Se o tempo é relativo, como a idade do Universo é absoluta?
Se o espaço-tempo é curvo, o que significa que no Universo diferentes sistemas de partículas podem não compartilhar a mesma escala de tempo, pois esta é afetada pela gravidade e pela velocidade em que se encontra, ou seja, o tempo é relativo, como se pode afirmar que a idade do Universo é de 13 bilhões de anos, que é uma medida de tempo absoluta?
Como a idade do Universo é absoluta se o tempo é uma dimensão contida no Universo que possui diversas escalas de tempo? Em um buraco negro, por exemplo, onde o tempo estaria parado a idade do Universo não tenderia a infinito?
Comments
o que tem que ser considerado é que, o tempo de medida para existencia do universo na verdade o tempo não existeé uma invencao humana para situar-se atraves dos eventos que transcorrem durante um determinado intervalo.
é o tempo em relação ao utilizado na terra. fora deste contexto o tempo não é o mesmo, é uma invencao humana e fora disto tudo no espaco tempo naão passa de equações para situar o homem em um determinado evento.
O problema é a Inercia, meu amigo!!! Não se esqueçam que a energia, até mesmo a cinetica tem um resistencia, e quanto maior for a velocidade atual de um corpo, maior será a energia necessária para elevar ainda mais sua velocidade, mesmo sendo um átomo, como a energia necessária para aumentar a velocidade tenderá ao infinito, não será possível colocar este átomo na velocidade da luz, muito menos ultrapassá-la.
Tempo ? Oque exite na verdade é uma equação de eventos que levam a um determinado momento,como o efeito domino que pelo motivo que fez vc empurrar a primeira peça é o mesmo que derrubou a última peça cair...
Mas oque,que eu estou dizendo ? Vc tem razão... Meu deus a nossa vida é uma mentira...
Simples. O tempo não existe. Aliás, o universo também não. Nem eu, nem você. Então, pra quê se preocupar com essas coisas?
Afirmar que o universo tem 13 bi anos e dá um tempo a ele, como o tempo é uma medida absoluta de uma grandeza relativa, temos que essa idade seria, assim relativa.
Tudo é relativo, com uma exceção: essa própria regra; essa regra é absoluta.