Lendas Brasileiras - A lenda do Curupira ou Caipora ...?

Personagem fantástico do folclore brasileiro. É representado por um anão de cabelos vermelhos e dentes verdes. Outras versões contam que seu pelo é verde.

É o protetor da flora e fauna, rei de todos os animais e costuma punir o lenhador que agrida a natureza sem necessidade ou o caçador que mata por prazer. Tem os pés voltados para trás que dizem ser um recurso natural que usa para despistar os caçadores, colocando-os sempre a seguir rastros falsos. É muito poderoso e forte.

Costuma enganar os caçadores e viajantes fazendo-os perder completamente o rumo certo, assobiando em seus ouvidos ou dando sinais falsos.

Em algumas regiões dizem que ele anda pela floresta montado em um porco espinho. É também chamado de Pai-do-Mato e Caapora.

Alguns dizem que encontrar o Caipora traz grande azar. Era conhecido pelos índios e jesuítas como Caiçara e protetor da caça e dos caminhos. No ano de 1550, o padre Anchieta dizia que o Caiçara maltratava com chicotadas os índios que se perdiam na mata. Em alguns casos chegava mesmo a matá-los. Os índios, para lhe agradar, deixavam para ele, nas clareiras, penas de pássaros, esteiras, cobertores e redes. Muitos acreditam que o Curupira é um espírito do mau.

É um mito comum em toda América Latina. Algumas tribos guaranis acreditam que ele é um monstro que come carne humana.

De acordo com a crença, quem vai entrar na mata, tem que se prevenir levando fumo de rolo para agradá-lo.

Nota:

Mito muito popular em todo Brasil principalmente no meio rural. De origem desconhecida, entre os índios já era conhecido desde a época do descobrimento.

Comments

• O Brasil está repleto de lendas e histórias que povoam o folclore brasileiro. Grande parte destas lendas dizem respeito à entidades sobrenaturais que povoam as matas e florestas, protegendo-os contra a ação de caçadores. A lenda da Caipora é, provavelmente, a mais conhecida do Brasil. Na maior parte do pais ela é conhecida como Caipora. Em algumas regiões do Norte e Nordeste ela é conhecida como Caapora ou Curupira.

Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560 dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhes agradar, deixavam nas clareiras penas, esteiras e cobertores.

• - Olá!

Nosso folclore é muito lindo e rico, pena que pouco conhecido e divulgado nos dias de hoje.

Já disse a você e reafirmo, essa série que você está postando sobre as lendas e o folclore brasileiro é ricamente fantástica! Parabéns!

Um grande abraço para você!

• Lembro que, quando criança, passavam uns "causos" na antiga rádio Nacional, algo como "fantástico e sobrenatural", não me lembro ao carto, fazem anos. Eu disse "anos". E sempre havia um ou outro conto sobre, mulas sem cabeça, assombrações, lobisomens e outros personagens fantásticos de nosso folclore.

Bom lembrar deles, estes personagens que nos povoaram a imaginação durante séculos.

Uma lição para as novas gerações.

• JÁ OUVI FALAR TAMBÉM QUE ESSE ESPÍRITO - NA MINHA REGIÃO, CONHECIDO COMO "FLORZINHA" - CURTE UMA "51" - "BOA IDÉIA PRA ELE!"!

MEU AVÔ ME CONTAVA, QUANDO EU ERA CRIANÇA, QUE, SE O CAÇADOR NÃO LEVASSE O FUMO E A AGUARDENTE, DEIXANDO-OS A BASE DE UMA ÁRVORE, ESTE NÃO TERIA SUSSESSO EM SEU INTENTO, POIS OS SEU COMPANHEIROS CACHORROS, NÃO OBEDECERIAM ÀS SUAS ORDENS, DEVIDO AS CHICOTADAS DA TAL "CAIPORA"!

COISA DE "CABOCLÔ" DO MATO, "TAPUIA VÉIO"!

Sign In or Register to comment.