A criatividade de alguns artistas vai além da imaginação. Reinvenção é a palavra-chave para tornar um estilo musical interessante, como é o caso das colagens musicais. Alguns podem se antecipar em pensar que o método se restringe apenas ao uso de samples, o que na verdade é muito mais do que isso: o uso deles serve justamente para compor uma música inteira. Os samples, aliás, não precisam ser só de outras músicas mas como de trechos de filmes também – diria até que é a principal fonte de recursos da maioria dos artistas que produzem colagens musicais.
Josh Davis, mais conhecido por DJ Shadow, é um dos que se destacaram nessa novo movimento da cena eletrônica. Todos os seus trabalhos têm forte influência do hip-hop, porém, em seu último álbum “The Outsider” (2006) a presença de rappers é mais marcante e o uso de guitarras também têm seu peso em algumas faixas – uma combinação que não deu certo, ao meu ver, quando ele resolve misturar os dois elementos. Minha indicação fica por conta do segundo álbum “The Private Press” (2002), de onde ouvi pela primeira vez DJ Shadow através do single Six Days (o clipe era transmitido com uma certa frequência da programação da MTV).
O grupo australiano The Avalanches dá a impressão de fazer colagens por pura diversão. O mix e sincronismo de vários samples – a maioria de filmes – transformam o repertório de “Since I Left You” (2000), por enquanto o único álbum deles, uma bagunça musical engraçada para quem ouve pela primeira vez. O single Frontier Psychiatrist, na minha opinião, é a melhor faixa do álbum, recheada dos mais diversos diálogos (todos a respeito do diagnóstico do garoto Dexter). Há músicas, entretanto, que quebram o gelo pela simplicidade na produção delas, como é o caso da música-título Since I Left You, composta por uma singela frase (since I left you / I found the world so new).
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A criatividade de alguns artistas vai além da imaginação. Reinvenção é a palavra-chave para tornar um estilo musical interessante, como é o caso das colagens musicais. Alguns podem se antecipar em pensar que o método se restringe apenas ao uso de samples, o que na verdade é muito mais do que isso: o uso deles serve justamente para compor uma música inteira. Os samples, aliás, não precisam ser só de outras músicas mas como de trechos de filmes também – diria até que é a principal fonte de recursos da maioria dos artistas que produzem colagens musicais.
Josh Davis, mais conhecido por DJ Shadow, é um dos que se destacaram nessa novo movimento da cena eletrônica. Todos os seus trabalhos têm forte influência do hip-hop, porém, em seu último álbum “The Outsider” (2006) a presença de rappers é mais marcante e o uso de guitarras também têm seu peso em algumas faixas – uma combinação que não deu certo, ao meu ver, quando ele resolve misturar os dois elementos. Minha indicação fica por conta do segundo álbum “The Private Press” (2002), de onde ouvi pela primeira vez DJ Shadow através do single Six Days (o clipe era transmitido com uma certa frequência da programação da MTV).
O grupo australiano The Avalanches dá a impressão de fazer colagens por pura diversão. O mix e sincronismo de vários samples – a maioria de filmes – transformam o repertório de “Since I Left You” (2000), por enquanto o único álbum deles, uma bagunça musical engraçada para quem ouve pela primeira vez. O single Frontier Psychiatrist, na minha opinião, é a melhor faixa do álbum, recheada dos mais diversos diálogos (todos a respeito do diagnóstico do garoto Dexter). Há músicas, entretanto, que quebram o gelo pela simplicidade na produção delas, como é o caso da música-título Since I Left You, composta por uma singela frase (since I left you / I found the world so new).
à quando você faz recortes de uma outra música pra montar uma nova, popularmente conhecido como Samplear haha