Preciso de uma ajuda com pontuação urgente?
Pessoal, preciso apresentar um trabalho e estou com uma dúvida porque as frases serão divididas em várias telas:
Tela 1
Não criamos cartões,
Tela 2
criamos oportunidades, voltadas para inclusão.
Pergunta: a frase criamos oportunidades voltadas para a inclusão estará na segunda tela, mas como é continuação da primeira, a palavra criamos continua com o c em caixa baixa? Mesmo estando no início da frase? E a vírgula nas frases, como ficam?
Como é uma peça de publicidade, posso colocar reticiências depois de " não criamos cartões..." ? ou não se usa reticiências em publicidade? estou ficando doido aqui com isso e agradeço uma ajuda.
Obrigado
Comments
Segundo o prof.Fefo :
1)Deixe em caixa baixa.
2)Mantenha as vírgulas.
3)Nada de reticências (sua frase não sugere uma idéia continuada para cartões).
4)Não fique doido.
-> A empresa em que trabalho já esta a 20 anos no mercado.
-> Ã a melhor empresa de MultiNivel.
-> Lhe da uma Loja Virtual e um Site de Divulgação, totalmente gratuito. (valido até dia 10/11).
-> Lhe da 40% de descontos nas compras
-> 66% de lucro sobre vendas Diretas
-> 20% sobre o faturamento mensal de sua Loja Virtual.
-> Loja Virtual
--> www.hinodeonline.net/314624 <--
-> Site de Divulgação
--> www.hinodevip.net/314624<--
Meu MSN:
--> [email protected] <--
Meus Telefones
--> Res. (**11) 4524-5454 / 4524-6034
--> Cel. (**11) 8824-1902 / 7327-5325
Na segunda frase não tem vÃrgula. Seria: criamos oportunidades voltadas para inclusão. O certo seria: Tela 1: Não criamos cartões,
Tela 2: criamos oportunidades voltadas para inclusão. Mesmo estando no inÃcio da frase, "criamos" começa com o "c" minúsculo. Se quiser, pode colocar as reticências.
.
Sinal
Utilização
Ponto (.) usa-se no final do perÃodo, indicando que o sentido está completo e nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.); marca uma pausa absoluta
VÃrgula (,) marca uma pequena pausa. à usada para separar: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as coordenadas assindéticas não ligadas por conjunções; as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia e porém.
Ponto e vÃrgula (;) sinal intermédio entre o ponto e a vÃrgula que indica que a frase não está finalizada. Usa-se: em frases constituÃdas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vÃrgulas; para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vÃrgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal.
Dois pontos (:) marcam uma pausa e anunciam: uma citação; uma fala; uma enumeração; um esclarecimento; uma sÃntese
Ponto de interrogação (?) usa-se no final de uma frase interrogativa directa e indica uma pergunta
Ponto de exclamação (!) usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, ironia e surpresa
Reticências (...) marcam uma interrupção na frase indicando que o sentido da oração ficou incompleto
Aspas ("...") usam-se para delimitar citações; para referir tÃtulos de obras; para realçar uma palavra ou expressão
Parênteses (...) marcam uma observação ou informação acessória intercalada no texto
Parágrafo (§) Constitui cada uma das secções de frases de um escrito; começa por letra maiúscula, um pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
Travessão (-) marca o inÃcio e o fim das falas, no diálogo para distinguir cada um dos interlocutores; as orações intercaladas; as sÃnteses no final de um texto. Substitui os parênteses.