Você já assistiu o filme "Os Dez Mandamentos"?

Nesse filme o diretor faz um questionamento interessante:

Moisés está fugindo do Egito junto com o povo hebreu, daí um homem egípcio amigo seu lhe dirige as palavras:

"Moisés, rogue ao seu Deus que pare com as pragas".

E Arão responde: Não podemos fazer isso, é o juízo de Deus, ele está fazendo vcs pagarem pelo que já fizeram ao povo hebreu.

O homem: Mas por favor, o seu Deus matou todos os primogênitos do Egito, porque isso? vc acha isso justo?

Arão: Pensa na quantidade de filhos que os egípcios já arrancaram dos hebreus, não acha justo?

Mas isso foi no passado, eu nem era nascido naqueles tempos, que culpa temos disso?(responde o egípcio)

Moisés: Pois esse é o juízo do Senhor meu amigo, não posso fazer nada.

E o homem então responde: Pois esse seu Deus me parece ser muito cruel.

Então Moisés se vira sem respostas e continua andando pesaroso pelo que tinha sucedido a sua "família" egípcia.

É interessante observar esse questionamento no filme, não sei se o diretor é cristão mesmo, mas me pergunto se os cristãos ao verem esse filme conseguem perceber esses questionamentos no decorrer da história.

Update:

johnnyrp...

Já li a bíblia toda.

Comments

  • O filme é antigo....aquele com charlton Heston?

    Uma maioria de crentes tem esses filme.... estranho é que ele é bem literal na visão biblica...mostrando que neste epsódio houve mesmo muita crueldade aos egipcios...para ajudar o povo escolhido...

    O diretor Cecil DeMille....sofreu um enfarto durante as filmagens mas sobreviveu...

  • Existem 613 miztvot (mandamentos) para os judeus e 7 miztvot de Noach (mandamentos de Noé para os goyim), os 10 mandamentos da Torá são os essenciais para os judeus, no sentido de vida com D-us e para com a sociedade. O povo hebreu estava escravizado a séculos e muitos filhos dos hebreus foram mortos e naquele momento os egipcios estavam sentindo na pele o que o povo de D-us sentiu.

    Esta escrito que o sangue de Abel pede por justiça até hoje e sabe pq ?

    Pq a vingança não nos pertence.

    D-us não é um Pai cruel, D-us é amor mas, certo desígnos de D-us esta além da compreensão humana. Tem um ditado que diz que as pessoas só mudam quando sente algo na pele, D-us usou a morte dos primogênitos para tentar amolecer o coração do Faraó e a principio conseguiu isso pq o filho do Faraó também morreu, mas logo em seguida o Faraó se arrependeu e voltou atrás de sua decisão de deixar o povo partir.

    As coisas acontecem simplestemente pq tem que acontecer e tudo gira em torno de um bem maior. Vc sabe que o Faraó se arrependeu das coisas antes de morrer ?

    Segundo a Midrash, o Faraó fez teshuvá antes de morrer e D-us o perdou, poucas pessoas sabem disso e acredito que nenhum cristão sabe, mas foi isso...

    Não existe pecado imperdoável e os filhos não pagam pelo erros dos pais, D-us é justo e não interferem no livre-arbítrio, se o Faraó tivesse liberado o povo logo no início, os primogênitos não seriam mortos.

  • Vc me perguntou se eu assistir o filme, eu te digo que sim! Agora eu lhe pergunto: você já leu a bíblia sobre esta questão? automaticamente vc saberá se tal filme é verdadeiro.

  • Bom, para começar já o próprio título está errado, pois nunca existiu só dez mandamentos, mas sim 613, todos de Deus.

  • não, alias a maioria e abitolados, não conceguem ver erro na sua crença. para ele e fatual e verdadeiro o que o pastor fala. alias, seguem em estudos dirigidos, pois são pontos em que eles acham importantes para poderem ser ditos e favorecidos para eles. abraços e boas reflexões !

  • esse filme é das antigas

  • eu sei aonde vc quer chegar, mas saiba que DEus n é cruel, ele é apenas justo. Será que se alguém te tratasse mal, te batesse e tentasse te matar, o teu pai( que te ama, ou pelo menos era o que deveria acontecer) ficaria de braços cruzados?

Sign In or Register to comment.