Qual tipo de Deus é o seu?

Antes de levantarem suas Bíblias primeiro leiam o conteúdo do que escrevo.

Uma vez, um homem muito inteligente chamado Einstein propôs a idéia de um Deus, não feito de carne, nem de sentimentos, tampouco idéias forçadas sobre como os homens deveriam se portar.

Um Deus que, desde quando o tempo é tempo, estabeleceu regras impossíveis de serem quebradas, a física. Um Deus que nunca falou nada para homemalgum. Um ser sem forma, neutro. A idéia mais próxima de tal Deus afinal é a do Espiritismo (se houver alguma outra religião cujo Deus possua a mesma característica, por favor me corrijam). Um Deus que nunca falou diretamente com homem algum, senão por seus mensageiros. Nunca mandou ninguém escrever nada em livros ou tábuas, pois suas leis morais sempre fizeram parte da natureza e estão na própria consciência humana. Um Deus que nunca exigiu nenhum sacrifício (o que é realmente uma caracterítica tribal). Considerando este tipo de Deus, que nunca exigiu nada a suas criaturas, mas que estabeleceu desde sempre meios com que estes pudessem apreder com suas próprias vivências, com o Deus Judeu ou Cristão, que por sinal é emocionalmente humano, mostrando-se por vezes um déspota cujos ensinamentos devem ser atendidos prontamente, ou então lançará no fogo eterno àqueles que não os seguiram piamente, mas ainda assim chega a ser tão sádico aponto de dizer que ama você, um Deus que manda assassinar àqueles que não seguem suas exigências. Um Deus desequilibrado emocionalmente, que ao mesmo tempo que diz: Amai aos outros como a ti mesmo, diz para destruir cidades, tocar fogo nas casas e mudar-lhes o nome e que ainda diz para assassinarem as adúlteras e as feiticeiras. Vamos ser coerentes e racionais o suficientes para rsponder a tal pergunta, qual Deus seria o mais compatível com a concepção racional que possuímos hoje? O Ser que mais provávelmente poderia ser tomado como real, até mesmo para os mais céticos, o contraditório Deus Judaico-Cristão criado pelos hebreus?

Meu objetivo não foi gerar uma guerra teológia e sim levar um pouco racionalismo àqueles que carecem desta.

Comments

  • Excelente pergunta ,sua noção de deus é bastante coerente e lógica ,mas a maioria das pessoas a que vc se dirige aqui no YR tem ideias de um deus primitivo e tribal e poucos são aqueles que compreendem sua exposição; Particularmente sou Ateu e não acredito na existencia de um deus ou deuses ,porque ,helas , infelizmente(ou felizmente?) ha mais possibilidades da não existencia do que da existencia de um super homem a nos vigiar a medida que a ciência avança mais observamos que não existe deus ou deuses algum!!!. Feliz Natal a Todos!!!

  • bom nao acredito em deus ja acreditei mas agora nao acredito mais.

  • O meu Deus é verdadadeiro, onipotente, oniciente, onipresente e

    Senhor dos Exércitos. Ele, dá a vida e tira, ele oferece o mal e o

    bem. Ele, nos deixou o livre arbítrio e dois caminhos. Nós somos

    livres para escolher,o caminho largo da perdição ou, o estreito da

    Salvação. O meu Deus é Santo.

  • Acho que a resposta à sua pergunta está no enunciado dela. O uso do possessivo "seu" é o grande problema na apreensão de uma idéia de Deus minimamente razoável para o ser humano. Tanto crentes como descrentes imaginam que possam descrever o "seu" Deus, de maneira positiva ou negativa. O uso do possessivo "seu", "meu", permite controlar e manipular esse "Deus" conforme os interesses e critérios de justiça do orador. Mesmo as idéias de Einstein, que você cita, estão sendo contestadas em função da possibilidade quântica da existência de um universo em que as leis da física não se aplicam. Logo, contraditórios somos todos nós, que imaginamos ser possível definir e julgar Deus segundo os nossos falíveis critérios humanos.

  • A natureza

    Ela é perfeita e não contém ignorancias

    Não protege e nem discrimina ninguém

  • Meu Deus é meu Pai. Meu Deus é amor. Meu Deus está presente no dia a dia da minha vida. Tudo o que você disse acima, revela um conflito interno que você trava com você mesmo. Nunca deixei de usar o racionalismo, não amo por amar, mas amo por opção, por uma escolha feita de forma livre e consciente. Não importa a nacionalidade que dêem a Ele, uma vez que é universal, não importa a religião que dêem a Ele , ou como o chamem, porque Ele está no cerne de qualquer religião, se não, não é religião.

    Quanto a você dizer que a idéia mais próximo do Deus que você descreve é a do espiritismo, não entendi porque, dá para explicar, ou foi chutômetro.

    Sim porque 90% do que você disse no texto todo, revela uma chutometria errada e sem conhecimento algum de teologia. Feliz Natal !!!!

  • Só há um Deus e o meu ,o seu,o nosso é Amor.

  • o único deus existente é a cabeça e o coração de cada pessoa.

  • Também penso como o Zeca, pode ser até que exista um Deus, mas ele tá KHndo pra nós.

  • VOCÊ TEM PROBLEMA [2]

Sign In or Register to comment.