não entendi..!?

Suponha que uma célula humana com 46 cromossomos,a mitose seja interrompida na metáfase,e em outra célula humana a interrupção ocorra na anáfase.Com quantos cromossomos ficará cada uma das células?

Comments

• Não sei determinar com precisão..mas a célula precisa se dividir por completo na meiose para gerar os gametas de 23 cromossomos.

• Hum,infelizmente não sei te responder,pois faltei para namorar,quando o professor de biologia deu esse assunto.

• Eis o que eu acho:

A duplicação dos cromossomos ocorre na interfáse, logo antes de começar a mitose. Ou seja, ocorre antes da metáfase ou da anáfase.

A metáfase é a fase em que o fuso mitótico "agarra" os cromossomos duplicados pelo centrômero (acho que esse é o nome) e os arrasta até o meio da célula, alinhando-os para depois poder separá-los. Mas os cromossomos duplicados só serão separados na anáfase.

Interrompendo a mitose na metáfase, os cromossomos duplicados não foram separados. Então, teremos 46 pares de cromossomos iguais (duplicados), ainda unidos entre si.

Interrompendo a mitose na anáfase, os cromossomos duplicados já foram separados, mas a mitose não foi completada, e, portanto, todos continuaram dentro da mesma célula (não ocorreu a telófase, a célula não se dividiu em 2). Assim, teremos 46 cromossomos duplicados separados, ou seja, 92 cromossomos, sendo que metade é redundante (repetida, só 46 são únicos entre si).

Parece um tipo de pegadinha, por causa da diferença entre o conceito de CROMÁTIDE e o de CROMOSSOMO. Pesquise a diferença entre essas duas palavras, acho que ajudará.

Se não me engano, falando em cromátides teremos 92 nos 2 casos, mas, falando em cromossomos, teremos 46 no primeiro e 92 no segundo.

• 42 e ele vira um macaco...

• As céluas somáticas humanas têm 46 cromossomos.

Na metáfase, as cromátides estão unidas na região centromérica.Nesse momento então, temos 92 cromátides já que houve a duplicação na fase S do ciclo celular. Se adivisão parar nessa fase, serão 92 cromossomos, embora ainda unidos na região do centrômero.

A anáfase começa com a separação dos centrõmeros e o início da migração dos cromossomos para os polos opostos, 46 para cada polo. Mas a célula ainda não se dividiu em duas. Só vai dividir completamente após a citocinese. Então se parar na anáfase, terá dois lotes de 46 cromossomos, separados, mas ainda em uma cáelula unica.

Não sei se ajudei.

Beijos

• Sinto muito, Nick, mas não é minha área.

Boa semana.

Sign In or Register to comment.