Platão acredita que o ser humano naturalmente precisa do auxilio material e moral de outras pessoas. Essas necessidades são diferentes de um ser para outro, originando a divisão do trabalho e a distinção de classes, o que traz desenvolvimento social e uma estabilidade no Estado. A essência do Estado é de uma sociedade de seres dessemelhantes e desiguais, onde a divisão do trabalho com a instituição indispensável da escravidão, já que o trabalho servil é incompativel com o homem livre.
A divisão do Estado em classes sociais para Platão deveria ser vividida em três, tendo elas a dos flilósofos, a dos guerreiros e o dos produtores.
Os filósofos são incubidos de dirigir a república, já que eles contemplam o mundo das idéias, sabem orientar a sociedade racionalmente por conhecerem a ordem ideal do mundo.
Os guerreiros têm o dever de defender o estado de ameaças externas e internas. São eles os que devem fazer valer a ordem estabelecida pelos filósofos....
Por fim os produtores conservam a economia do estado. Eles são os agricultores e atesãos que devido a incubência material eram considerados com desprezo por Platão.
Platão não dispensa os interesses particulares, mas esses interesses entram em contraste com os ideais coletivos, estatais e sociais que são superiores na ética e que devem ser considerados primeiro.
O estado é um organismo ético-trancendente e tem como primordial o fim pedagógico-espiritual, assim tendo a educação em suas maõs. As escolas têm o dever de ensinar virtudes ao homem, sendo direcionado para as classes superiores, o material é algo secundário e menos importante assim como o militar. Para os que se interessam estes últimos, a escola é dispensável, cabendo a eles apenas a obediência, terem suas almas concupisciveis sujeita a alma racional. Os políticos, assim sendo, devem se preocupar em espiritualizar os homens, serem sábios e pensadores, e não um homem prático e empírico.
Os pontos mais importantes na educação são a música, que também abrange a poesia e a história, e a ginástica. A música tem como fins práticos e morais equilibrar a alma, em contraponto à ginástica que tem como fim a fortificar o corpo. Este último não pode se prevalecer, já que ele não passa de um instrumento.....
Platão responde a essa pergunta em seu livro A República, escrito 500 anos, antes de Cristo.
Nele, ele descreve como deve ser a atitude do governante em termos ideiais, como deve ser a cidade por ele idealizada.
Ele diz, por exemplo, que aqueles que não querem se dedicar aos estudos, devem seguir a carreira da armas, ser militar ou guerreiro. Aqueles que continuarem seriam os filósofos, a assumir os cargos do governo apenas depois dos cinquenta anos de idade.
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Platão acredita que o ser humano naturalmente precisa do auxilio material e moral de outras pessoas. Essas necessidades são diferentes de um ser para outro, originando a divisão do trabalho e a distinção de classes, o que traz desenvolvimento social e uma estabilidade no Estado. A essência do Estado é de uma sociedade de seres dessemelhantes e desiguais, onde a divisão do trabalho com a instituição indispensável da escravidão, já que o trabalho servil é incompativel com o homem livre.
A divisão do Estado em classes sociais para Platão deveria ser vividida em três, tendo elas a dos flilósofos, a dos guerreiros e o dos produtores.
Os filósofos são incubidos de dirigir a república, já que eles contemplam o mundo das idéias, sabem orientar a sociedade racionalmente por conhecerem a ordem ideal do mundo.
Os guerreiros têm o dever de defender o estado de ameaças externas e internas. São eles os que devem fazer valer a ordem estabelecida pelos filósofos....
Por fim os produtores conservam a economia do estado. Eles são os agricultores e atesãos que devido a incubência material eram considerados com desprezo por Platão.
Platão não dispensa os interesses particulares, mas esses interesses entram em contraste com os ideais coletivos, estatais e sociais que são superiores na ética e que devem ser considerados primeiro.
O estado é um organismo ético-trancendente e tem como primordial o fim pedagógico-espiritual, assim tendo a educação em suas maõs. As escolas têm o dever de ensinar virtudes ao homem, sendo direcionado para as classes superiores, o material é algo secundário e menos importante assim como o militar. Para os que se interessam estes últimos, a escola é dispensável, cabendo a eles apenas a obediência, terem suas almas concupisciveis sujeita a alma racional. Os políticos, assim sendo, devem se preocupar em espiritualizar os homens, serem sábios e pensadores, e não um homem prático e empírico.
Os pontos mais importantes na educação são a música, que também abrange a poesia e a história, e a ginástica. A música tem como fins práticos e morais equilibrar a alma, em contraponto à ginástica que tem como fim a fortificar o corpo. Este último não pode se prevalecer, já que ele não passa de um instrumento.....
Platão responde a essa pergunta em seu livro A República, escrito 500 anos, antes de Cristo.
Nele, ele descreve como deve ser a atitude do governante em termos ideiais, como deve ser a cidade por ele idealizada.
Ele diz, por exemplo, que aqueles que não querem se dedicar aos estudos, devem seguir a carreira da armas, ser militar ou guerreiro. Aqueles que continuarem seriam os filósofos, a assumir os cargos do governo apenas depois dos cinquenta anos de idade.
Nessa cidade, a criança deveria ser apenas criança, até os dez anos de idade, brincando.
Platão descreve nesse livro as alegorias da caverna, da reta e do sol e descreve o Mito de Er.
Toda a organização do Estado é por ele descrita nesse livro.
- Esse é o caminho.
@ Ajudou?