Quem responder primeiro, se conseguir, ganha os 10 pontos e 5 estrelas?

A palavra que define a nossa capacidade de colocar-se no lugar do próximo, compreender-lhe, assimilar seus sentimentos, ver as coisas com os olhos daquela pessoa. É uma das características mais importantes para a evolução espiritual do ser humano e é valorizada em muitas religiões mas frequentemente negligenciada pelos seus seguidores. É apenas uma palavra, mas uma palavra que vale muito.

Depois eu coloco o link de um tratado sobre essa palavra.

Update:

Obs.: Não negativo ninguém em minhas perguntas!

A única coisa que faço é denunciar os caminhõezinhos e os "2 pontos" ou um eventual spam!

Update 3:

Daniele e Evange Leigo, vocês estão certos também, mas o Carlos M foi o primeiro : )

Os detalhes postados pelo Evange-Leigo são interessantes e demonstram o fascínio que a empatia desperta nas pessoas!

Comments

  • Seria empatia?

    Os livros nos informam que empatia é uma condição psicológica que permite a uma pessoa sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstância experimentada por outra pessoa. E é isso mesmo. Ver o mundo com os olhos de nosso interlocutor. Inclusive ver a nós mesmos.

    Amigo, gostei do seu comentário, mas o que eu posso fazer se você nos trás palavras agradáveis e eu tento responder de forma correta e respeitosa, mas mesmo assim eu não conto com a simpatia de alguns deste espaço.

  • Sentimentu di empatia:

    Colocando-se no lugar do outro

    É possível compartilhar a dor que você observa em outra pessoa, mas que você nunca experimentou em seu próprio corpo?

    Neurocientistas dos Estados Unidos utilizaram as mais sofisticadas técnicas de imageamento cerebral para tentar descobrir a resposta a esta questão. Eles estavam interessados em encontrar os fundamentos do sentimento da empatia diretamente nos circuitos do cérebro.

    E eles encontraram, demonstrando que as pessoas capazes de sentir empatia - um sentimento geralmente descrito como a capacidade de se colocar no lugar do outro - sentem de fato o que percebem nas outras pessoas.

    Perspectiva do outro

    As imagens dos cérebros dos participantes do estudo mostram padrões similares de atividade neuronal quando as pessoas sentem suas próprias emoções e quando elas observam estas emoções em outras pessoas.

    O estudo sugere que uma pessoa que nunca experimentou de fato um sentimento específico visto no outro tem dificuldade em ter empatia por meio do mecanismo chamado "espelhamento," que usa a própria experiência anterior para avaliar o sentimento do outro.

    Em vez disso, a pessoa que sente a empatia utiliza um processo chamado "tomada de perspectiva," de natureza altamente inferencial.

  • Empatia, compaixao...sao palavras semelhantes e acho que se enquadram no teu texto.

  • Querido Subversivo, bom dia!

    Também pensei "na hora" em que li sua pergunta - EMPATIA!

    E apreciei muito várias respostas - pena que algumas já foram negativadas, mas tenho certeza de que não foi você!

    Gostaria de acrescentar, caro Subversivo, que, derivadas do grego "páthos", existem quatro palavras relacionadas com a sensibilidade emocional, espiritual:

    Antipatia

    Apatia

    Empatia

    Simpatia

    E, destas quatro, a mais bela, envolvente é a que você escolheu!

    Um abraço, meu caro Subversivo e

    BOM DIA!

  • Olá

    Você já achou o que queria, mas que tal essa opção:

    Alteridade!

    A palavra alteridade, que possui o prefixo alter do latim possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.

    A pratica alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc. Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas.

    Também nos faz pensar ...

    Felicidades!

  • Piedade.

    É a única palavra, para mim, que se encaixa na sua pergunta.

    Mas teríamos, amor, compaixão, e tolerância tbm.

    Se vc não sente a piedade, não "entra" no coração do próximo, nunca poderá compreende-lo e estar no lugar dele, não ?

    E o que traz este sentimento? O amor! Que é a Caridade!

    Abraço.

  • Amor

  • Compreensão.

Sign In or Register to comment.