Porque existe tantas denominações evangelicas????

Se dizem os salvadores do mundo, estão certos em tudo, mas tem o maior erro!! A DIVISÃO, existem tantas denominações evangelicas como a area da praia, e pior sempre estão certos no que fazem, principalmente na hora de lançar sua nova denominação evangelica. Cade a unidade, cade a comunhão, será que da pra seguir uma religião que prega Um So Deus deste jeito? Se vcs querem ser protestantes devem pelo menos botar ordem na casa. Isto mostra que os protestos de lutero eram sem razão, pois ele pregava o livre interpretação da bilbia e não livre fundação da igreja. Sejam um só, depois vai pensar em criticar o catolicismo,

PS.: Se for pra comentar um detalhe dito acima como: lutero disse....ou o papa é isso....o catolico é aquilo.....eu só quero saber porque tantas denominações evangelicas?? Pode ser ??

Update:

Interesante como esta passagem diz bem o termo "espalha".

(Mateus 12:30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Comments

  • Vc encontrará a resposta na bíblia em atos 20:29,30 e 2 pedro 2:1,3

  • O irmao disse que nao quer criticas mas sendo assim pq a fez?

    Sou evangelico. Sinceramente nao sei te dizer o porque de tantas denominaçoes... Ate em um ponto concordo com vc irmao, pois sendo todos irmaos, independentemente de religiao, professamos o mesmo Cristo, bom..

    Acredito ser por diferentes tipos de pensamentos, assim como da igreja catolica surgiram varios movimentos como disse o irmao la em baixo.

    Mas independentemente de religiao, acho que deveriamos estar preocupados em seguir os mandamentos do Pai nao acham: "Amaras o Teu proximo assim como amas a ti mesmo".. Em vez de criticar, perguntar se esta precisando de oraçao, em vez de ver os erros, pegar um dinheiro e dar para aquele irmao que esta precisando, nao emprestar, mas dar, em vez de falar algo que ira deixar ele chateado pelo resto do dia, falar algo que de forças pra enfrentar as lutas. ESSA é a UNIAO que Cristo que que tenhamos. Algo mais que um templo de quatro paredes ou uma placa em cima de uma igreja, ESSA ´´E A IGREJA DE CRISTO! Abraços! A paz!

  • Cara isso é cpmplicado hein. Uma parte do problema q posso te falar é o mundo em que vivemos hoje:. O liberalismo e a livre manifestação do pensamento.Basta a pessoa nao gostar da ideologia ou doutrina crista de determinada denominação e ela quer fundar a sua e pior, usa o nome de igreja evangelica. A reforma de Lutero foi alo muito pensado e trabalhado. Hoje ate mesmo a religiao é refem so capitalismo veja so q tem gente fundando igreja pra lavar dinheiro sujo. .

  • É simples.

    Imagine uma igreja centralizada e hierarquizada como a Católica. Existe um custo muito alto para sustentar a estrutura hierarquizada da igreja. A paróquia local tem que arrecadar fundos para si e repassar uma parte para a arquidiocese e assim por diante até a Sé em Roma. Como num modelo de marketing multinível, cada "franquia" da Igreja Católica paga tributo a unidade imediatamente superior, como se esse fosse um "franqueador".

    Nas igrejas protestantes o modelo é mais descentralizado. Obviamente, os pastores percebem que não há necessidade de repassar tributo a quem quer que seja. A idéia é uma estrutura mais horizontal, sem os custos de manter toda a hierarquia.

    Esse modelo de negócios tem um custo de administração e de estrutura bem menor do que o da igreja católica porém tem algumas desvantagens:

    1 - o franqueado, por ter mais liberdade, acaba percebendo que pode fundar sua própria "igreja" e repassar nada a quem quer que seja, ficando com 100% da arrecadação para si

    2 - é mais fácil fundar uma religião nova do que se associar a uma já existente. Se vc quiser abrir uma franquia da Assembléia de Deus ou da Igreja Universal do Reino de Deus, muito provavelmente vc estará ferindo alguma "reserva de mercado" pois o mercado da crendice está todo loteado.

    3 - A facilidade para abrir uma igreja nova é infinitamente menor do que para abrir uma empresa. A rigor, um simples estatuto declarando genericamente alguns preceitos religiosos registrado em cartório e vc registra sua igreja. Não requer nível superior ou qualquer instrução formal, nem mesmo em teologia. Qualquer um, isso mesmo, qualquer pessoa pode fundar uma religião.

    Lembre-se que por lei, as religiões são isentas/imunes de impostos. Para vc ter uma idéia, nem IPTU a igreja paga.

