Sobre máscaras. Quem instituiu que caridade é feita de restos?

Resto de tempo, de comida, de sobras, de paciências.

Os mesmos que recebem a sopa noturna do meio da semana, estarão famintos no sábado e lhe roubarão, quando você sair para jantar.

O inútil beija-flor não vai apagar incêndio nenhum, mas vai cantarolar sua 'façanha' aos pobres animais fugitivos. Antes tivesse bicado o infeliz que jogou o cigarro e iniciou o fogo.

Qual será a verdadeira caridade?

Fingir que se é bom é mais útil coletivamente do que ser realmente bom?

O que você, educada e respeitosamente opina sobre caridade?

*** Não negativo ***

Comments

  • Valmir

    É claro que ser bom naturalmente seria o ideal, porém cada um de nós tem sua história de vida e guarda em si seus desamores, angústias, culpas, traumas etc, e estes se mantém pela vida toda (às vezes). Então, precisamos sim usar máscaras para esconder o que temos de mau dentro de nós, senão o mundo seria realmente o caos.

    Mas, como imagino que não seja essa a essência de sua pergunta e sim de natureza política, concordo que caridade não é feita de restos, mas daquilo que melhor temos em nós, e uma destas coisas é o COMPROMETIMENTO com o outro, seja lá quem for este "outro" e sem imaginar que "outros" tem obrigação de fazer.

    E tudo isso, mesmo sendo feito de forma absolutamente boa, ainda será considerado e interpretado de outras formas.

    As máscaras são necessárias, Valmir!

    Não fossem elas, nem mesmo as sobras iriam fazer alguma diferença.

    Pois vivemos num mundo egoísta (inclusive eu e você), em que pensamos primeiro em nós mesmos para depois (E SE) pensarmos em outros.

    Temos uma grande experiência vivida ha pouco tempo sobre essa forma egoísta de ver as coisas, onde o EU, ou a MINHA PRESERVAÇÃO falou bem mais alto.

    Talvez os fins justifiquem os meios, mas o caminho até o tal fim, vivendo esta forma de egoísmo talvez seja muito mais árdua do que ter usado as tais máscaras.

    A caridade se faz de diversas formas, e muitas vezes não há necessidade de ser vista e revista.

    Um sobra pode significar muito a alguns, e nada a outros.

    Lixo de uns.........luxo de outros.

    Cada caso é um caso, Valmir.

    O abrigo, o banho, a comida ou a sopa noturna pode ser uma pequena forma de "acariciar" aqueles que, POR OPÇÃO DE VIDA, resolveram viver na solidão e na humildade.

    O mesmo pode ser a fonte de ódios e vinganças.

    A verdadeira caridade é aquela em que damos ao outro o que ele necessita, naquela hora, e do jeito que for melhor pra ele e recebemos de volta um abraço, um olhar, um sorriso.

    Quem instituiu que caridade é feita de restos fomos nós mesmos, com o desinteresse pelo outro, e pelo nosso egoísmo.

    Beijos

  • Nao sao restos. Os ingredientes da sopa noturna sao comprados frescos, a cesta basica eh composta de produtos que encontramos em nossa casa e gostamos de comer, como queijo, yogurte, carne, coisas que nao se encontram nas cestas basicas dos supermercados.

    sobre as boas acoes, entendemos o que diz a Palavra para nao chamar atencao de que estamos ofertando, doando, ou ajudando. Fazemos para Deus e Ele sabe o que fazemos se eh de coracao por amor ao proximo, ou com segundas intencoes.

    Shalom,

  • Sabe, Valmir, este é o assunto que já me rendeu várias discussões (sadias) com o Coxinha, que sempre se mostrou contra a doação em época de Natal, por exemplo, sendo que deveria ser feita a todo instante.

    Eu defendo a ação caritativa de qualquer forma.

    Seja por fingimento, como você diz, seja por real doação do ser que ama e se compadece daquele que é menos afortunado.

    E por que eu defendo?

    Defendo porque e qualquer maneira a necessidade existe e precisa de socorro.

    Não interessa se o cidadão é caridoso pra depois abater um percentual X no IR.

    Não importa se é caridoso apenas no Natal.

    Não importa se é caridoso com os "restos" que lhe faltam e nunca faltará.

    Importa é fazer.

    Importa é ser consciente de que vivemos num mundo desigual e que muitos dependem da nossa atenção.

    Pegando o exemplo do Coxinha, que é contra as doações só no Natal.

    Quisera que todos doassem no Natal!

    Um quilinho que fosse.

    Você já pensou no estoque maravilhoso que uma instituição irá ter por vários meses?

    Isso significa que não precisam preocupar-se com comida para matar a fome daqueles que lá estão.

    O dinheiro que seria usado para comida, passa a ser destinado a outros fins.

    Então, se não existe a consciência de que precisamos partilhar o que temos, e não apenas destinar os nossos "restos" aos outros, paciência!

    Mas, mesmo assim, que faça alguma coisa.

    O que não pode é ficar de braços cruzados e não fazer nada.

    O ser bom, neste caso específico, só vale, quando se envolve os outros a serem bons também!

    A bondade não pode ser egoísta, como também, uma andorinha só não faz verão.

    A emergência existe, e não podemos esperar nossas crises existenciais passar para depois ligar para o 190.

    Beijo!

  • Caridade deve ser espontânea e principalmente SECRETA. Digo isto porque sempre vemos famosos, políticos, grandes empresas fazendo enormes campanhas de caridade...e no entanto sempre me resta dúvida destas caridades...tem cheiro de comércio no ar. Será que 100% do dinheiro arrecadado vai mesmo para a causa patrocinada? Ou será que vai apenas uns 15%, sendo o resto destinado para "custos operacionais"???

