Qual o significado de paradigma dentro do conceito científico?
Qual o significado de paradigma dentro do conceito cientifico?
Qual o conceito de paradigma no cenário educacional?
O significado preconceito?
qual a comparação entre este conceitos posso fazer? existem semelhanças ou não entre eles?
Comments
No conceito científico paradigma é um modelo de padrão a ser seguido,um conhecimento que sirva de base para um estudo de uma realização científica com métodos e valores a serem usados em outras pesquisas e estudos.
No conceito educacional são regras que servem de limites para os limites relativos a determinados assuntos ou para questões levantadas através de certos pensamentos ou ações e como ter sucesso resolvendo as ações dentro destes limites.
Preconceito são conclusões preconcebidas, apresentadas geralmente de forma discriminatória, geralmente é causado pela ignorância, ou seja, a falta de conhecimento ao que lhe é diferente, não conhece, mas critica.
Bom, eu tbm sou aluna do Cederj e quebrei a cabeça pra "encaixar" essas respostas se for usar mude um pouco as palavras e o que posso fazer por vc é isso, se vc ler direitinho não vai ter problema em compará-las.Boa Sorte, espero que sirva!
O paradÃgma, pelo menos em lingüÃstica é considerado como um eixo de opções de uma setença, um enunciado ou apenas em uma palavra, na escolha de um morfema. O seu resultado seria um sintágma, que seria a linearidade que o fenômeno ocorre.
Paradigma:
Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. à um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo cientÃfico; uma realização cientÃfica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Conceito Cientifico:
[editar] A comunidade cientÃfica
Segundo Kuhn uma comunidade cientÃfica consiste em homens que partilham um paradigma e esta “...ao adquirir um paradigma, adquire igualmente um critério para a escolha de problemas que, enquanto o paradigma for aceito, poderemos considerar como dotados de uma solução possÃvel”, p. 60.
Uma investigação atinente à comunidade cientÃfica “de uma determinada especialidade, num determinado momento, revela um conjunto de ilustrações recorrentes e quase padronizadas de diferentes teorias nas suas aplicações conceituais, instrumentais e na observação”, (p. 67). Tais ilustrações são “os paradigmas da comunidade, revelados nos seus manuais, conferências e exercÃcios de laboratórios”, (p. 68)
Ao longo da história pesquisas e observações são realizadas e muitas vezes como se observa, não se adequam (produzem contradições) ao paradigma vigente e dão origem a um novo. O novo paradigma se forma quando a comunidade cientÃfica renuncia simultaneamente à maioria dos livros e artigos que corporificam o antigo, deixando de considerá-los como objeto adequado ao escrutÃnio cientÃfico (p. 209).
Denomina-se interacionismo simbólico a metodologia com que se estuda as distintas comunidades cientÃficas e suas relações, autores como Sazz e Goffman por exemplo pesquisaram como o saber psiquiátrico constituiu-se como as relações interpessoais vivenciadas em instituições. A materialidade e o capital investido nas hierarquias das instituições cientÃficas possuem um poder não menos superior à lógica que orienta as pesquisas cientÃficas e referendam os aspectos ideológicos referidos por Marx nas relações desta (a superestrutura) com a infraestrutura econômica que organiza as sociedades.
Essa metodologia das ciências sociais instalou um modo de ser quase paranóico em relação as comunidades de polÃticos e intelectuais mas não se pode ignorar a fogueira que queimou Giordano Bruno nem os milhões de dólares que se pode adquirir através dos poderosos meios de comunicação de massa difusores das fantasias que orientam o consumo de bens industriais envolvendo desde o consumo de supérfluos até os produtos e serviços médicos.
Cara eu sei isso
Para ter maiores resultados eu peço que vc pesquise no site http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
FLWS
essa não posso te ajudar não sei