01) A tabela dispoe os elementos egundo dois criterios basicos.
a) pela distribuiçao eletronica
b) pelas propriedades quimicas (normalemnte reflexo da distribuiçao eletronica)
Ha dois casos especificos que fogem um pouco ao senso comum.
Primeiro: O Hidrogenio.
Ocupa a posiçao hoje escolhida por ter distribuição eletronica terminada em s1 (familia 1A). No entanto suas propriedades asselham-se mais a dos elemntos da familia 7A (os que faltam 1 eletron para a estabilidade) O Hidrogneio é um não metal por suas caracteristicas quimicas e fisicas.
Segundo: O Helio.
A distribuiçao eletronica deste elemento o colocaria na familia 2A, pois termina em s2. Suas caracteristicas quimicas e fisicas no entanto se assemelham aos elemntos que possuem a camada de valencia com alta estabilidade, ou seja as dos gases nobres (8A).
Ai vem entao o arranjo atual. O Hidroegenio pela sua distribuiçao, ja que também é gerador de cations (o que na 7A seria dificil), enquanto o Hleio permanece na 8a pelas suas caracteristicas.
cara eu sou da Federal de quÃmik e da UFRJ.... pode confiar qnd eu te digo: o hidrogênio NÃO eh da famÃlia 1A...
Na verdade ele naum tem famÃlia nenhuma. Soh fika na posição 1A pq naum tem outro lugar na tabela pra ele ae escolheram a 1A pq a configuração eletrônika dele eh semelhante a dos demais elementos dali (por issu q em algumas poukas tabelas o hidrogênio naum eh colokado lah, mas sim deslokado no meio)
Comments
Pontos a considerar.
01) A tabela dispoe os elementos egundo dois criterios basicos.
a) pela distribuiçao eletronica
b) pelas propriedades quimicas (normalemnte reflexo da distribuiçao eletronica)
Ha dois casos especificos que fogem um pouco ao senso comum.
Primeiro: O Hidrogenio.
Ocupa a posiçao hoje escolhida por ter distribuição eletronica terminada em s1 (familia 1A). No entanto suas propriedades asselham-se mais a dos elemntos da familia 7A (os que faltam 1 eletron para a estabilidade) O Hidrogneio é um não metal por suas caracteristicas quimicas e fisicas.
Segundo: O Helio.
A distribuiçao eletronica deste elemento o colocaria na familia 2A, pois termina em s2. Suas caracteristicas quimicas e fisicas no entanto se assemelham aos elemntos que possuem a camada de valencia com alta estabilidade, ou seja as dos gases nobres (8A).
Ai vem entao o arranjo atual. O Hidroegenio pela sua distribuiçao, ja que também é gerador de cations (o que na 7A seria dificil), enquanto o Hleio permanece na 8a pelas suas caracteristicas.
Dificil seria inverter esta situação.
Dione eu num achei mta coisa naum....mas vê se isso pode t ajudar!...
O hidrogênio é um elemento que não possui "local definido" na tabela periódica. Geralmente, ele é colocado acima dos metais alcalinos, no primeiro grupo de classificação, na chamada, famÃlia I A. Isso é feito pela sua configuração eletrônica terminal ns1, caracterÃstica dos elementos desta famÃlia. Outros, acreditam que a posição real do hidrogênio é acima dos halogênios, na famÃlia VII A, grupo 17 da tabela periódica, ao lado do hélio.
BjUSs
PrY
cara eu sou da Federal de quÃmik e da UFRJ.... pode confiar qnd eu te digo: o hidrogênio NÃO eh da famÃlia 1A...
Na verdade ele naum tem famÃlia nenhuma. Soh fika na posição 1A pq naum tem outro lugar na tabela pra ele ae escolheram a 1A pq a configuração eletrônika dele eh semelhante a dos demais elementos dali (por issu q em algumas poukas tabelas o hidrogênio naum eh colokado lah, mas sim deslokado no meio)
Vlw muleke, fui
pela localização na tabela e pelo fato de ter sido o 1º descoberto