    Uma pessoa com pouca instrução mas com carisma e com boa comunicação encontra na fundação de uma igreja uma excelente oportunidade de ocupação. Se essa pessoa for empreendedora ela vai preferir fundar a própria igreja do que ser pastor (leia-se empregado) de outra. E assim as igrejas evangélicas proliferam.

    No caminho do trabalho para minha casa vi uma sala comercial fechada durante meses. Certo dia via a sala sendo reformada e fiquei feliz pois significava um novo empreendimento que traria empregos. Para minha surpresa, era uma igreja evangélica de uma denominação que nunca tinha visto antes. Passava todos os dias na porta e não deixava de admirar a persistência do pastor. Umas 3 ou 4 cadeiras de plástico, uma plataforma de madeira bem rústica e o pastor em cima largando o verbo. Um ou dois fiéias. Ele não desistia. Passados meses a igreja lotou de fiéias, portas de vidro blindado, ar condicionado, sistema de som e os ternos (agora completos) do pastor. Um sucesso.

  • vivemos num mundo regido por leis e regras criadas por homens, as leis foram feitas por motivo das transgressões, se ninguém fosse fazer algo de errado , elas não seriam feitas, o real é para ser isso, mas sabemos q muitos burlam as leis.

    No caso das denominações evangélicas, em todo lugar onde se há movimento financeiro, (entrada de dinheiro, seja por oferta, dízimo, quermese. festas etc) tem q haver um caixa e a Igreja se tornou perante a Lei uma pessoas juridica com CNPJ, que tem q recolher seus impostos, como qualquer empresa, mesmo ñ visando lucros. Então cada vez que uma nova obra é aberta, um novo CNPJ é feito, a denominação que congrego tem mais de 500 Igrejas no Brasil, todas com o mesmo nome, mas com CNPJ diferentes, pois cada uma responde pela q nela é realizado.

    e ainda por cima , existe uma regional, que averigua a local, e uma estadual, que averigua a regional, e uma nacional q averigua a estadual, para ver se esta todo andamento correto. e eu particularmente vejo o caso do casal Hernandes q pelos fatos ñ estavam andando conforme rege as leis do país, no fiscal. Deus, diz que não é para se preocupar q tudo q esta encoberto será revelado e q Seu julgamento começara por Sua casa. e que os escandalos viriam , mas ai daqueles por quem vier os escanda-los.

    por isso durmo em Paz, pois se os dirigentes das Igrejas, não se comportarem segundo a Palavra de Deus e as leis do governo, ira ser tudo revelado, mas cedo ou mais tarde, pois Deus só corrige e açoita aqueles a quem ama.

    O motivo é andar correto com a lei do governo de cada país,

    Pois espiritualmente falando todas pregam a Salvação em Cristo Jesus, só Nele, e em ninguém mais.

  • Ahhhhhh deixa os evangélicos em paz caramba ô coisa sô rs

  • Primeiro por causa das leis existentes no Brasil na questão de fisco.

    Depois pela questão que nem todos no corpo são braços ou pernas, a igreja necessita ter o corpo.

    Aqui onde eu tenho minha residencia, metade dos jovens deixaria de ser crente se tivesse que cantar os hinos da harpa cristã, por isso tem a Bola de Neve...cito como exemplo, uma igreja jovem de jovens. Uma renascer, também é uma igreja de jovem que eu já fui membro hoje estou na Assembleia de Deus, já fui do Brasil para Cristo, pra mim apenas a configuração de um nome, e quando vou nas demais igrejas sou recebido.

    Por isso não se preocupe, você pode ser da CCB que ora bastante, ore por mim. Você pode ser da Universal, ore por mim...

    Em todas o culto é para Deus.

    Quanto botar ordem na casa, com as leis que temos, um presidente de uma igreja não configura na outra, então não há como controlar. Há livro caixa, e um monte de reuniões que são feitas para o pleno controle das atividades da igreja.

  • Sou Católico, mas acho que as perguntas devem ser feitas para serem enriquecedoras, e não destrutivas. Lutero celebrou a separação dos Cristãos de Roma, mas nem por isso devemos criticá-los, apenas defendermos nossas Leis e Dogmas, caso queira, a não ser Dogmas de Fé. Esta é uma liberdade do mundo atual, e como eles não têm um Papa, conseguem se multiplicar por diversos canais. Já a Igreja Católica é única quem a divide é o leigo que acha que existe católico liberal e católico conservador, engano deste, ou daquele que se diz católico mas é a favor por exemplo do aborto, ou da união de homossexuais. Este não é católico, e também não existe católico praticante, ou é católico ou não é. A respeito de quantas denominações existem: é muito difícil contar isto, ninguém sabe isto, nem a Receita Federal, pois a maioria é de fundo de quintal, para evitar justamente os impostos, apesar de ter várias deduções por serem de cunho religioso. Mas não esquenta com isso, estude, estude, estude para não falar abobrinhas no YR. Não estou dizendo que falas, entendeu?

