Afinal de contas é Pedro ou Jesus?
Isto é uma pergunta muito boa, e que tem preocupado os cristãos durante muito tempo. Alguns vão dizer a você que Pedro é a pedra sobre a qual Jesus fundou Sua igreja, enquanto outros rejeitam esta pretensão. Os Católicos Romanos dizem até que Pedro foi mais do uma simples pedra; Eles sugerem que Cristo nomeou Pedro como o primeiro papa. Essa é a verdade?
Vamos dar uma olhada no que a Bíblia realmente ensina em Mateus 16. No versículo 13, Jesus pergunta aos Seus discípulos “O que os homens falam que o Filho do homem é?” Eles responderam dizendo que algumas pessoas pensavam que Cristo era João Batista, Elias, Jeremias, ou um dos outros profetas. “Ele perguntou para eles, mas quem vocês dizem que eu sou? E Simão Pedro respondeu e disse, Você é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. E Jesus respondeu e lhe disse, bendito é você Simão Barjonas: porque carne nem sangue revelou isto para você, mas meu Pai que está no céu. E Eu digo também a você, Você é Pedro, e sobre esta Pedra Eu vou construir minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.” (Vers. 15-18)
A primeira vista, pode parecer que Jesus está se referindo a Pedro como “a pedra”, mas devemos lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego. A palavra grega para Pedro é petros, que significa pedrinha. Por outro lado, a palavra grega que Jesus usou para Rocha é petra, que significa uma pedra grande, ou rochedo. Podemos observar que há uma óbvia diferença. Pedro estava correto quando afirmou que Jesus era “O Cristo”, e é esta afirmação de verdade que é a Pedra fundamental sobre a qual a Igreja foi instituída: Esta é a Pedra: Jesus Cristo, filho de Deus, o alicerce principal. Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Mt 21,42 Jesus estava falando de uma rocha sólida e não de uma pedrinha.
Paulo é claro em 1 Cor. 3:11” Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Não podemos confiar em um simples mortal como o fundamento da Igreja cristã! É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8, como David disse, “O Senhor é a minha Rocha” Salmos, 18:2 E quem é Rochedo senão nosso Deus? Salmos 18:31.
TODA A PRETENSÃO DE AUTORIDADE SOBRE OS OUTROS SE SUSTENTA EM UM VERSÍCULO MAL INTERPRETADO.
Comments
Jesus!! Eu imagino Jesus batendo no peito e dizendo " sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...".Repare os pronomes:"Esta" indica proximidade de quem fala (primeira pessoa), "essa" indica proximidade do interlocutor (segunda pessoa).Se Jesus tivesse apontando para Pedro,ele diria "sobre ESSA pedra" e nao "sobre ESTA pedra".De que Jesus tava falando? da Igreja Catolica? Veja o que Jesus declarou se referindo a sua ressurreiçao: "Jesus respondeu, e disse-lhes: "Derribai este templo, e em três dias o levantarei."(Jo 2:9).A morte nao venceu,ou seja,as portas do inferno nao preveleceu contra ele.Jesus é a pedra fundamental da Igreja! "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."( I Cor 3:11).O próprio Pedro declarou: "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:11,12).
Gostei da sua colocaçao.
quanta cabeça dura não adianta não acreditam na bÃblia pois lêem mais nada vale o
JESUS é a pedra
Jesus é a pedra .
Atos 4 : 8 ao 12
8- Então Pedro, cheio de espÃrito santo, disse-lhes:
“Governantes do povo e anciãos,
9- se estamos sendo examinados neste dia à base duma boa ação para com um homem adoentado, quanto a por quem este homem ficou bom,
10- seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem pregastes numa estaca, mas a quem Deus levantou dentre os mortos, por esse é que este homem está aqui são em pé diante de vós.
11 - Esta é ‘a pedra que por vós, construtores, não foi levada em conta, que se tornou a principal do ângulo’.
12 - Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.”
1ºCOR. 10: 4 - e todos beberam a mesma bebida espiritual. Porque costumavam beber da rocha espiritual que os seguia, e essa rocha significava o Cristo.
–EFÃSIOS 2 : 20 - e fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, ao passo que o próprio Cristo Jesus é a pedra angular de alicerce.
Na versão Almeida - Atos 4 : 8 ao 12
8 – Então Pedro, cheio do EspÃrito Santo , lhes disse : Principais do povo , e vós anciãos d´Israel.
