Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico?

Acordo Ortográfico: estás de acordo ou estás contra?

Porquê mudar a escrita da nossa língua tal e qual a conhecemos agora? Qual o interesse de unificar a língua portuguesa? Só vejo interesse por parte das editoras e nada mais.

Porquê alterar a escrita de tantas palavras e suprimir a acentuação em outras tantas? Não entendo.

Por isso assinei a petição online: esta petição chama-se Manifesto da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico, nesta página além de assinares podes ler mais info sobre o que pretende esta petição, alguns ilustres conhecidos e mais de 5000 ilustres desconhecidos já assinaram.

Para assinar a petição/manifesto:

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolingua...

Um abraço a tod@s!

Update:

Juliana:

É verdade essa petição é dirigida às autoridades máximas em Portugal, as que podem alterar esse acordo por isso é necessário o número do Bilhete de Identidade (creio que o equivalente no Brasil se chama Cédula de Identidade); obrigada pela força!

Comments

  • Assisti ao debate na televisão mas se o objectivo era esclarecer o povo "ignorante", acho que foi um falhanço completo. Eu, sinceramente, fiquei ainda mais baralhado do que estava.

    Agora uma coisa é certa, eu não tenho mais dificuldade em entender um brasileiro do que qualquer outro falante da nossa língua. E se é verdade que a língua é "propriedade" de todos seus falantes também é verdade que a sua matriz está em Portugal, quer queiram quer não. A língua não pode ser objecto de comércio. E só isso me basta para assinar a petição.

    Pé****, boa malha. Força!

  • Pelo que entendi lá na página, eu como brasileira não posso assinar (bilhete de identidade?!), mas vou ficar na torcida pra que a petição vingue e que esta reforma ortográfica seja jogada no lixo. É absurdo querer aproximar dois idiomas distintos como o brasileiro e o português, os gramáticos deveriam seguir os conselhos dos lingüistas e normatizar o idioma do Brasil, aproximando nossa língua falada da escrita, porque do jeito que está hoje, o português aprendido na escola é basicamente uma língua estrangeira, totalmente desconectado da língua materna dos brasileiros.

  • vou lá assinar também

  • Sou contra ESTE Acordo Ortográfico, com certeza. Que deverão haver ajustes, tal como tem havido ao longo dos séculos, de acordo, mas o quererem aproximar a Língua Portuguesa á Brasileira, acho um absurdo.

    Cada país tem a sua cultura, a sua expressão própria, não há interesse em impôr um esquema contra-natura.

    Haverá situações que concordo (tirar o "C" de "acção"), mas daí até generalizar... O "C" de "facto", por exemplo, será uma má opção!

    Na grande maioria discordo do Acordo Ortográfico!

    Bem hajam!

  • Amiga,

    algo entendí pero me cuesta, la verdad tu manifestación es con derecho! te felicito! me encanta mucho el Portugues, estoy pensando en aprenderlo...me gusta mucho, la familia por parte de madre son de Portugal y me parecio tan bonita la ciudad y su lenguaje....

    bueno un beso y **ídate mucho

  • Eu acho que , pelo menos, por parte dos brasileiros, o que queremos não é igualar a língua portuguesa que falamos com a de outros países que falam a mesma língua. O que se deve fazer, aqui, no Brasil, é se criar a língua brasileira, uma língua bem diferente da falada de outros países. O que se deve fazer é compreender e normatizar todos falares e variantes do português falado no Brasil e se criar uma língua brasileira, com toda a rica influência do tupi-guarani e outras influências trazidas pelos imigrantes que ajudaram a compor a nação brasileira. O português do Brasil é muito rico, tem uma variedade enorme de palavras e sinônimos, devido a imigração maciça em décadas e séculos passados. Digamos "Não" à unificação da língua e "sim" para a criação da língua brasileira.Eu creio se fosse feito um plebiscito aqui no Brasil, certamente, seria o que o povo deseja, criar-se uma língua do Brasil. O Brasil tem autonomia cultural para fazer isto. Há uma forte , rica e bem delineada cultura brasileira, por que não haver também uma língua própria,um patrimônio verdadeiramente nosso?Uma língua portuguesa cada vez mais distante da matriz, até se tornar um outro idioma, como ocorreu na passagem do latim para as línguas neolatinas.

  • Totalmente contra esse acordo.Vou assinar essa petição.È ridículo querem altera a Língua Portuguesa agora.Concordo com você e com os outros.

    Kisses!!!Um abraço.

  • Suscribo vuestro manifiesto querida Perola: estoy a favor de la variedad lingüística y en contra de la simplificación absurda que tratan de imponeros. Viva la lengua portuguesa tal y como está, es bella y sería absurdo cambiar nada en ella.

  • Pé****

    Louvo sua atitude, mas nossa língua não tem lógica, nunca sei porque se escreve de uma maneira e nem porque se escreve de outra.

    Será que algo não tem que ser simplificado.

    Me perdoe se não sou conhecedora profunda do assunto, mas ficaria grata se me esclarecesse o que não sei, antes de assina

    Pé**** querida, sem dúvida, depois de ser ricamente esclarecida por você via e-mail, de que se trata da modificação da língua portuguesa de Portugal e países de colonização portuguesa, lógico que endosso e assino o que manife4sto.

    Vocês portugueses usam corretamente a língua e não teria porque mudar.

    Desculpe minha ignorância.

  • En el lugar donde vivo (Asturias) pasa algo parecido por lo que pude entender del texto. No hablo portugues pero se parece en algunas cosas al Bable y además entiendo el Gallego :)

Sign In or Register to comment.