A doutrinação religiosa intensiva de uma criança pode ser considerada SEMPRE como um ato de amor ?

Ou, em certos casos, pode ser uma falta de respeito à liberdade de uma criança de pensar sobre as idéias que lhe são oferecidas ?

Tenho minha opinião sobre isso, mas vou tentar escolher a resposta que ache mais coerente.

Agradeço antecipadamente as respostas honestas

.

Update:

Heather: você escreveu uma coisa importante: "não ser forçada a se comportar como adulto". A infância também precisa ser respeitada, e a criança tem o direito de ser criança.

Update 3:

Malignant: embora eu acredite que alguns pais sejam mais respeitadores e não forcem seus filhos a assumir certas idéias, acho que você exemplificou algo extremamente comum entre famílias fanáticas religiosas.

Ótima resposta. Obrigado.

Update 5:

o profeta:

Não discordo de você. Mas é bom também não esquecer que os pais precisam oferecer aos filhos (em matéria de religião, que fique bem claro ! ) a oportunidade de pensar e acreditar no que, para eles, faça mais sentido.

Winter: (rsrsrsrs) Sem comentários. Obrigado pela resposta curta e grossa.

Update 7:

Amiga com nick de flor:

Resposta excelente, como sempre. Destaco as palavras:

"acho que a maior educação neste sentido vez do dialogo entre pais e filhos, exemplo dentro do lar (...)".

Isso mesmo. Diálogo, pois as crianças não são recipientes vazios (embora muitos pais pensem assim), elas já possuem algumas experiências de vida e absorverão qualquer conhecimento Á MANEIRA DELAS. É preciso acabar com essa arrogância de que "eu sei tudo e meu filho não sabe nada". Ele sabe, sim (embora precise ampliar seus conhecimentos). Ele também já possui ferramentas para interpretar o mundo ( embora essas ferramentas mentais estejam em desenvolvimento ).

E o bom exemplo também é fundamental. Se uma mãe diz aos berros: "Menino, fale baixo !", o filho aprenderá a forma com que a mãe passou a mensagem, e não o conteúdo da mensagem.

Update 9:

Oi, Valmir:

Suas colocações são bastante interessantes. Mas permita que eu comente.

Quando se “obriga” uma criança a estudar, o objetivo dos pais ( pelo menos os mais sensatos) é proporcionar ao seu filho o contato com os conhecimentos humanos, e também para aprimorar sua capacidade intelectual de desvendar o mundo. Não vejo isso, a princípio, como uma agressão à personalidade da criança. Pelo contrário, é o desejo paterno de que seu filho desenvolva uma personalidade saudável e questionadora. Aliás, a atitude de um bom professor é exatamente a de estimular seu aluno a pensar sobre tudo o que aprende.

Update 11:

Valmir (já to acabando rsrsrs):

“E qual é o pai que quer ver seu filho no caminho errado?”

Infelizmente alguns querem. Pelo menos, aqueles pais que não vêem seu filho como um ser humano ( e não são poucos ). Por exemplo: se um pai X for católico e ensinar sua religião como a mais verdadeira, eu considero um ato de amor. Mas, se este mesmo pai manda seu filho calar a boca quando ele questionar algum dogma católico, não posso ver nisso um ato de amor, e sim de desprezo pela própria existência do filho como indivíduo único e com direito a uma personalidade própria.

Comentei meu ponto de vista, mas também achei sua resposta muito boa.

Muito obrigado por colaborar com a minha pergunta.

Update 13:

AmigUrubu:

Faz tempo que não lhe vejo "pousando" em minhas perguntas. Muito legal a sua resposta. Destaco:

"Crianças são ingênuas e confiam em todo mundo."

E você sabe o que pode acontecer se uma criança tiver o azar de ser "educada" por fanáticos enlouquecidos que se acham deuses. Nem é bom imaginar...

