MATRIX: 10 pontos pra quem explicar melhor o filme?
Todo mundo diz que entendeu. Bom, também tenho essa impressão. Só que quando alguém manda eu explicar o filme... Putz! Ele é tão absurdo que nem consigo e tenho a sensação de que entendi de modo diferente de outras pessoas. Explico de um jeito e outras pessoas de outra.
Olha, preciso de uma explicação sem evasivas. Todos os detalhes desde New, porque ele é um escolhido ou esperavam tanto por ele, porque o identificaram? Por ele ser um hacker? Só isso? Existem tantos... Quero que expliquem muito bem esse mundo paralelo. Pô, se é tão fácil de entender como dizem, alguém vai dar uma explicação detalhada e coerente.
Gostaria também de um resumo das sequencias pois só vi o primeiro. Não precisa dar detalhes, mas apenas dizer em que consiste cada sequencia. Vi um em que a namorada do New morre. Nunca entendi quando eles podem morrer e quando não podem.
Queria saber, tb, se quando morrem aqui tb morrem lá, digo, já que vivemos num mundo imaginário, se levamos um tiro aqui morremos lá onde estamos plugados??? Putz! É muita doideira essa história, sinceramente.
Aguardo os cinéfilos apaixonados por essa saga rs.
Abraços.
Comments
asoihsahiohsaio'
Vamos do começo:
O filme se passa em um futuro não muuito distante, onde as máquinas se rebelaram e dominaram os humanos. Só que as máquinas perceberam que podiam usar a energia dos humanos, ao invés de simplesmente matá-los. Pra isso, elas precisavam manter os humanos vivos e funcionais, então criaram um programa de computador chamado Matrix, que simulava o nosso mundo humano e estimulava nossas sensações, tornando uma experiência bem realista (aliás, se não me engano, houve uma outra Matrix antes dessa, onde o mundo era perfeito, mas não deu certo - humanos não foram feitos para viver em um mundo perfeito). Os humanos eram "cultivados" em casulos, onde um plug os conectava à Matrix. Acho que, quando um humano morria em Matrix, ele não teria mais uso (afinal, seria estranho se ele simplesmente ressuscitasse, né?), então ele era morto no mundo real também e davam uma descarga nele.
Mãaaaaas, havia um grupo de resistência humana fora de Matrix (ou seja, no mundo real). Esse grupo tinha um equipamento próprio para se conectarem ao programa e alistarem humanos que se encaixavam no perfil (por exemplo... sentir que havia algo errado com aquele mundo). Neo era um deles... mas também não entendi por que ele era O escolhido x.x
Não cheguei a ver as continuações, então não saberia te dizer o que acontece depois =/
Putz, acho que ficou meio confuso...
Espero que dé pra entender ^^''
O filme Matrix é uma das maiores sacadas do cinema nas últimas décadas, mas compreendê-lo depende de várias leituras.
A principal delas é a alegoria da caverna, presente no livro VII da obra A República, de Platão. Vale a pena pesquisar sobre isso. Na caverna, algumas pessoas estariam acorrentadas, tendo passado toda a vida olhando para sombras projetadas sobre uma parede. Por isso, pensam que as sombras são a realidade. Platão propõe a seguinte questão: o que aconteceria se uma pessoa fosse libertada da caverna e fosse levada para a superfÃcie, e conhecesse ali o sol, a terra e todas as criaturas? Acreditaria ela que aquilo é real? E se ela voltasse e contasse aos outros, eles pensariam que ele está louco?
Uma outra leitura muito importante é a obra Alice no PaÃs das Maravilhas, de Lewis Carrol. Alice teria tido a oportunidade de conhecer um mundo subterrâneo fantástico, onde a lógica é desafiada e as noções de realidade e imaginação se mesclam. A pÃlula que é oferecida a Neo no inÃcio da jornada é uma referência a esta e outras obras.
Outra referência importante para compreender o filme é o filme Metrópolis, produzido em 1927, realizado pelo cineasta austrÃaco Fritz Lang. (Este mesmo filme inspirou o Queen para a música e o clipe Radio Ga Ga.)
Uma quarta referência, esta de extrema importância, é a BÃblia. Neo pode ser associado à figura de Cristo, o iluminado, ou prometido, que vem trazer a verdade aos que se encontram perdidos.