  • Divisão é só no meio protestante?

    Vejam as divisões da ICR:

    1. Catolicismo nominal ou social: o catolicismo romano da maioria não comprometida, aqueles que talvez nasceram ou se casaram na Igreja, mas têm pouco conhecimento da teologia e que são, na prática, católicos somente de nome.

    2. Catolicismo Sincretista ou eclético: o catolicismo que está misturado ou foi absorvido, em diferentes graus, pela religião pagã da cultura nativa em que ele existe [como, por exemplo, no México, Brasil - Bahia] .

    3. Catolicismo tradicional ou ortodoxo: o ramo poderoso e conservador do catolicismo romano que sustenta as doutrinas históricas da Igreja, tais como as que foram reafirmadas no Concílio de Trento no século XVI.

    4. Catolicismo moderado: o catolicismo romano do Vaticano II, o qual não é completamente tradicional nem inteiramente liberal.

    5. Catolicismo modernista ou liberal: o catolicismo romano “progressista”, posterior ao Vaticano II, que rejeita até certo ponto a doutrina tradicional.

    -------------------

    Resposta:

    o Cristianismo existe e é dele que fazemos parte. O Cristianismo é Universal. O católico Martinho Lutero, um dos expoentes da Fé Reformada, teve a coragem de protestar contra a venda de indulgências, um comércio que estava denegrindo o Cristianismo. A partir daí, o Cristianismo, sob a graça de Deus, seguiu seu caminho livre das heresias. A ruptura foi necessária num momento em que o catolicismo pretendia se estender por todo o mundo, sempre com a ameaça de colocar na fogueira seus opositores. Então o Cristianismo seguiu seu caminho com a verdade bíblica, tendo unicamente Jesus como Senhor, Mediador, Advogado e Intercessor, conforme as Escrituras

    Ter a Bíblia a norma de fé e prática do cristão não é uma afirmação dos crentes; é uma declaração da própria Palavra de Deus (Rm 10.17; 2 Tm 2.15; 3.16-17 ;4.2). Há muitas denominações registradas em cartório, mas existe unidade na fé em Cristo Jesus. Desprezamos dogmas criados por homens. Não comemos pelas mãos dos outros. Cada crente examina as Escrituras, e debate, e troca opiniões, assim como faziam os primeiros cristãos. Vejam: “Estes foram mais nobres do que os de Tessalônica, pois de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17.11). A Bíblia chama de “nobre” aquele que examina a Palavra e dela tira suas próprias conclusões. Somos uma só fé, uma só religião, uma só doutrina. Só adoramos o Santo dos santos, Aquele que morreu em nosso lugar. Não louvamos, nem adoramos, nem suplicamos a outros deuses (Mateus 4.10). Se alguma denominação ensina outro Evangelho, não faz parte do Corpo de Cristo, não é considerada cristã, não é Igreja de Jesus

    Fazemos o que Deus quer que façamos, ou seja, que nos dediquemos à leitura de sua Palavra, e nela meditemos dia e noite (Salmos 1), pois sabemos que "toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16-17). O acesso à Bíblia não é proibido na Igreja de Cristo. Qualquer um pode ler; tendo dúvida, pede ajuda aos mais entendidos. Para isso, há escolas dominicais e cursos teológicos. Todo crente deve saber manejar bem a palavra da verdade para apresentar-se a Deus aprovado (2 Tm 2.15). Deus não quer ignorantes de Sua Palavra. Podemos recorrer também ao Espírito Santo que não está preso numa redoma de ouro e guardado num cofre; Ele está em nós (Sl 51.11; Lc 11.13; At 2.4; Ef 1.13; Rm 8.9; 1 Co 3.16,19) e nos ajuda em nossas fraquezas, pois Ele é uma Pessoa (Rm 8.16,26; Lc 12.12; 14.26; 1 Co 2.13).Temos iluminação pessoal? E Jesus não disse que somos a luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13,14)? (Pr Airton).

  • È porque quando um fala mansa perde espaço em uma igreja ele precisa arrumar um jeito de continuar tirando dinheiro daqueles que estão com algum tipo de problema então ele monta o seu comércio em qualquer esquina e começa a falar bem alto perturbando os tímpanos dos transuentes.

Sign In or Register to comment.