Update 15:

Valmir ( re-olá também rsrs)

Olha, amigo, existe por aí muito desamor disfarçado de amor. Como aquele pai que percebe que seu filho tem aversão por certo alimento, por exemplo, mas o obriga a comer. O alimento pode até ser saudável, mas o pai realiza o ato NÃO POR ISSO, mas sim para reafirmar a própria autoridade. E pode até divertir-se vendo o filho chorar e sentir repugnância. É muito lamentável, mas o ser humano também possui seus aspectos sádicos e várias pessoas descarregam sadismo nos próprios filhos ( mas tem sempre uma “bela desculpa” pra cometer barbaridades ).

“ E quanto à mentes que não são ensinadas a pensar, você sabe que no mundo acadêmico também existem aos montes, não sabe? “

E como sei (kkkkkkk).

Eu é que agradeço pela sua resposta, ajudando a mim e aos colegas usuários a refletir melhor.

Update 17:

Marta T: e para maiores ?

rsrsrsrs

Avatar bonito você escolheu.

Comments

  • Moreno ,para mim qualquer doutrinação intensiva e prejudicial.,mais o papel primordial dos pais e orientar seus filhos formando seu caráter quer seja pela educação intelectual, educação de social, educação religiosa,e por ai vai.

    Acho que sim precisamos ensinar ao nossos filhos os valores morais, a condição de igualdade entre todos e outros valores que a religiosidade nos traz. Sei que estes valores não São exclusivos dos religiosos,mas e sempre proveitoso reunirmos pessoas com o mesmo ideal para estudo e confraternização

    E amando seu filho ha que se respeitar suas escolhas quando for o momento dele escolher, mas escolhe melhor e enxerga melhor o mundo aqueles que possuem maiores informações e melhor formação cultural, moral e social. Havendo esta educação que importa que seja através de uma igreja, centro etc, acho que a maior educação neste sentido vem do dialogo entre pais e filhos, exemplo dentro do lar e constante preocupação em observar as atitudes da criança para um ensinamento proveitoso.

  • Doutrinação religiosa intensiva deveria ser proibida para menores.

    bj

  • Bom...

    Quando você fala em <intensiva>, me vem à cabeça uma doutrinação 24 horas por dia, coisa que considero uma violação aos direitos da criança, em <ser criança>.

    Considero importante que se os pais tem uma religião, encaminhar os filhos nela também, até que um dia decidam por si só.

    Porém, nunca com excessos.

    Sinto pena de crianças que são criadas dentro de um radicalismo religioso, justo na época da formação mental, onde é preciso fazer coisas de crianças, para que não seja um adulto frustrado e até mesmo perigoso.

    Há religiões que usam da teologia da condenação pra tudo, coibindo os direitos de brincar e ser feliz.

    A isso, não vejo como um ato de amor, mesmo que pensem que estão fazendo o melhor por ela.

    Vejo como uma mente fechada ao mundo.

    Justo esse mundão de hoje onde não cabe fanatismo, preconceito e separação.

    Uma criança criada dentro de uma doutrina religiosa, não precisa ser necessariamente diferente das outras crianças. (Putz, hoje estou ruim de palavras! kkkkkkkk).

    Quero dizer, uma criança não precisa ser bitolada.

    Ela precisa saber pensar por si própria também.

    Mas, considero importante mostrar os caminhos e encaminhá-los.

    Porém, com sabedoria e respeito àqueles que dependem de nós.

    Ah, desisto de escrever!

    Beijão, Moreno.

  • A Pedagogia contra-indica. Causa lesões irreversíveis.

  • Não,doutrinar uma criança e um grande erro.Ex.sendo eu espirita como é que vou ensinar a uma criança a mediunidade falar de espiritos endurecidos de espiritos malevo-los .O que devemos fazer e de imediato para que não seja um menor abandonado que é pior e evangelizar a mesma apartir da idade de 7 anos ,pois sabemos que já é um espirito reencarnado(alma) e já veio de outras reencarnações e é um espirito experiente que cabe a nós educalos e ajuda-lo a evoluir apartir que foi colocado em nossos caminhos.A evangelização é simplesmente ensinar por meio de historinha da vida de Jesus a existencia de Deus como este é amor,e por meio de dezenhos que a propria criança executa .No catolicismo tem o catecismo quando eu estudei em criança muitas coisas eu ficava apavorado ,pois diziam-me que Deus castigava,que tudo era pecado e ainda pecado venial e pecado mortal,hoje eu já não ensino desta forma e como fazemos a evangelização destacamos escolhas dependendo da idade e com isto com certeza estamos contribuindo para uma criança passar pela juventude e não tornar-se um marginal ,veja o exemplo de todas que passaram pela casa do caminho muitos já são idosos e permanecem lá e muitos foram adotados pelo fundador desta sr.Divaldo Pereira Franco.E a tragetoria de todos que são verdadeiramentes espiritas,e não é só o espiritismo temos outras religiões que ensinam tambem o evangelho só que não tenho conhecimento como é realizado ,mais todas que ensinam como é para ser ensinadas respeitando a educação da criança quanto seu estado de evolução estão sim certas ,mais que não sejam doutrinadas para que o amanhã tenha liberdade para escolherem a sua propria religião.

