São Paulo é uma metrópole decadente?

Não estou contestando a importância que a cidade tem para o país, mas comparando com outras metrópoles do mesmo porte no mundo em desenvolvimento parece que São Paulo parou no tempo; fora as favelas, o centro paulista é dominado por prédios caixotes das décadas de 70 e 80, as maiores referencias como o Itália, Copan e Banespa foram construídos ha decadas atrás.. Onde estão os grandes projetos? Porque cidades como Xangai, Cidade do México, Santiago e Dubai estão se renovando com planos de urbanização ousados enquanto São Paulo permanece a mesma?

Comments

• A muitos anos vejo projetos urbanísticos fantásticos pra São Paulo mas que nunca saem do papel. No máximo se transformam em maquetes para alguma mostra de arquitetura e urbanismo. É realmente lamentável que uma cidade tão rica e com tantos bons projetos não consiga nem ao menos viabilizar um metrô descente.

São Paulo é uma velha senhora que de tanto cuidar dos seus filhos e da desordem da casa esqueceu de se fazer bonita como se isso fosse uma coisa supérflua diante de todo trabalho a ser feito.

• Excelente pergunta Sabrina!! A questão eh corrupção e burocracia! Dinheiro ate que Sampa tem mas os safados tipo Maluf e cia roubam dinheiro e mandam para paraisos fiscais... e o pior eh o nosso dinheiro que pagamos impostos e tudo mais!

• Ele revitalizaram o Teatro Municipal e o São Pedro;o Museu de Arte Sacra e a Sé, com sua crípta decrépita. Usaram o dinheiro de nossos impostos - que não foi pouco - e ainda temos que pagar uma simples visita. São Paulo é governado por políticos corrúptos e ultrapassados, eles não têm visão cosmopolita, ficam nesse mundinho de fazer viadutos e deslocar favelas das áreas nobres e contentar os que financiam suas campanhas. Um abraço!!

• Nunca, pelo contrário, é cidade mais cosmopolita da América do Sul, esta sempre na vanguarda. Toda cidade grande tem problemas com trânsito, e a arquitetura antiga faz parte da história, veja o q São Paulo fez com antiga estação Sorocabana, ficou maravilhosa e a Estação da Luz então ???? As revitalizações estão acontecendo, mas tudo tem seu tempo.

• Sabrina,

São Paulo não é uma cidade pró ativa, mas recentemente estou vendo grandes avanços, estou há mais de 10 anos na região do Brás, é uma região feia, com prédios antigos e maltratados, porém quando foi sancionada a lei da cidade limpa, tiveram que tirar os banners das fachadas dos prédios, ai o lugar ficou mais feio do que nunca, porém agora está havendo as restaurações, e o alguns lugares até estão ficando com um certo charme.

Em São Paulo houve a revitalização da Catedral da Sé, da Sala São Paulo, ouve a criação do Museu da Língua Portuguesa e atualmente a região da Luz está em obras, foram vários prédios, quarteirões inteiros demolido para acabarem com a cracolandia, muitos dizem que nada adiantará, eu também acredito que não, mas aqueles prédio velhos que foram demolidos, darão lugar para parques, praças e prédio novos.

Temos excelentes exemplos de arquitetura moderna na Av. Paulista, não são prédio glamurosos como os de Dubai, mas será se temos uma demanda para prédios tão grandes como aqueles? Acho que não.

Na marginal Pinheiro está sendo construído o condomínio mais luxuoso de São Paulo, são 4 torres imponentes, o complexo contará com shopping e estação de metro, algo faraônico, enfim, com o tempo iremos acordando para a engenharia, construção e arquitetura.

• Isso é a falta de atenção das autoridades do nosso País que se foca num assunto e não daquele até acontecer outro, e assim o tempo vai passando e São Paulo está no que está devido a isso..

Beijocas

• Não posso responder, sou de outra cidade, mais para o centro do país, mas se eu ver o lulamolusco por aqui, eu dou su recado pra ele...

Sign In or Register to comment.