9 - Visto que hoje somos interrogados acerca do benefÃcio feito a um homem enfermo e do modo como foi curado ,
10 - Seja conhecido de vós todos e de todo o povo d´Israel ,que em nome de Jesus Cristo , o nazareno ,aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus o ressuscitou dos mortos ,em nome desse é que este está são diante de vós.
11 – Ele é a pedra que foi rejeitada por vós ,os edificadores , a qual foi posta por cabeça de esquina.
12 - E em nenhum outro há salvação,porque também debaixo do céu nenhum outro nome há ,dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos .
1ºCOR. 10 :4 – E beberam todos duma mesma bebida espiritual ,porque bebiam da pedra espiritual que os seguia e a pedra era Cristo .
EFÃSIOS 2:20 – Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina .
A ROCHA Ã JESUS, NO ORIGINAL GREGO JESUS DISSE PARA PEDRO (PETROS)PEQUENA PEDRA, E SOBRE ESTA PEDRA DE(PETRA) ROCHA NA SUA ESSÃNCIA, O PRÃPRIO PEDRO NO SEU SERMÃO NO CAP.4 DE ATOS, ELE CONFESSA QUE JESUS Ã A PEDRA PRINCIPAL, PEDRO Ã UM HOMEM CHEIO DE FALHAS ATÃ AQUELE MOMENTO ELE NÃO ERA CONVERTIDO, LEIA ESSA PASSAGEM E OBSERVE UM POUCO NA FRENTE JESUS REPREENDENDO -O COMO UM ENDEMONIADO, NA CARTA DE PEDRO ELE DIZ QUE TODOS NÃS SOMOS PEDRAS VIVAS. EXISTE VÃRIOS VERSÃCULOSS QUE PROVAM JESUS A PEDRA FUNDAMENTAL.
Espera ai, Digao BR, também chamar Pedro de Ze Ninguém, e forçar muito a "barra", você não acha? Para com isso!
Menino inteligente.
Segundo a BÃblia a pedra principal é Jesus.
Acredito que Jesus disse a Pedro que sobre esta pedra Eu edificarei a minha igreja (Mt 16:18) foi porque Pedro não era convertido e quem não é convertido não é uma igreja edificada por Jesus.
Jesus não estava falando de edificação de templo com paredes e sim de edificação interior.
Podemos ver em diversos versÃculos que apontam que Pedro era o apóstolo que mais errava, podemos ver que satanás usou Pedro para orientar a Jesus que não fizesse a crucificação e que ele não era convertido.
* Mt 16:22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
* Lc 22:31 Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
32 Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
Jesus lutou pela conveção de Pedro até que ele se converteu.
Após a ressurreição de Jesus, Ele "joga Pedro contra a aparede" para que ele se converta.
* João 21:15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Para entender melhor, Jesus primeiro falou o nome de Pedro e depois o significado de seu nome quando disse te digo que tu és Pedro (nome) e sobre esta pedra (significado do nome) eu edificarei minha igreja.
Eu me chamo Egidio e o significado de meu nome é escudo, se fosse eu quem tivesse confessado que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus teria dito para mim: Pois também te digo que tu és Egidio e sobre este escudo eu edificarei minha igreja.
Então, tudo isso aconteceu com Pedro porque ele não era convertido, ele era uma igreja construida sobre a areia e Jesus lutou para edificá-la, colocando um alicerce para que ele não caisse.
* Mt 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Pedro sempre foi pedra porque Pedro significa Pedra e ele é uma igreja edificada por Jesus Cristo, assim como todos que estão convertidos são igrejas edificadas na rocha e a rocha é Jesus e não Pedro.
Romanos 9:3 Como está escrito:
Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;
E todo aquele que crer nela não será confundido.
Paz
Não entendi exatamente qual é sua pergunta, não ficou claro para mim. Mas...
Pedro é um zé ninguém, os cristão devem muito mais a Paulo. Ele sim criou a igreja e distribuiu a palavra de Jesus. Sem Paulo esta igreja nem existiria nos dias de hoje !
Jesus disse: Tu és Pedro e sobre ESTA (referindo-se a si mesmo) pedra edificarei a minha igreja (veja: esTa e não esSa). e Pedro bem esclarece à queles q têm dificuldade com a lÃngua portuguesa: (1Pe 2:9): "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa, e quem NELA CRER não será de modo algum, confundido". Ora, em quem devemos crer, senão em Jesus? Veja tb 1Co 10:4. Deus não é de confusão.