Alguem sabe instruir sobre massa para reboco com barro e cal?

Quero rebocar o meu forno a lenha pre-moldado com barro feito de terra vermelha (terra de barranco), abundante na minha regiao. A primeira amostra misturei com agua, mexi com a mao, e passei diretamente sobre a juncao da cupula (como teste - vou usar argamassa refrataria comercial para unir as pecas). Nao deu boa liga. A segunda amostra, adicionei menos de 10% de cal hidratada e mais agua e ficou uma massa mais lisa e clara. ficou mais facil de espalhar, so que nao sei se foi por causa da cal ou da agua. Passado algumas horas, notei que a massa ja estava seca e dura, mas esfarelava ao toque e tinha algumas rachaduras pequenas da espessura de um fio de cabelo. As rachaduras sao normais? O esfarelamento eh normal? A quantidade de cal esta correta? Como saber o ponto? Devo "sovar" a massa para que produza liga? Ou so misturar ja basta.

Obs: aqui na regiao o povo usa so o barro ou barro com a cal. Ou eh preferivel um aditivo? A terra aqui eh vermelha, mas arenosa. Nao tem liga natural como a argila.

Antes de rebocar, vou cobrir a cupula com papel aluminio, seguido de la de vidro e tela de galinheiro, e so entao jogar reboco.

alguem sabe me aconselhar? Obrigada.

Comments

• olá meu carro aqui na nossa região o barro por ser a matéria principal para esta finalidade, tais como construção de casas papoula ou seja casa de pau a pique o barro ten que liga,as rachadura e normal em todas construções mesmo de alvenaria,já que sua região o barro e arenoso fãs uma composição de 10%de cimento +10% de cal para uma latra de 20 litro de massa va dosando a agua no traso depos sove bastante em ceguida. 2 etapa aplique num sobre posto e fasa o teste por augumas horas as rachaduras soa normal.boa sorte.

• E ai!! Amigo forno é coisa séria na hora de fazer reboco, pois um erro no melaço ou açúcar usado na massa, pode deixar vc estressado na hora de aplicar o reboco, pois se vc colocar muito melaço(ou açúcar) a massa fica derretendo e não seca, então faça um pouco da massa fazedno um medida pequena pra teste e dando certo vc pode aumentar o traço respeitando o que vc fez pra teste,..

BOm mesmo é a massa refratária.. Boa sorte

• Para assentamento dos tijolos use o traço de 1:3:8 ou seja um de cimento, 3 de cal e 8 de areia média lavada e peneirada.Água na proporção mínima. Muita água faz a massa trincar depois.

Para o revestimento da fornalha vc use o seguinte:

18 litros de terra argilosa de formigueiro ou de cupizeiro

1,8 litros de cal em pó

3 litros de melaço líquido

Dilua primeiramente o melaço em água e amasse com os demais ingredientes. Com o calor ele irá dar liga endurecendo cada vez mais.

• O melhor mesmo e usar terra e água, sabendo que com o tempo vai aparecer as rachaduras como casa de pau a pique, só que a medida que você vai usando o forno ele, vai queimando ele vai tendo mais resistência e só ir tampando as rachaduras.

Sign In or Register to comment.