Observando corpos celestes no espaço.?
Eu comprei um telescópio, ainda não chegou, só que eu já pesquisei sobre apontar o telescópio pro sol, disseram que da algum problema na visão, pois obviamente o sol tem um brilho muito forte, queria saber se tem algum problema de eu estar investigando o espaço, e sem querer olhar pra uma estrela bem brilhante, pode irritar minha visão ou algo do tipo? Pode ser idiota a pergunta, mas eu sempre quis ser um astrônomo, é bom ir conhecendo as coisas de pouco em pouco.
Comments
Nenhuma pergunta é idiota.
De qualquer maneira. nunca, mais eu digo "nunca" faça isso de apontar para o Sol com um telescópio e olhar para ele. Você ficará cego e fizer isso, as outras estrelas estão muito distantes e tem um brilho fraco. Você pode olhar tranquilamente. Se quiser olhar para o Sol use um filtro especifico para telescópios, ou então utilize o método de projeção (mais seguro). Sabe a lupa? Se você colocar uma lupa sobre o raios do Sol, irá queimar tudo o que estiver embaixo dela. Isso que acontecerá com seus olhos.
Abraços!
O Sol, a Lua cheia sem filtro lunar e superfÃcies brilhantes como prédios com vidro espelhado são os objetos que você deve evitar.
O Sol é obvio, existem filtros solares mas com exceção dos modelos da Coronado, Baader e da Orion não recomendamos.
A Lua durante a sua fase cheia também devemos usar um filtro lunar para diminuir o brilho. Não chega a ser tão brilhante como o Sol, mas é importante diminuir o brilho.
E as superfÃcies brilhantes também temos de ter cuidado. Inadvertidamente você pode apontar o telescópio durante o dia para um prédio com janela espelhada e focalizar o Sol. Isso vai causar danos a sua visão.
Se você quer observar o Sol sugerimos um telescópio solar como o Coronado PST:
http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodPro...
Isso não é pergunta idiota, e quando uma pessoa quer saber as coisas, nunca é idiota. Sim, o Sol pode afetar sua visão, os outros já responderam.
Saudações Astronomicas Charles!
Não acrescentarei mais detalhes pois sua pergunta ja foi respondida, só quero informa lo que existem lentes especÃficas para se observar o Sol e com elas você pode ver as manchas solares (não me.surpreendente que elas tenham sido avistadas pela primeira vez por Galileu Galilei)
hehe.
A estrela mais próxima da Terra após o Sol é Alpha Centauri é até mesmp ela você pode observar sem medo.
Só fique longe do sol e lâmpadas pois elas também causam um grande estrago.(uma vez tentando ver a potência do meu telescópio coloquei ele de frente pra uma lâmpada, isso sim foi idiotisse kk. mas não olhei diretamente, ainda bem*)
Preserve seus olhos, são os principais órgãos de um Astrônomo.
Estou preservando os meus :P pena que Galileu não pode dizer o mesmo.
Mas se eu tivesse na época dele e ninguém tivesse avistado as manchas solares ainda.. ah com certeza eu também perderia uma retina.
Desculpe pelo texto.
Desde já, ótimas observações para você e que a Força esteja contigo.
à totalmente seguro olhar para estrelas, com exceção do Sol é claro.
Ao contrário do Sol, essas estrelas estão muito distantes da Terra, impossibilitando que problemas de visão atinja nossos olhos.
Os telescópios aumentam o brilho dos corpos celestes.
Planetas, estrelas distantes, nebulosas, galáxias, aglomerados estelares entre muitos outros não oferecem riscos a nossa visão.
OBS.: nunca apontes teu telescópio para o Sol, pois seu brilho pode danificar a retina. Caso contrário danos irreversÃveis serão causados aos teus olhos.
Até mesmo a olho nu, o Sol pode nos cegar. Imagine com um telescópio que amplia e intensifica centenas de vezes seu brilho.
Não cometa o mesmo erro de Galileo Galilei, que ao apontar seu telescópio para o Sol, ficou cego.
Galileo teve danos irreversÃveis em sua retina e morreu cego.
Pergunta idiota é aquela que não é feita!
Pode olhar as estrelas pelo seu telescópio socegado, tirando o Sol todas elas estão muito distantes para provocar problemas de visões mesmo sendo vistas dos melhores telescópio, geralmente, telescópio são feitos mais para se observar planetas, satélites e nebulosas, quando você olhar para una estrela ela vai continuar praticamente idêntica, só que um pouco maior.