Não me venha com explicações imorais. Apenas tente definir com o seu sentimento. O que é a FÉ?

Sem pregações. Atente somente ao seu interior e solte o que sair pela força do seu sentimento.

Pois, a meu ver, a fé não se explica e não existe um conceito para a mesma.

Contudo sempre existirá a noção do que seria a FÉ para cada um.

CUIDADO HEIN?

Comments

• Penso que a FÉ tem conceito particular, Jogador, pois toda criança é como um broto que traz na essência as informações necessárias para o seu desenvolvimento normal e, assim, para o crescimento espiritual adequado, depende de tempo e alimentação mental sadia, eis que no interior desocupado de uma alma tenra existe uma fresta ligada à antena aberta dos sentidos, apta a receber e reter lições boas e más e sem resistência de avaliações críticas que se formam lentamente pela experiência social até o seu amadurecimento, que tanto é gerado nos “veros reais” como nos “veros do falso”! Por isso o Mestre ensinou que se um adulto se converter (originariamente, “voltar-se para dentro”) isto é, ao transmutar sua natureza interior para o estado imaculado como o de uma criança – estado não pervertido - consegue adentrar o domínio perfeito e divino do interior celestial onde mora a divindade, ou seja, onde impera o Espírito Santo de Deus. Sob análise simples do intelecto, esse conceito parece inocente e modesto, contudo, é uma via para o “Reino de Deus”, requerendo predicados de Fé e perseverança, pois é recíproco quanto ao “Reino das Trevas”: Ao optar por viver sob estado de espírito “puro” (condicionando-se física e moralmente aos “Veros do Bem” de seu interior), o adulto submete sua vontade à de seu anjo do bem e afasta impressões más adquiridas pela experiência, retidas no íntimo, passíveis de conotações com censuras prévias ou juízos antecipados de valor e, como criança, volta a ficar em estado de isenção e em condições ideais para assimilar ensinamentos elevados, capacitando-o a se tornar seu próprio mestre e escrever nas linhas da alma as mais sutis lições para guiar seu espírito através do caminho evolutivo (Ressalve-se que o significado de “mestre” é extenso e abrange desde um diretor espiritual a um perito em determinada área de especialização, assim como alguém versado em generalidades como eu, e assim, as lições do Mestre citadas são as do “Mestre dos mestres” Jesus e o significado que dou á “criança” é o de “alumnu, em sentido latino bem primitivo, “sem luz”). Contudo, ao se colocar neste estado, fica vulnerável a captar e reter também os “veros do falso” que existem em volta, só possíveis de serem revelados se comparados com as “confirmações” dos “veros reais”. Por exemplo, tanto a Dor como o Prazer são faces da mesma moeda, benefícios provisórios concedidos por Deus para evoluirmos, mas tanto se acham dentro dos “veros do falso” como nos “veros reais” e por isso, até as “confirmações” dos “veros reais” podem ser “falsificadas” quando são externadas apenas através dos sentidos físicos ou como “testemunhos” de fatos e situações provocadas apenas pela auto-sugestão. Quanto a FÉ, embora revestida de conceito particular, também não pode continuar sendo a crença egoísta de si mesmo ou uma convicção cega e teimosa das próprias opiniões. Antes, a Fé há de abranger uma confiança no futuro do hoje e ajuda na manifestação sincera de outras pessoas, na esperança que nos apontem onde e em que estamos errados (incluindo meus preceitos pessoais) a fim de caminharmos num amanhã confiante. A verdadeira Fé nasce na humildade, levando a pessoa, primeiramente, à certeza de suas limitações, e assim, preparada para gerar uma a firme crença de que, com o tempo, poderá superá-las. Através da Fé, sempre acreditei num futuro melhor para mim mesmo, para os nossos filhos (nestes, incluídos os de qualquer nível social) e principalmente um excelente futuro para quem me lê e que está me aturando até aqui, pois é com base nessa Fé que busco a compreensão do mundo para passá-la adiante. E tenho vívidas esperanças de já estar contribuindo com algum esforço e sensatez – mesmo que tenha de preterir, pelo tempo que for necessário, o agradável convívio de amigos e familiares – para que os conceitos aqui expressos sejam úteis ao quem me ler, a fim de que sua vida melhore em todos os sentidos, pois eis que concordando ou não comigo, estará expandindo o campo fenomenal onde atua e reside valiosa consciência e, pode ter Fé, isso já é uma inestimável conquista! Ninguém quer parecer prolixo e cada letrinha digitada, cada pensamento coordenado (ou não) neste espaço, requer tempo e conseqüente pedacinho de minha vida, seguro em minha Fé. Sem dúvida, esta parte é a mais importante de tudo que estou transmitindo e tenha Fé nisso... vem do alto, pois que é Fé senão uma interferência (permitida) da Criatura nos desígnios do Criador? Sem entendimento espiritual a afirmação soa pretensiosa, mas sendo a Fé a principal virtude teológica (na classe clerical, há quem a coloque como de habilitação exclusiva), depende de confiança à sua certeza, mas pode ser esclarecida de forma natural, por raciocínio lógico, ao alcance de qualquer pessoa normal, mesmo que iletrada:

