É difícil tocar violino, mesmo eu já sabendo tocar outros instrumentos (leia os detalhes)?
Eu tenho 18 anos, sou musico a mais ou menos 10 anos, nesse período, eu aprendi a tocar vários instrumentos, nunca tive dificuldade em aprender o básico de algum instrumento. "Oficialmente", eu sei tocar cinco instrumentos, (oficialmente está entre aspas porque eu sei tocar vários outros, mas os que eu sou bom mesmo são cinco, são os que eu tenho fácil acesso e com isso treino mais) são eles: Bateria, Guitarra (que eu considero meu principal), violão, baixo e teclado.
mas sempre fui apaixonado pelo violino, seu som sempre atingiu minha alma, sempre viajo quando escuto violino, seja ele clássico ou em musicas de rock. Por esse motivo, decidi comprar um violino, estou juntando dinheiro para comprar um, mas tenho medo de acabar sendo muito difícil...
então, gostaria de saber, em quanto tempo eu conseguiria tirar um som legal, e quanto tempo eu levaria para ficar, no mínimo, bom no violino?
dedicação para mim não é problema, pois sou apaixonado por musica e estou acostumado a ficar horas treinando em um instrumento que nunca vi, sempre quando vejo algo que faça um som, eu começo a fuçar...
Update:só mais uma coisa, não venham com essa de "procure um professor", pois minha cidade é pequena, e não tem professores de violino, mal existe de instrumentos comuns, e também, sou autodidata, aprendi a tocar tudo que sei sozinho, então levem isso em consideração.
Comments
Boas Amigo
Eu sempre digo isso: Cada instrumento tem a sua propria dificuldade.
Não é que o violino seja mais dificil do que outros instrumentos, mas sim o facto de que requer dedicação. E se vc tem dedicação, entao com certeza ira conseguir.
É assim, o violino não é bem como a guitarra ou o piano, em que vc consegue começar a aprender sozinho. É um instrumento delicado, e a postura é muito importante. Claro que eu aconselho sempre a encontrar um professor de violino, nem que seja para aprender o basico com ele. Mas se vc nao tem aí por perto, pode aprender na mesma. Tem varios videos no youtube que ensinam muito bem, e dão excelentes conselhos.
Agora é simples, se vc se dedicar mesmo, e dedicar umas 3h por dia tocando, em mais ou menos 1 ano, ja conseguira tirar um som porreiro do violino.
A minha dica é a seguinte: Se vc quer aprender mesmo violino, então faça-o, e dedique-se, e pode ter a certeza, que não vai ficar arrependido!
Vai em frente, violino não é nem de longe tão difÃcil quanto parece, ainda mais se você já tem contato com a musica, assim talvez seja mais fácil conseguir a afinação.
Eu toquei violino por um ano,e aprendi praticamente sozinho com o método, não achei tão difÃcil, mas eu já tocava outros instrumentos e já sabia ler partituras.