Palitar os dentes, sim ou não ?

Ô, mania, a de criticar o palito de dentes

Editor do UOL Tablóide

Flávio Florido/UOL

Tem gente que vai virar a cara. Tem gente que vai dizer que o Editor é nojento. Um ogro. Um sem-educação. Mas tem coisas que só o Editor pode dizer. E ele o faz, com letras maiúsculas, minúsculas, entre aspas e com ponto de exclamação: "Viva o Palito de Dentes!"

A moça da embalagem do palito mostra que é possível usar o mesmo sem perder a elegância

É sério, gente. Poucas coisas no mundo têm sofrido uma perseguição tão implacável quanto o palito de dentes. Se o cigarro está sendo, aos poucos, banido de bares e restaurantes, o palito de dentes já é persona non grata neles há muito tempo.

Que argumentos levantam contra o indefeso palito? Que é anti-higiênico, que é feio abrir a boca na frente dos outros, que o fio-dental é muito mais bonitinho.

Vamos por partes, porque há muitos buracos dentários nessas teorias: primeiro, não há opção, na mesa, para o palito de dentes. Pense bem: puxar o fio-dental ao lado das pessoas é muito mais grosseiro que pegar o palito Gina na mão. Além disto, o palito é mais biodegradável, ou seja, é ecologicamente mais correto (e, normalmente, provém de madeira de reflorestamento).

"Ah, mas ninguém merece ver suas obturações, caro Editor". Claro que não. Por isso mesmo, o Editor por anos desenvolveu a técnica de palitar os dentes sem abrir a boca. Ele não precisa nem mesmo colocar aquela tradicional "mão-na-frente" .

Comments

• Estou em uma churrascaria. Termino de devorar pedaços variados de alcatra, de picanha, de costela. Sinto um pedacinho de carne infiltrado em meus dentes. Tento arrancar com a língua de leve. Inútil. Aspiro. Um ruído sai da minha boca. Shieeeeee! Os companheiros de mesa levantam os olhos. Estendo a mão para pegar o paliteiro. Sim, em churrascarias ainda existem paliteiros. Nos restaurantes mais finos, eles vêm encapsulados. Ou nem mesmo são colocados na mesa. Agarro um palito. A moça na minha frente me olha horrorizada. Lembro-me de todos os manuais de etiqueta. É proibido palitar os dentes em público. No máximo se pode palitar trancado no toalete, como se fosse um segredo inconfessável. Abandono o palito na mesa. Em seguida, penso:

– Por que é proibido palitar os dentes?

Não há motivo lógico para tornar o ato tão vergonhoso. Enfio o palito nos dentes, sob o olhar constrangido da mesa. Sorrio, deliciado. Existe coisa melhor que palitar os dentes após uma refeição?

Dizem que é feio fazer isso, fazer aquilo. Já não sei. Outro dia estava andando no condomínio. Um cachorrinho saiu de uma casa, correu, mordeu e rasgou minha calça. A moça – por sinal veterinária, como soube depois –, em vez de perguntar se eu estava machucado, gritou, furiosa:

– Desculpa.

– Rasgou minha calça! – respondi.

– O que você quer que eu faça, já pedi desculpa!? – revidou a dama.

Exigi uma calça nova. Não só por ser meu direito. Mas pela atitude dela, que nem se preocupou em saber se eu estava ferido. Dias depois, insisti em receber a calça. Um amigo torceu o nariz.

– Mas pode parecer mesquinharia.

– E daí, se estou sendo mesquinho? – respondi. – Então é feio exigir o que é justo?

Acontece sempre. Basta a gente pedir alguma coisa que é direito nosso, e que envolve uma pequena quantia, para receber cara feia. Quantas vezes em restaurantes são esquecidas as moedas, ou as notas mais baixas? Sem nenhuma explicação. Outro dia, no Shopping D&D, paguei o estacionamento. De troco, 1 real. O rapaz nem se mexeu. Foi preciso dizer:

– Pode me dar o troco, faz favor?

Atirou a nota nos meus dedos, como se eu fosse um monstro.