  • Meu conselho para quem quer ter uma criança sadia e feliz é mantê-la o mais longe possível de uma igreja. Crianças são ingênuas e confiam em todo mundo. Escola já é ruim mas se levá-la para a igreja, então está querendo mesmo problemas

  • Olá Moreno,

    Sou um pouco suspeita para falar sobre intensidade... "acho que tudo que é exagerado não é legal, é imoral e engorda" - compreende? (o ditado mudado também serve para esse lado, rsrsrs)

    E eu acredito que a prioridade na educação dos nossos filhos são os valores morais e de civismo, conceitos de sociologia e um pouco de filosofia... para eles aprenderem a pensar, e decidir sobre o que eles querem pensar...

    Ensinar história e cultura também é importante, e a religião estaria embutida nesse contexto... poderia até mostrar a bíblia para ele, ou mesmo outros livros sagrados de outras religiões, mas falaria a verdade... " não sei o que é o certo, uns acreditam e outros não, e você acredite no que achar melhor"...

    Quero que meus filhos tenham cultura e valores morais acima de tudo, para poderem pensar e escolher o caminho deles...

    Nada que é imposto ou excessivo para mim retrataria amor..

    A imposição intensiva é tirania e ditadura... e isso eu nunca iria fazer com um ser que eu amo.

    Quem eu amo eu deixo livre...

    Livre para fazer as suas escolhas!!!

    A minha função é capacitar, para que esse ser seja íntegro na sua consciência.

    Abraços

  • Tudo bem Moreno! Tua pergunta me faz lembrar a questão do legado que se passa de pai para filho. Já pensou o filho que só sabe fazer o que seu pai sabe? Um filho desse vai ser sempre um limitado ou um bitolado.

  • É um ato de violência!!!

  • Em hipótese alguma, jaamis poderá ser considerada um ATO DE AMOR!

    E sim falta de AMOR ao Senhor D-us que declarou: "Deixai vir a mim as criancinhas. E não as impeçais porque é delas o Reindo dos Céus e dosx adultos que tem o coração semelhante ao de uma criança." (Mar 10,14) E transgressão também ao Segundo maior Mandamento. que ele ensinou: "Amai o teu próximo como a ti mesmo" (Mar 12,30-31)

    Concluíndo, devo declarar que quem domina uma criança para ensinar-lhe desde sua inocência o que é mal dianta dos olhos do Santo de Israel, D-us Eternmante ´Único além de COVARDE NÃO PASSA DE UM FILHO DO DEMÔNIO (Mateus 13,38-39)

    **** IDOLATRAR ÍDOLOS VÃOS! NÃO IMPORTA OS TÍTULOS QUE SEUS DEFENSORES LHES IMPUTAM é mau diante do Senhor D-us Único de toda Terra. Ele não divide sua Glória com nenhum santo popular!" ******** Oor isso a doutrinação de uma seita em cima de um inocente nunca pode ser considerado um ATO DE AMOR. E sim de Covardia e Falta de Temor a D-us!"

    ISSO QUE EU DISSE TAMB´[EM É VÁLIDO PARA OS EVANGÉLICOS QUE DOUTRINAM AS CRIANÇAS PARA IDOLATRAR OS PASTORES DAS RAMIFICAÇÕES CATÓLICAS REBELDES CHAMADAS EVANGÉLICAS!!!!

Sign In or Register to comment.