Qual é o significado de "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau"?

E de "A noite, todos os gatos são pardos"?

EU QUERO SABER A 'MORAL' DO DITADO.

Tipo, qual ensinamento ele passa?

VALEU! =D

Comments

  • casa de ferreiro espeto é de pau

    vc sabe fazer algo muito bem faz para todo mundo nas para vc não faz deixa sem fazer ou pede para que outros façam

    ex vc trabalha em uma oficina mecânica mas seu carro esta sempre quebrado

    no escuro todos os gatos são pardos

    significa que se não for visto com atenção algo de ma qualidade pode se passar por um de boa qualidade é como generalizar algo que é bom ou ruim apenas conhecendo uma pequena parte do que se procura

    ex em todas as profissões existem bom e maus profissionais mas se não tivermos critério na escolha (no escuro) não saberemos escolher e podemos ser enganados ( são pardos (iguais ))

    mgj

  • vou concordar com a Márcia Nunes, matou a pau.

  • - "Casa de ferreiro e espeto de pau", quer dizer que muitas vezes os donos da casa, do carro, ou quealquer cioisa ou situação, no caso a pessoa é técnico no que estragou ou quebrou e não conserta, deixa quebrado, por exemplo, o homem é bombeiro hidráulico, vive em função de consertar canos, vazamentos etc. trabalha nisso a vida inteira, mas não conserta o vazamento ou a infiltração da própria casa.

    "A noite, todos os gatos são pardos" entendo que significa que quando existe muitas pessoas no mesmo ambiente e um objeto é quebrado e ninguém asssume, então fica como se não fosse ninguém, também se usa essa expressão para significar que ninguém assume o que falou, justificando assim que todos são iguais como se fossem "farinha do mesmo saco"

  • Ah, tive experiência na pele. Meu pai era músico profssional e a minha paixão foi sempre estudar música. Ele nunca me ensinou. Somente bem mais tarde, eu, por conta própria comecei meus estudos em música.

    Do outro ditado: Farei uma reflexão: É necessário ser muito mais cauteloso em uma determinada situação, pois em determinada circunstância todas as pessoas são iguais. Por exemplo: há um roubo em seu local de trabalho: a suspeita recai geralmente nos subordinados, dificlmente sobre o chefe. No caso, todos os teus colegas, inclusive vc, mesmo sendo diferentes entre si, são iguais sob os olhos do patrão.

  • "Casa de ferreiro, espeto de pau" é equivalente a que a pessoa faz fora de casa, para os outros, não faz em casa, para si mesma.

    o outro eu não encontrei mas até onde eu sei significa q no escuro td parece igual

    acho q é mais ou menos isso

  • oi !!

    Se a casa é de um ferreiro ... Ele bem que poderia fazer um espeto de ferro para ele ... E naum usar um de pau !!!

    As vezes sabemos fazer alguma coisa fora de casa mas nao fazemos para nos mesmos ... Podemos ser filhos de engenheiros e nao seguirmos a mesma profissão !!!

  • Oi Tayane.

    Acho que significa o seguinte:

    Que entre os de casa (familiares) , não há crédito.

    As pessoas preferem dar crédito aos de fora do meio do que o que dizem os de casa.

    Acho qque é isso.

    Abraço.

  • Em casa de ferreiro o espeto é de pau___

    ♦ Isso quer dizer que se somos profissionais de saúde, cuidamos mais da saúde dos outros por exemplo que da nossa.

    ♦ Um pedreiro constrói bem para outras pessoas, e pra ele não faz direito por falta de tempo ou dinheiro.

    ♦ Talvez um profissional de beleza, cuida bem das outras pessoas e não encontra tempo pra cuidar dela mesma.

    A noite todos os gatos sao pardos

    ♦ Pode ser que a noite não enxergamos as pessoas como elas são.

    A noite nós não conseguimos distinguir as luzes e por mais colorido que sejam os objetos ao nosso redor, mesmo os gatos, sem a incidência de uma luz parecerão todos pardos ou cinzentos .

    Tenho dúvida quanto a mora desse ultimo ditado.

  • A Marcia explicou bem quanto ao Casa de Ferreiro, espeto de pau! Que significa que damos mais valor para agradar aos alheios do que nossa família, que fazemos para outros o que não fazemos para nós mesmos. E a moral é que devemos dar mais atenção aos nossos, dar mais valor ao que fazemos. Quanto o à noite todos os gatos são pardos, significa que conforme a situação, ninguém repara em nada, que no escuro não podemos observar detalhes. E a moral é que devemos ser mais observadores ou, dar menos importância para aparências que não são observadas pela maioria das pessoas.

Sign In or Register to comment.