Onde há medo há desejo e prazer? Por isso gostamos de suspense?
As vezes não temos desejos de cometer um ato criminoso...a punição...a angústia a dor. Então vemos um filme em que o personagem é transgressor...agressivo - Vivemos o prazer de perceber que o outro sente o mesmo que nós - Por meio do criminoso realizamos nosso desejo...e nos aliviamos da culpa quando ele é punido. Crianças escutam histórias de terror...tremem de medo...agarram-se aos pais e exigem que continuem a contando...fascínio...sofrimento e prazer juntos.
O frio na barriga é isso...não querer querendo...
Estou errada?
Comments
Amiga, já senti medos que não gostaria de voltar a sentir, esses nada tiveram a ver com prazer ou desejo... então, medo pra mim é um sentimento à parte.
Uma coisa é o medo do imaginário ou do que ainda é uma suposição ou ameaça... esse causa mts vezes adrenalina e suspense sim. Então, pela ação dos nossos hormônios pode vir o prazer, o desejo intenso sim.... a vontade de realizar e ver se vai dar certo, sentir na pele a emoção...
Mas o medo real... é terrível...o temor, o terror, o pavor...
Duas situações...
Engraçado, num assalto tive um 38mm apontado pra minha cabeça e juro... não senti medo, conversei com o assaltante e pedi a ele na calma os meus documentos, ele os deu qdo viu que eu...tava calma.
No entanto, tenho medo de altura (acrofobia)...escadas sem corrimão, sacadas e espaços abertos sem proteção...
jamais chegaria à beira de um abismo e se chegasse, por lá ficaria...sem reação, pois as minhas pernas "cristalizam" e tenho vertigens.
Lembro de uma situação que venci esse meu medo ao subir um monte ingreme numa excursão... eu acho que não tava viva depois! kkk A pressão das 30 pessoas atras de mim foi meu único incentivo de subir...era o único caminho. Tive que pedir ajuda a Deus.
Então concordo com a Star... o que é medo e causa prazer pra uns, pode não causar pra outros... e isso pra mim é a maior prova da existência da alma e do espírito,
pois podemos nos desligar da nossa psiquê e... nos entregar ao espírito qdo realmente queremos e isso tira de nós o medo, tanto mais estamos ligados ao mundo espiritual.
«No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.»
I João 4:18
Bjs minha amada amiga.
Inteira verdade, quantas vezes sofremos e vibramos por dentro diante de um filme de suspense. E essa adrenalina nos dá prazer mesmo, um alívio imediato. Os homens são tão estranhos não?
bjus
Malú... quando há suspense é que aparece o desejo e o prazer... quando as coisas estão normais... tudo acontece de maneira normal... Desejo, não é amor ! E prazer, podemos sentir até coçando o pé... agora, quando o amor nos dá prazer, o suspense aviva o nosso desejo e o nosso coração nos dá o prazer... aquele prazer tão desejado...
(dei uma de psicólogo... não ? rsrsrsrsr)
Olá Curacuca
Não creio
onde há medo há dúvida ou certeza mas sempre é medo, desejo r prazer podem ou não estar no kit, geralmente quem compra lê o rótulo antes....
abraços destemidos
Olá Malu!
Complicado esses dois conceitos: desejo e prazer. Porque um é extensão do outro. Só há prazer quando existe o desejo (e vice-versa).
Alguns filósofos, como Hume, defendem que o desejo é o "motor" da ação moral e que sem desejo esta não existiria. Concordo.
Quanto ao prazer existem muitos debates acerca deste conceito. Sustenta-se ele é o contrário da dor, e que é possível sentir ao mesmo tempo prazer e dor, como ocorre em certas situações fora da normalidade e que podemos chamar de morbidez, nas quais se sente prazer com a dor, o masoquismo, por exemplo.
Há também quem diga que o prazer consiste na satisfação das necessidades e ausência de mal-estar somado a uma espécie de euforia do corpo ou da mente, ou de ambos concomitantemente.
Depois de relacionar estes dois conceitos, fiquei a pensar na sua indagação. Novamente voltamos à mente humana, que é o grande enigma. Porque estes estados da mente e corpo variam de indivíduo para indivíduo, o que é prazeroso para mim, pode não ser para você ou para outros.
Veja os psicopatas, que estranha satisfação ou prazer eles têm quando dão vazão as suas necessidades de prazer? Que prazer eles sentem em matar, trucidar, comer seres humanos?
O medo, que para mim é um monstro de várias cabeças, para outros são varinhas mágicas para deleite.
Confesso a você amiguinha, vou morrer sem saber nada de Psicologia.
Morro como eterna ignorante.
Oi querida,
Acho que o medo traz consigo uma explosão de reaçoes que nem sempre provamos e isso causa prazer sim... rsrs
Temos medo, mas queremos mais! Vai entender???
Bjss
no exemplo que vc deu, acho que é pela curiosidade mesmo, nao prazer reprimido
conheço tantas pessoas que morrem de medo de filme de terror e alugam, so pq foi um sucesso, é pela curiosidade, alias eu alguei a bruxa de blair (fui passando) pq era tao falado que nossa fiquei curiosa
´TA CERTA.
SÃO AS ADRENALINAS QUE ALTERAM NOSSOS HORMONIOS, E LIBERAM A CETALINA DO PRAZER.
BJS.
Malu,
Parece que você esta' certa. A expectativa faz-nos viver o momento como se fosse uma prenda preparada para ser aberta, e ser surpreendidos pelo que gostamos ou pelo contrário.
Um abraço.
quanto mais suspense melhor
porque não sabemos a hora certa
e quanto mais desejamos mais fica
aguardando o acontecimento
e tem a hora de...........
não foi o que queria tudo mudou
que filme foi
abraços