Qual a melhor forma de se fazer a manutenção geral de um PC?

Comprei um PC a 2 anos e gostaria de saber qual a melhor forma de se fazer uma manutenção geral no PC e quais programas eu poderia utilizar, levando em conta que eu queira organizar eliminar erros e adquirir desempenho.

Meu S.O. é o Win XP.

Comments

  • Olá Tiago. É o seguinte, por ter sido comprado a dois anos atráz atualmente ele já se considera umpouco ultrapassado (não considere isto como uma crítica em nenhuma impótesi).

    Mas há várias formas de melhorar o desenpenho do micro. Vou deixar algums links de download de programas que ajudaram nesta tarefa, e depois direi como ultiliza-los.

    Ccleaner: http://baixaki.ig.com.br/download/CCleaner.htm

    Revo Uninxtaller: http://baixaki.ig.com.br/download/Revo-Uninstaller...

    Baixe o Ccleaner, este programa limpa arquivos desnecessários no seu micro. Quando terminar o download instale o programa e clik em "Executar Limpeza" e ele fará a limpeza.

    E tbm baixe o Revo Uninstaller, este remover qualquer programa do seu computador, e servirá para vc desinstalar programas desnecessários no seu computador. (vc pode se perguntar porque eu não ultilizao o Adicioar e Remover programas do próprio Windows, mas isto se deve a ele não remover os componentes do Windows como Internet Explorer, WMP, e etc)

    Atualmente há vários programas com as mesmas fuções porém com o "tamanho" diferente. Um exemplo disto é o Adobe Reader, este lê arquivos PDF, e pesa cerca de 50 MB, e há o Foxit, este tbm lê arquivos PDF com quase todas as funções do Adobe Reader, e pesa apenas 2 MB. (link para download do Foxit: http://baixaki.ig.com.br/download/Foxit-PDF-Reader... )

    Outra dica é vc desinstalar o IE se ultilizar, e instalar o Opera, pois este é o melhor avegador e pesa apenas 6MB, enquanto o IE pesa 14MB. (link para download do Opera: http://baixaki.ig.com.br/download/Opera-Portugues-... )

    Já em gravadores de CD e DVD, o nero pesa mais de 100MB emquanto o CDBurner pesa uns 5MB, e a única desvantagem do Burner é que não faz slides (link para download do programa: http://baixaki.ig.com.br/download/CDBurnerXP.htm )

    E outra forma de melhorar o desenpenho do computador é vc desfragmentar do disco frequentemente. Para fazer isso vc deve seguir as instruções: Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do Sistema>Desfragmentador de Disco. E quando abrir a jenela vc clik em desfragmentar e espera.

    Para executar a verificação de erros e corrigi-los como vc quer deves ir em: Meu computador>Clik com o botão direito do mouse sobre disco local e após isto vá em "Propriedades", e vc deve ir na segunda aba e programar a verificação de erros para o próximo boot, e marque as duas opções.

    Espero ter ajudado...

  • Alguns programas que utilizo para deixar meu pc com boa saúde:

    Mas antes faça uma faxina em seu pc: apague arquivos, músicas, fotos, programas.... todas as coisas que vc tem, mas não utiliza, pois isso ocupa espaço e faz perder performance, depois passe esses programas:

    CCleaner - Um ótimo limpador de arquivos inúteis, vc ganhará megas ou até gigas de espaço no seu hd. É muito seguro, utilizo há uns 2 anos e nunca tive problemas.

    Wise registry cleaner - Um ótimo limpador de registros, seguro e eficiente. Basta dar um SCAN e depois FIX, ele somente apaga as entradas realmente inválidas.

    RegSeeker - outro limapador de registro muito seguro e eficiente, apague somente as entradas em VERDE, fazendo isso seu pc já melhorará muito.

    Advanced Windowscare - indispensável no seu pc, limpa arquivos inúteis, registro, spy... encontra os valores ideais para que seu pc rode redondinho.

    Depois de passar todos esses programas, obrigatoriamente DESFRAGMENTE SEU PC, pois isso dará uma ótima acelerada no seu sistema. Faça todo esse processo a cada 15 dias no máximo e seu pc gozará de boa saúde. Boa sorte.

  • Já que você está falando em software, vamos lá.

    Primeiro de tudo os programas de segurança. Muitas pragas deixam os PCs lentos, então você pode usar o AVG ou Avast, que são free, para eliminar os vírus mais comuns. Depois usaria o AVG anti-spyware e/ou Spybot Search&Destroy para limpar o PC dos malwares ou pragas mais "poderosas".

    Outra maneira de se ganhar desempenho é eliminando entradas inválidas do registro do Windows e arquivos do TEMP. Claro que mexer no Registro do Windows requer experiência e atenção, mas você pode usar o CCleaner, também free, que ele faz as duas remoções que citei.

    Para organizar melhor os arquivos eu recomendo primeiro usar o DEFRAG do Windows, e depois instalar o Google Desktop Search e/ou o Picasa.

    Por último, eu recomendo que você use o modo de melhor desempenho do Windows, que deixa o PC com o visual clássico, mas com as funcionalidades do XP. Para isso, vá em Painel de Controle > Sistema. Clique na aba Avançado. Em Performance, clique em Configurações, escolha Ajustar para um melhor desempenho e pronto.

    Ao meu modo de ver o uso do modo clássico não é nada demais, o XP continua bom do mesmo jeito.

    É uma maneira totalmente free de obter melhor desempenho. Feliz 2008!

Sign In or Register to comment.