Roteiro pela Itália. Quem pode me ajudar ?
Vou viajar para a Itália em junho de 2012, onde pretendo ficar por cerca de 15 dias. A idéia é sair e voltar por Roma, partindo do Rio de Janeiro. Preciso de sugestão de roteiro rodoviário, pois entendo que o aluguel de carro seria vantajoso. Tenho interesse nas regiões da Toscana e da Ligúria, mas quero ver paisgens e não museus e igrejas, já que a arte não é o meu forte. Quem já tiver visitado esses lugares poderia me ajudar a traçar um roteiro interessante ?
Comments
Caríssima,
Apresento, para sua apreciação, o roteiro a seguir indicado. Nessa configuração, utilizar-se-ia a Alitalia como meio aéreo, o que permitiria a saída diretamente do Rio de Janeiro e o retorno também para a mesma cidade. O veiculo seria retirado no Aeroporto de Roma (Fiumicino) e devolvido em um dos aeroportos de Milão (Linate ou Malpensa), embarcando-se em vôo da Alitalia com destino a Roma, onde dar-se-ia o desembarque para uma estadia de dois dias, embarcando-se novamente, no mesmo aeroporto para a volta ao Brasil. O roteiro, assim, seria o seguinte:
1º dia – 15.06.2012 - Saída do Rio no vôo da Alitalia às 14:45 hs., com chegada a Roma às 07:10 hs. do dia seguinte.
2º dia – 16.06.2012 – Retirada do veiculo no aeroporto e viagem com destino a Sinalunga (230 km) – Hospedagem.
3º dia – 17.06.2012 – Passeio em Siena
4º dia – 18.06.2012 – Passeio em San Gimignano e Volterra
5º dia – 19.06.2012 – Passeio em Montalcino, Montepulciano e Monteriggione;
6º dia – 20.06.2012 – Passeio em Florença
7º dia – 21.06.2012 – Saída de Sinalunga com destino a Santa Margherita Lígure (309 km) - Hospedagem
8º dia – 22.06.2102 – Passeio em Cinque Terre
9º dia – 23.06.2012 – Passeio em Rapallo e Portofino
10º dia – 24.06.2012 – Saída de Santa Margherita Lígure com destino a Como (209 km) - Hospedagem
11º dia – 25.06.2012 – Visita às cidades em torno do Lago de Como
12º dia – 26.06.2012 – Saída de Como com destino ao Aeroporto de Malpensa (60 km). Devolução do veiculo e embarque com destino a Roma (15:15 hs.). Chegada (16:30 hs.) e traslado a Hotel - Hospedagem
13º dia – 27.06.2012 – Roma
14º dia – 28.06.2012 – Roma
15º dia – 29.06.2012 - Saída de Roma (22:30 hs.) com destino ao Rio de Janeiro
16º dia – 30.06.2012 - Chegada ao Rio de Janeiro (05:30 hs.)
Caso o número de dias seja excessivo, sugere-se a retirada de Como do roteiro, partindo-se de Santa Margherita Lígure para o Aeroporto de Linate, com embarque para Roma. A configuração ficaria assim:
10º dia – 24.06.2012 - Saída de Santa Margherita Lígure com destino ao Aeroporto de Linate (180 km), para embarque em direção a Roma. Saída de Linate às 15:00 hs. e chegada a Roma às 16:10 hs., ou outra opção com saída às 17:00 hs e chegada às 18:10 hs.
11º dia – 25.06.2012 - Roma
12º dia – 26.06.2012 - Roma
13º dia – 27.06.2012- Embarque com destino ao Brasil (22:30 hs.)
14º dia – 28.06.2012 - Chegada ao Rio de Janeiro (05:30 hs.)
Obs.: Esse roteiro leva em conta o seu interesse por paisagens, daí porque se reduziu as visitas a locais como Florença e Siena, onde estão presentes importantes elementos artísticos, especialmente da época do Renascimento.
Ola Bonnie
Saindo de Roma - voce pode ter como destino final Firenze (Florença) e eu faria o seguinte:
Subiria de carro pela regiao de Chianti (dos vinhos) passando pelas seguintes cidades:
Orvieto
Montepulciano
Pienza (uma das cidades mais lindas da Toscana)
Montalcino
Siena
San Giminiano (a mais charmosa)
Greve in Chianti (uma das principais cidades que fabricam o vinho Chianti)
Firenze
Na volta, como voce estarà aqui no verao - eu desceria atè Roma - porém pelo mar, conhecendo as seguintes cidades:
Pisa
Livorno
Castiglioncello (a praia mais linda)
Rosignano Solvay (tem uma praia de areia branca)
Piombino (de là dà pra ir atè a Ilha de Elba, caso tenha tempo)
Follonica (praias também lindas)
Grosseto
E de là Roma
Abraços e boa viagem!!!
olà , eu sou italiana mas moro no brasil.. o meu conselho seria de voce fazer os percurso de trem e nao de carro.. em primeiro lugar a gasulina na italia por emquanto ta um absurdo de preco, mais de 3reais e 50 cent por litro... a isso voce tem que adicionar o custo do aluguel e das pedagem que nao sao baratas! a linha de trem è boa, vai em toda a italia e para em todas as cidade e nao è cara!
voce vai em junho, uma otima temporada pra viajar na italia pois là è verao e voce pode curtir as praias e os lugar mais bonitos! roma è uma cidade que oferece muito pra voce ver.. mas alem de ser longe da praia acho que 4 dias em roma ja da pra ver tudo rsrs
lugares lindo pra festar e curtir paesagem sao com certeza as duas ilhas malhor, sicilia e sardegna, da pra ir de trem e de navio, nao è tao longe.. voce pode procurar os percursos pela internet!
espero ter ajudado