Suponha que uma célula humana com 46 cromossomos,a mitose seja interrompida na metáfase,e em outra célula humana a interrupção ocorra na anáfase.Com quantos cromossomos ficará cada uma das células?
Interrompendo a mitose na metáfase, os cromossomos duplicados não foram separados. Então, teremos 46 pares de cromossomos iguais (duplicados), ainda unidos entre si.
Parece um tipo de pegadinha, por causa da diferença entre o conceito de CROMÃTIDE e o de CROMOSSOMO. Pesquise a diferença entre essas duas palavras, acho que ajudará.
Se não me engano, falando em cromátides teremos 92 nos 2 casos, mas, falando em cromossomos, teremos 46 no primeiro e 92 no segundo.
Comments
Não sei determinar com precisão..mas a célula precisa se dividir por completo na meiose para gerar os gametas de 23 cromossomos.
Hum,infelizmente não sei te responder,pois faltei para namorar,quando o professor de biologia deu esse assunto.
Eis o que eu acho:
A duplicação dos cromossomos ocorre na interfáse, logo antes de começar a mitose. Ou seja, ocorre antes da metáfase ou da anáfase.
A metáfase é a fase em que o fuso mitótico "agarra" os cromossomos duplicados pelo centrômero (acho que esse é o nome) e os arrasta até o meio da célula, alinhando-os para depois poder separá-los. Mas os cromossomos duplicados só serão separados na anáfase.
Interrompendo a mitose na metáfase, os cromossomos duplicados não foram separados. Então, teremos 46 pares de cromossomos iguais (duplicados), ainda unidos entre si.
Interrompendo a mitose na anáfase, os cromossomos duplicados já foram separados, mas a mitose não foi completada, e, portanto, todos continuaram dentro da mesma célula (não ocorreu a telófase, a célula não se dividiu em 2). Assim, teremos 46 cromossomos duplicados separados, ou seja, 92 cromossomos, sendo que metade é redundante (repetida, só 46 são únicos entre si).
Parece um tipo de pegadinha, por causa da diferença entre o conceito de CROMÃTIDE e o de CROMOSSOMO. Pesquise a diferença entre essas duas palavras, acho que ajudará.
Se não me engano, falando em cromátides teremos 92 nos 2 casos, mas, falando em cromossomos, teremos 46 no primeiro e 92 no segundo.
42 e ele vira um macaco...
As céluas somáticas humanas têm 46 cromossomos.
Na metáfase, as cromátides estão unidas na região centromérica.Nesse momento então, temos 92 cromátides já que houve a duplicação na fase S do ciclo celular. Se adivisão parar nessa fase, serão 92 cromossomos, embora ainda unidos na região do centrômero.
A anáfase começa com a separação dos centrõmeros e o inÃcio da migração dos cromossomos para os polos opostos, 46 para cada polo. Mas a célula ainda não se dividiu em duas. Só vai dividir completamente após a citocinese. Então se parar na anáfase, terá dois lotes de 46 cromossomos, separados, mas ainda em uma cáelula unica.
Não sei se ajudei.
Beijos
Sinto muito, Nick, mas não é minha área.
Boa semana.