que poderia colocar a foto de um gatinho, ou flor, poderia

encontrar pessoas maravilhosas, mas não tenho tempo para tanta diversificação.

Eu penso que o ato de se dedicar não pode ser multidiversificado.

ORKUT tem coisas que eu não gosto, como o Orkutês, que nem saberia falar.

Existem Blogs maravilhosos, que poderia fazer parte, colocando as tolices que escrevo, porrém é uma coisa a pensar.

Acredito que uma das razões da NET existir é a de comunicar, fazer

presente seus pensamentos, contribuir de alguma forma com os conhecimentos que tem e adquirir mil outros.

A INTERNET pode ser absolutamente perigosa também. Traz para sua

casa, a vulnerabilidade e a entrada de pessoas não iguais a você.

Escolho meus amigos pela postura e carater. Escolho por afinidades e

o respeito que passo a lhes dever.

ESCOLHI VOCÊ! GRANDE ESCOLHA!

LUZ!

• Oie...

Gostei da resposta da Quelua...é isso mesmo...têm q ser na medida certa, tudo q é demais não é bom...

Neo, NUNCA ( NUNCA DIZER NUNCA ) mas nesse caso, é assim mesmo...jamais me interessei por esse tal de ORKUT, até q uma amiga, em um dia em q não tinha o q fazer, abriu um para mim...

Olha, a única coisa q achei legal, é q reencontrei amigos, q há mtos anos não sabia por onde andavam...é uma alegria mto grande, rever esses amigos, mesmo q seja dessa maneira... reencontros q tem me dado grandes alegrias....só por isso, já valeu...

Qto ao resto...não me interessa em nada....muita exposição, todo mundo sabendo da vida de todo mundo...sou mto discreta, então esse ORKUT não fez minha cabeça não....Mil vezes o YR, nem se compara...

Penso q está mais para os adolescentes, né ? Eles é q gostam de toda essa exposição, de se mostrarem ao mundo...bem, coisas da idade...só tem q se tomar mto cuidado, pq em todos os lugares tem pessoas mal intencionadas...

Beijosss....Neo...saudades de vc....

Rose

• Adoro Orkut, mas bloqueio fotos e recados só para maigos, pois há mta baixaria.E acho mto perigoso.

Sign In or Register to comment.