De modo geral, eu diria que o filme trata da oposição entre realidade e irrealidade, tema largamente explorado por Platão, em sua "Teoria das ideias". A genialidade do roteiro não está nos efeitos especiais (embora eles sejam magnÃficos) ou na verossimilhança aplicada, mas sim nas frases ditas, de grande cunho filosófico. Várias interpretações são possÃveis, mas é possÃvel afirmar que o filme é um libelo da consciência, conclamando os humanos a seguirem a máxima aristotélica do "Conhece-te a ti mesmo", antes que outras "consciências" (no caso, artificiais), o façam.
O espectador, assim como o aluno dessa aula magna, tem, no final, a oportunidade de emprestar duas das frases apresentadas no filme. A primeira é a assunção de que é mais fácil adotar a fantasia, a imaginação e render-se ao poder do comodismo. A segunda é uma negação de toda essa opressão mental, uma porta para uma nova dimensão, mais difÃcil e mais exigente, em que tudo é possÃvel. As frases são:
"A ignorância é uma bênção", dita por Cypher (aliás, este nome significa Cifra, uma referência direta a Judas Iscariotes, que traiu Jesus por trinta moedas de prata).
e
"Não", frase dita ao final, por Neo, quando se dá conta de que é preciso compreender que a realidade não existe de fato, que é preciso ser construÃda, por nós.
PS.: Na minha opinião, apenas o primeiro episódio presta. O que sobrou no primeiro, faltou nos outros dois.
A resposta do Gorpo é certamente a melhor até agora. Minha opinião: acho que o filme tem um forte subtexto bÃblico: Neo é o anagrama de One, o único, o escolhido, portanto: Jesus Cristo. Morpheus seria João Batista, o profeta que encontra o escolhido e mostra qual é sua missão. Trinity vem da SantÃssima Trindade, seria o EspÃrito Santo. E Cypher, o traidor, é Judas Iscariotes. Li tudo isso num livro chamado A PÃlula Vermelha. O tÃtulo não vem do acaso: trata de um ponto crucial no filme, quando Morpheus oferece a Neo uma pÃlula azul e outra vermelha. A primeira o deixaria no mesmo estado de alienação em que se encontrava antes, voltaria a ser parte da Matrix. A vermelha significaria encarar a verdade por trás da realidade ilusória, e sofrer as consequências disso.
A vida é uma luta, entre o ser humano e ele mesmo.
Matrix acelera a vida de tal forma que o ser humano se multiplica tanto que se torna imortal, além de ágil.
Como isso é 'muito para a nossa cabeça', o filme agrada, atrai e ... confunde.
Mas.. no fundo não é nada de mais. Um ator faz um movimento, uma camera capta as images, Um computador as acelera e superpõe e a filosofia é a mesma de sempre: no Universo tudo se repete tão rapidamente que acaba incompreensÃvel, porque quando conseguimos compreender a imagem que vemos, ela já mudou.
faz tempo que assisiti. mas nesse site parece que mostra o que vc esta procurando:
http://yumi182.wordpress.com/2008/03/12/matrix-rot...
é que no futuro, maquinas com inteligencia artificial foram programadas para acabar com a humanidade, e o neo (keanu reeves) é o escolhido para assim poder vencer a guerra contra as maquinas que irão são como eu disse foram programadas para acabar com a raça humana e tambem terão fim.
Eu sei toda a história do filme mas sinceramente tô sem saco p responder.
Neo é um jovem que trabalha em uma grande empresa de softwears, tenta se manter com dificuldades no emprego, uma vez que não se acostuma a obedecer as regras do seu emprego e não consegue respeitar a hierarquia entre seus chefes e colegas. Sua principal dificuldade é com o horário de entrada no serviço, uma vez que passa a noite no computador de casa, conectado na internet e desenvolvendo programas piratas que vende para uma clientela um tanto quanto estranha e suspeita.
Ps: Esse Filme é um Lixo;
;p
vai nesse link vc ira ver tudo q vc quer saber::
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Matrix
Produtores americanos fazem uma porcaria e a propaganda da porcaria. A porcaria do público nacional compra o ingresso da porcaria e vai assistir a porcaria. Depois o público porcaria chega num botevo porcaria e diz aos colegas que assistiu à porcaria, que são os tais. Aà os colegas que não viram a porcaria também vão engordar a bilheteria da porcaria. Após os produtores da porcaria ficarem milionários, um desses otários vai no yahoo e fica fazendo perguntinhas bobas sobre uma porcaria tão antiquada. Que coisa mais ridÃcula.