Tomemos como exemplo do gênesis (criação) humano, contido nos textos bíblicos, e na maioria de outros textos sagrados (até na mitologia), e a origem do homem é o barro (em sentido ecológico, “húmus”, daí a derivação de humos = homo, e a designação de homem = humano, ou seja, uma clara indicação proposital e telúrica daquele que “nasceu do barro”). Ora, se o “oleiro” (o Criador) fabrica seu “vaso” (criatura), o barro amorfo (sem forma) não tem poder sobre o oleiro para tomar a forma que deseja e, deformado, acomoda sua massa, segundo as influências que recebe. Se o oleiro tem poder para acrescentar alma (animas) ao barro (tornando-se aquele animado daí, = animal), o esforço da matéria bruta tenta elevar-se à inteligência e o pensamento, guiando-se segundo o arbítrio (atributo de vontade própria, isto é, da alma) tomando a forma que deseja (diz-se conforme); Se não usa o arbítrio e permanece sob a vontade e domínio do oleiro, o vaso transforma-se na Obra que esse desejou criar; mas se a alma contida no barro lhe der a forma que deseja, modifica o projeto original, mas só o faz permissivamente, isto é, mediante concordância suprema, sem contrariar a vontade do oleiro. A dedução natural é que, se a alma é um sopro do oleiro, sua origem é o próprio oleiro e deriva de sua natureza. Então, que é a Fé senão uma espontânea (ou provocada) religação (daí, “religião”) dessa natureza, com poderes proporcionais ao “animas” originariamente concedido? Apesar de certa pobreza intelectual contida no “esclarecimento”, a Fé é algo tão poderoso que tem propriedade de ligar a alma com a divindade, e por se tratar de um conceito maior existente no geral (macro universo) é traduzido de forma particular (no micro universo) de cada ser humano (o que, infelizmente, é justamente a razão máxima de tantas discórdias). Portanto, a perfeita redefinição da Fé só pode ser processada no geral, e não por “explicações particulares” ou sem buscá-la e senti-la, juntos, Jogador. Bem, essa é minha opinião. Abraços.

• Oi quem sabe voce se situa melhor , concentra e formula a pergunta de forma clara e objetiva. Nunca vi nada que possa se chamar de imoral no que se refere a fé.. Pode nos dar um exemplo disso? BEnm disseste que fé não se explica e perguntas o que é fé. Bebeu hoje? hehe. Cresça e amadureça.

• Jogador querido

Para mim fé é o sentimento que nos leva a

conquistar tudo que desejamos para nós ou

para aqueles que amamos, mesmo quando

todas as outras pessoas acham que não há

a mínima chance de obtermos êxito!!

Sou obstinada... quando quero algo não acredito

no impossível!!

É a certeza de chegar lá e conquistar!!

Bjoks

PP

• fé podemos todos ter...

ter fé não e assim acredito realizou não, a fé e pra poucos aqueles que a sabem usar...

pra mim fé e um grande poder , que nos aparece em grande escala em situações de perigo ou medo.

uma pessoa triste arrogante e ignorante diz ter muita fé mais eu creio que não.

mais não e pecado não acreditar em deus se um dia você vai ter fé.

• Crer no invisível..via de regra, serve pra tudo nessa vida..não se pode explicar de forma cientifica, até mesmo por que a ciência faz de um tudo para sacanear com a fé, devemos nossas vidas ao médico que nos retirou do ventre de nossas mães? ou que receitou um comprimido qualquer? Somente por que este médico tem o pré-mérito de ter estudado por anos a fio..

Vou dizer o que me ocorreu, dentre dezenas de coisas, centenas, esperar em Deus..só isso...

• eu tenho muita fé em DEUS,

acho q fé e quando vc entrega alguma situação a DEUS e confia que ele vai resolver

• Eu penso assim , que a fé é um pensamento em nossa mente , e criamos aquilo em que pensamos

bjão baby

• Está dentro de cada ser vivo, quer ele perceba ou não, quer ele seja crédulo ou não, está no seu interior,a qualquer momento ela pode vencer limites. E só aí, percebe se o quanto ela é forte.

• nossa, com tanta restrição soh me resta dizer q a fé é akilo q acredito, seja la o q eu acreditar... Por exemplo: tenho fe q alguem vai acabar falando sobre religiao aki... (coisa q nao tem haver com a pergunta)

• Fé não é só ter esperança, acreditar ou de alguma forma esperar que algo aconteça, mas fé é saber, é ter certeza absoluta!

Sign In or Register to comment.