Por que o medo de voar?

Se vocês conhecessem totalmente a aerodinâmica, geometria e principalmente o tanto de sistema de segurança de um Airbus ou Boeing, não falariam asneiras. E para que todos falhem, tem que ter muito azar, mas muuuuuito azar!

Existem muito mais acidentes de bicicleta do que de aviões. Isso nem se compara. Por mais que a tecnologia de ponta ajude a prever futuras turbulências em um voo, a força da natureza é maior do que a vontade do homem. Aviões irão cair sim, e pessoas morrerão por conta disso. São fatos.

Os pilotos, por sua vez, não podem cometer erros, mas, como diz o ditado: acidentes acontecem.

Mas lhe garanto que um piloto, para ser considerado um Comandante, um Piloto de um avião a Jato, estudou muito e sabe tudo o que se deve fazer na hora do pãnico.

Decolar é opcional, mas pousar é obrigatório. Pra você, qual é o pouso perfeito? Aquele que você não sente nem um mínimo impacto quando as rodas do avião tocam na cabeçeira da pista, ou aquele que você sai vivo de dentro e consegue seguir a vida? Tenho certeza que vai responder a primeira opção. Mas saiba que ela é a mais perigosa. Avião é muito delicado. Um centímetro a mais na curva, um flap a mais na hora do pouso, ou 10knots a mais de velocidade, assim como uma ave que pode perder a vida se errar um pouso, é a mesma coisa com o avião.

Tomem muito cuidado ao julgar os pilotos aéreos em consequencia de um imprevisto: eles se formaram e se sacrificam para dar a vida em prol de suas felicidades.

Viva o piloto! Viva a aviação!

Comments

  • cara concordo com vc em tudo, nao retiro uma virgula

    viva!!!!!!!!!!!

  • REALMENTE! OCORREM TERRÍVEIS DESASTRES ENVOLVENDO QUEDAS DE BICICLETA! É UM HORROR!

  • concordo 100%com vç

  • temos medo de voar porque não fomos feitos para isso.

    Bem podem raciocinar conosco que um avião é o transporte mais seguro do planeta, que mata muito menos que um automóvel, que o risco de alguma coisa acontecer é de um em um milhão, e que é mais perigoso ir de carro ao Porto do que de avião ao dito Porto. Por que é que todas essas verdades não nos fazem desaparecer o medo? Por que é que respondemos sempre: "Mas esse um no milhão posso muito bem ser eu!"?

  • mensagem de paz, aqui estao precisando disso

    Paz é buscar a serenidade dentro da gente para

    viver com alegria os bons momentos, ter força e

    boas idéias para enfrentar os problemas e

    resolver as dificuldades.

    Acima de tudo, PAZ é criar um clima de harmonia

    e bem-estar na comunidade,

    lembrando-se sempre de que onde há amor, há

    paz; onde há paz, há Deus; onde há Deus, nada falta.

  • Depende tem gente q ta com doença

  • cara, eu entendo muito de aerodinamica e funcionamento de avioes e mooooorro de medo de aviao hahaha

    é algo mais q irracional sendo q eu entendo perfeitamente o que se passa!! na verdade nenhuma pessoa que me conhece me entende..

    muitas vezes (no meu caso) simplesmente nao da pra controlar o panico de estar tao longe do chao!! bom, eu tenho problemas até pra saltar de trampulim hahahah

    entao, de vez em quando medo é medo, é super irracional e a gente tenta se acalmar e pensar logicamente mas nao adianta...

    se eu soubesse exatemente o porque do meu medo de voar eu te responderia, mas soh digo que no meu caso nao é em absoluto por falta de conhecimento!

    sou um caso perdido.. =/

    ah, e o meu pouso preferido é o que acaba logo hahahah

  • Oi "Curioso", concordo com tudo o que você disse, exceto que um piloto sabe tudo em sua profissão !!!

    Existe o jargão aeronáutico que diz:

    Na vida, quanto mais se vive mais se aprende.

    Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive.

    Sempre terá um fator de perigo que fugirá do controle humano, levando pessoas à morte.

    O piloto é treinado para não errar, mas os aviões são construídos para SUPORTAREM o erro humano, dentro de certos limites claro.

    Por isso tanta eletrônica embarcada... exatamente para reduzir a intervenção humana no voo.

    Nunca me esqueço de uma historia contada em sua biografia, pelo maior piloto acrobata brasileiro ALBERTO BERTELLI (e um dos maiores do mundo)

    Ele precisou substituir o cinto de segurança do BUCKER, mas avião fabricado a 50 anos... os cintos originais já eram extintos. Assim, colocou os cintos do Fairchild PT19, muito mais modernos seguros e confortáveis. Homologou, tudo certinho.

    Na primeira manobra de tunô, com o avião de ponta cabeça, os cintos simplesmente destravaram... ele não foi jogado para fora do avião porque o aparelho continuou o giro, e quando se agarrava no manche e na manete para não ser "defenestrado" em pleno voo, foi novamente jogado para dentro da nacele (avião de nacele aberta)

    Mesmo assim bateu e feriu a cabeça.

    Descobriu-se, depois, que esse cinto, apesar de seguro, não era próprio para acrobacias, pois se destravava com o simples roçar das mãos ou do braço.

    Dizia o Bertelli:

    - São essas coizinhas aparentemente insignificantes, que matam a gente e NUNCA ninguem vai descobrir o que aconteceu...

    Assim é na aviação... uma coizinha puxa a outra, se somam, e uma tragédia acontece.

    abs

    JERO

Sign In or Register to comment.