Há uma infinidade de coisas banidas da vida social. Comer frango com a mão, por exemplo. É delicioso agarrar uma coxa com as mãos! As regras de etiqueta até permitem, mas ninguém tem coragem. As pessoas ficam cortando pedacinhos com a faca, enquanto o osso **** no prato. E chupar o tutano? Quem nunca provou não sabe o que está perdendo. É uma delícia. Já me avisaram:

– Você vai ficar com a boca lambuzada.

– Lambuzou, lavou! – respondo.

Na trilha do frango, vai a manga. Cravar os dentes no caroço de uma manga bem madura é inesquecível. Todo mundo serve a fruta cortadinha. Existem frutas que nem são servidas diante de convidados. Jaca, por exemplo. Impossível comer jaca de garfo e faca. Resultado: ninguém mais oferece. Tem gente que acha feio até comer sanduíche com a mão. Já recebi muitos olhares de acusação, ao agarrar um cheeseburguer e meter os dentes, enquanto a pessoa na minha frente corta os pedacinhos. São tantas as falsidades que nem sei como me comportar. Outro dia cheguei a uma festa de aniversário e perguntei, alegre:

– Quantos anos?

A aniversariante virou a cara. Na hora do bolo, só uma vela solitária. Acabei comentando:

– Se ela botasse todas as velinhas, provocaria um incêndio!

Quase fui expulso.

Alguém me responda: como dar festa de aniversário sem que perguntem a idade?

Já me conformei. Se é para deixar de ser espontâneo, prefiro ser chamado de mal-educado. Pelo menos, a vida se torna mais confortável.

• Meu amigo perdoe,mas se eu ver um homem palitando os dentes,o encanto acaba na hora!

Tenho horror de ver alguém palitar os dentes,é tudo de ridículo!

Muito feio,tá com algo na boca incomodando?vá ao banheiro e palite,por favor,mas não na mesa.

Perdão para quem usa,mas tenho nojo e pronto!

Não é frescura,é uma coisa que não entra,só isso.

Beijos.

• Tu palitas Louva-Deus? Que feio! Sou a favor do fio dental e bem escondidinho, no banheiro. Logo depois uma boa escovação.

beijinhos

• KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Fica bonito pra ela aquele corte, ela está bonita. Só devia mudar aquela roupa marrom que ela u . s . a ., é muito ''quadrada'' E ela sorri, para mostrar onde os palitos devem ser usados. Não podem serem usados para estourar balões em festas infantis e assustar a criançada

• ahahahaha

Gostei desse editor. Bem despojado ele. rsrsrs

Bem, eu prefiro usar o velho e bom palitinho de

dentes do que o sofrível e bem visível fio dental.

E falo do fio dental dental, já que o fio dental

biquini é quase invisível, não-sofrível e bem

plausível para os verões quentes de nosso Brasil

querido. rsrsrs

• Oi colega!

Parabéns para o colega Teodoro!

Sem maiores comentários!

• prefiro colocar a tradicional (mão na frente) do que dar um sorriso com os dentes sujos.

• Querido amigo Amigo Oculto!

Excelente texto!

Muito interessante!

Qual seria esta técnica de palitar os dentes sem abrir a boca?

Fico só a imaginar...

Mas, convenhamos, ficamos entre a cruz e a espada: como sorrir sabendo que tem aquele pedacinho de carne bem entre o canino e o incisivo? Como enfiar o palito na boca? Enfiar a unha do dedinho mínimo? Nem pensar!!!

Difícil escolha...

Prefiro não sorrir...

• Pelo amor de Deus! Palito não!

É grosseiro, antiestético e estraga os dentes.

Vá ao banheiro e use fio dental!

Assunto encerrado. Detesto a idéia de ver alguém à minha mesa palitando os dentes.

LUZ!

• é preferível palitar os dentes em público do que obrigar as pessoas a verem todos o seu almoço... é bem mais nojento...

"o que é isto no seu dente?" Acho que é um grão de feijão, mas poderia tbm ser um pedacinho de brócolis"

que nojo!!!!

Sign In or Register to comment.