    Eu faço caridade com regularidade, mas ninguém de meu circulo próximo sabe...nem família, nem amigos, nem colegas de trabalho...e porque faço assim?

    Para meu próprio Ego não inflar...e acho que estou no caminho correto.

  • Olá,

    Vou passar uma parte de um texto que fiz para meu Blog.

    "Quem somos? Para onde vamos? Qual o nosso propósito? Perguntas que nos mostram a simplicidade das coisas que não tem resposta ou pelo menos não nos apresentam respostas claras e objetivas como gostaríamos que fosse, mas enfim se descobríssemos quem realmente somos será que isso nos agradará? Ou maquiaremos a verdade para algo que seja melhor aceito nessa sociedade de poucos valores que vivemos hoje? Mais e mais máscaras, usamos tantas máscaras para esconder o que somos que até esquecemos nossas reais feições, então fica a questão somos o que gostaríamos de ser? "

    Pois é quem numca se preocupou com sua carteira quando passou por aquele mendingo sujinho da esquina que atire a primeira pedra...

    Todos querem fazer atos de benevolencia , mais principalmente por que isso e bem visto pela nossa sociedade, me diga no que adianta a pessoa ir lá levar a sopa, ai chega em casa e paga um salario de fome para a sua empregada doméstica? Ou explora seu subordinado?...

    Quer saber qual e a verdadeira caridade?

    Acho que esta em votar corretamente, nós não precisamos tirar dos bolsos para ajudar ninquem, isto tudo já esta estipulado na CONSTITUIÇÃO temos e que cobrar o governo, para o governo gerar emprego, saude, previdencia social e etc... Sei que tudo isso e meio que Utopia, mas se a gente acertar a politica nacional com certeza ninquem mais precisaria de sopinha ou de doações de cobertores....

    Abração!

  • nunca será resto se o teu coração dói pelo próximo,mas se for com interesse é melhor nem dar.pois como diz 1º corintios 13 ,o mais importante é o amor.

  • Essa é uma questão muito séria, e tem algumas variantes. Vou apresentar duas:

    1) A esmola torna o recebedor dependente. Ele passa a ter "proatividade" somente como "pedinte".

    2) Por ser um modo relativamente fácil de sobreviver (as pessoas acabam acostumando-se a pedir esmolas), pode representar uma maneira errada de co-dependência: você me ajuda e eu páro de lhe "encher o saco". Algumas pessoas dão a esmola para "livrar-se" do "problema." Não estou dizendo que seja o seu caso, apenas estou generalizando uma situação, ok?

    Mais importante que dar o pão, é ensinar a fazê-lo. Particularmente sou mais favorável ao apoio do VOLUNTARIADO, através de ONGs sérias. E existem ONGs sérias. É só procurar. Com certeza, deve existir uma próxima de seu bairro ou cidade.

    Considero essa, a melhor forma de ajudar.

    A esmola pode ser uma ajuda momentânea, concordo. Mas ela não ataca a causa do problema. Só abrange a consequência.

    Veja, da internet:

    A esmola transformou-se numa forma de sobrevivência de norte a sul do País. Seja pela incapacidade do estado de prestar assistência efetiva aos necessitados, ao desemprego ou aos salários baixos, esse tipo de caridade já chega a faturar R$ 2,1 milhões por mês só na cidade de São Paulo. Para muita gente, rende mais implorar uns trocados, sob sol e chuva, do que batalhar pelo salário mínimo de R$ 350 por mês. Diante desse quadro, colocamos para o debate: Dar esmola é fazer o bem?" (do site http://www.jornaldedebates.ig.com.br/deb...

    CARPE DIEM PARA TODOS, TODOS OS DIAS!

  • Leia a parábola do Bom Samaritano.

    Talvez o melhor exemplo deixado por Jesus quanto a caridade.

  • A verdadeira caridade não consiste em dar esmolas, ou restos de comidas ou roupas velhas, ou sopão uma vez por semana. Não, a verdadeira caridade está em vc sorrir para aquele mendigo sujo, fedendo a coco, estender suas mãos para ele , abraçá-lo, beijá-lo, dar uma roupa do seu armário em bom estado e que vc ainda use, calçá-lo , alimentá-lo, saber se ele toma algum remédio e comprar e se preocupar e doar sempre. Não importa se a sopa quentinha é só uma vez por semana, o importante é que vc está fazendo sua parte, se ele vai matar, roubar, é problema dele. Leia O Bom Samaritano, vc vai ter uma idéia do que é ser caridoso. A verdadeira caridade ela flui, quem a pratica nem sente . É maravilhoso, ver nos olhos dessas pessoas que dormem ao relento, a alegria quando vêem as pessoas que deixam suas casas , seus afazeres, seu programa de televisão, para servir um prato de sopa e um pão. Quando fazemos feirinha, as roupas doadas são lavadas, costuradas, com botões pregados e perfumadas, valor de um real. Pois para eles é importante comprar .

  • é uma boa questão.

    doar nem sempre é ser caridoso.

    por exemplo:

    as doações recolhidas de casacos nos EUA e na Europa que são vendidos no quilo na África e falem empresas isso é caridade?

    Doar alimentos aos países dos quais o FMI fez com que a agricultura falisse, gerando a fome é caridade?

    Existem questões maquiavélicas por trás de muitas caridades que os olhos desatentos não enxergam.

Sign In or Register to comment.