Dúvida sobre acampamento. Quem responde?
Todos sabem que toda e qualquer curso de formação de soldados, sargentos ou oficiais sempre existe uma parte do curso q é o tal do "acampamento" no meio do mato. Sei muito bem q esse tal acampamento não visa "instruir" ou "treinar" o aluno mas na verdade verificar como ele reage a esta provação.
Se que por mais durão, machão e fisicamente praparado q seja o cara, o organismo humano entra em colapso quando submetido a privação de sono, privação de água/comida, hipotermia e excesso de esforço físico.
A minha pergunta é:
1 - como suportar a questão da hipotermia tendo em vista que o aluno passa a noite completamente molhado e sofrendo hiportermia? (não vale dizer que é machão, durão, que está fisicamente preparado e outras baboseiras pois isso não é verdade sob o ponto de vista médico-científico)
2 - como se manter "são" e "apto a cumprir a missão" em uma condição de inanição de água/comida e restriçãosevera do sono? Como evitar que o sistema imunológico seja paralisado e o aluno fique com febre em pleno o acampamento? (não vale dizer que é machão, durão, que está fisicamente preparado e outras baboseiras pois isso não é verdade sob o ponto de vista médico-científico)
3 - A aventura do jipe termina qdo fura o seu pneu. A aventura do militar termina qdo o seu pé entra em colapso dentro do coturno (bolhas e ferimentos). Como manter o "pneu são".. digo... como manter o pé são e capaz de permitir que o militar cumpra a sua missão? (não vale dizer que é machão, durão, que está fisicamente preparado e outras baboseiras pois isso não é verdade sob o ponto de vista médico-científico).
Respondam com serenidade e nada de bobagens, please...
Update:Acrescentando...
Há algum tempo teve um acampamento onde pessoas próximas a mim participaram. Houve uma severa hiportemia por parte dos participantes e os instrutores estavam cientes do que estava acontecendo e mesmo assim forçaram a barra ignorando os sinais desta doença. Doenças (forte febre) são uma realidade cientificamente comprovada: se você é submetido a privação de sono, água, comida e é forçado a muito esforço físico e hiportemia a noite, é absolutamente certa a paralisação do sistema imunológico.
Gostei muito das dicas do Matheus, eu já conhecia todas estas dicas (e mais algumas) e as ensinei a estas pessoas ligadas a mim que foram ao acampamento. Após o acampamento, eles demonstraram uma imensa gratidão a mim pois comprovaram que o que eu lhes ensinei, salvou-lhes a pele e evitou uma tragédia. Meus amigos estão morrendo de raiva dos instrutores pois ficou claro que os instrutores deliberadamente sonegaram informações úteis necessárias a mantê-los saudáveis (sem bolhas nos
Comments
1 - Adaptação do corpo, com o tempo, seu corpo naturalmente irá ter maior resistencia, não tem mágica, não tem dica. Vi que alguém disse que pode se secar, é verdade em partes. Como punição, você ou todo o seu destacamento podem levar a cantilzada, e ai meu amigo é molhado mesmo, sem choro.
2 - Mesma coisa da anterior, tempo, preparo fisico, eles levam os RC ao extremo, pois em uma situação real de guerra, nem sempre terá como comer direito, dormir direito e coisas assim. Se você não prepara a tropa antes, na hora H ela falhará. Isso também é uma maneira do EB peneirar os melhores, dos inaptos (que provavelmente não conseguirão seguir carreira).
3 - Sempre que possível mantenha pés, palmilha, meias e coturno secos, voltando do campo, aplique pomadas especificas. É igual lutar muay thai, depois de um tempo, o corpo já está tão calejado que não sofrerá mais com isto. Mas concordo o inicial é difícil mesmo, para qualquer um.
Bom, lembrando que no acampamento você pode levar o "Kit primeiros socorros" o qual você pode levar polmadas pra evita ferimentos, você leva cueca, toma banho na agua que tem la(não é só mato, também tem agua se não como as arvores sobreviveriam?), pode levar meias e varios outros tipos de coisas que podem te "proteger" contra possiveis problemas, ou seja, você vai um pouco preparado. E lembrando também que você sempre estara sendo supervisionado por superiores os quais não deixaram você morrer la dentro e nem ficar duente.
1- Não a esse lance de hipotermia, você pode levar toalhas pra se secar, e também o soldado ele deve encher a mochila de coisas que ele possa utilizar para se cuidar(eles estabelecem um peso para mochila, não podendo ser acima e nem abaixo do peso estabelecido por eles), é só saber usar com inteligencia.
2- O soldado tem, se não me engano 1h e meia de sono e também se alimenta(mas as vezes fica com fome), mas não fica com esses tipos de doenças, é só ele se cuidar(ele podera levar medicamentos na mochila!!!).
3- Bom cara, ae tem as polmadas né , mas se ela não resolver, ae é questão de resistência.
em um acampamento o militar é levado ao limite e cada acampamento tem suas finalidades. O primeiro é básico e visa instrução militar mÃnima, e algo que o militar precisa é de resistência, passa frio, fome, sede, se cansa bastante sim, porém é tudo supervisionado e sempre há equipe médica de plantão. Vc pode se perguntar para que sofrer? Te pergunto como acha que é um combate real? Acha que não vai se molhar, passar frio, ficar com fome, sede, sentir cansaço? O militar precisa sentir um pouco dessas situações para ter noção de como é.
Lembrando que no acampamento tem hora para se alimentar e beber água, descansar, cuidar dos pés.
hahahaahahahahah vou te contar um fato verÃdico e naum é mentira como também é mito q gay naum serve tem muitos enrrustidos os próprios tenentes selecionam alguns treinam eles lá para virarem machão e quando vaum acampar ...é só gozação, isso é verdadeh pq o Michel meu amigo q serviu em Curitiba inclusive esteve aqui semana passada me falou q viu o Sargentão polaco metendo num baixinho no meio da mata em quanto o resto tinham sido ordenado pegar lenha e armações de barraca até um determinado horário . Esses acampamentos servem pra eles tirar o atraso além de aprender resistencia e talz.E tinha dias meu amigo falo q ele escolhia quem levar pra barraca pra fazer escolta! Saco q tipoh de escolta néh? Sirva ao exercito! Cara isso nau é mentira tanto q postei em outras respostas yahoo.
Para suportar um acampamento, tem q ter um bom condicionamento fÃsico,
Tenho curso de COMANF onde passei 6 meses praticamente isolado, fazento diversas atividades como sobrevivencia e outros.
Fomos em 25 pessoas e o término foi somente para 5 q concluiram.
Tenha sempre em sua mochila, kit de primeiros socorros, seu coturno deve ser o mais velho possÃvel, mas em boas condições para enfrentar os diversos tipos de terreno.
Mantenha o seu cantil sempre com o máximo de agua se puder.
No mato sempre encontramos agua ou vegetação q contem o precioso lÃquido como o cipó cravo, bromélia e outros.
Alimentação seja capaz de desfrutar o q a natureza nos deu.
Lembre-se q frutas q passarinho ñ come, podem ser venenosas.
Aproveite bastante as instruções q o seu chefe transmite o q é sobreviver.
Sobre as privações q vc coloca, td é possivel suportar.
à existe machão num acampamento e sim uma pessoa bem preprada fÃsicamente.