porque a bolinha de massa de pao sobe quando colocamos no copo de agua?
uma dona de casa preparou uma massa de pao usando fermento biologico.enquanto a massa do pao era colocada para descansar ela fez pequena bola com pouco da mesma massa ,merqulhou-a num copocom agua e a aguardou que a pequena bola subisse .quando isso aconteceu, a massa de pao foi levada ao forno para assar .esse fenomeno da pequena massa subiu .e explicado porque subiu
Comments
o que acontece é que o fermento biológico está composto por organismos vivos, batérias que não causam o menor dano, e estes por sua vez quando colocados na massa, consumem os açúcares** e produzem CO2 (gás carbônico) que fazem que a massa tenha micro bolhas em seu interior, para que o pão ou outra massa fique "fofinha", [experimenta uma massa sem fermento e vê se fica igual... =/ ]
por isso a pequena bolinha de massa sobe, pois este tem gases no seu interior,... e se a pequena bolinha mostra que a massa está pronta para ir no forno, então toda a massa da qual foi tirada o pedaçinho também esta pronto.
-------------------------------------
**todos os tipos de açúcares, pois todo alimento contém um pouco de açúcar, e as massas se transformam em açúcares no nosso organismo, daí que as massas também podesm ocasionar diabetes
Curiosidade Extra: quando a massa está no forno as bactérias morrem, o gás carbônico evapora e o pão fica esponjoso pelo espaço deixado pelas microbolhas.
assim você não consume no produto final nenhuma bactéria.
sorte!
Porque o processo de fermentação libera gás carbônico, fazendo abolinha flutuar.
n sei de nada acabei de aprender na aula
eu não sei precisar mas realmente testei agorinha e aconteceu assim,engraçado..
Quando o fermento tem sua ação faz com que as particulas se separe dando volume perca de peso au elemento.
Porque dentro da massa há ar, então, ela sobe!!!
O fermento é formado por bactérias.
Quando estas bactérias entram em contato com a massa, se reproduzem e geram gases.
Quando a bolinha de massa sobe, é porque está cheia de micro-bolhas de gases e por isso flutua.
Não se preocupe são bactérias "do bem" como são bactérias do bem aquelas que transformam o açúcar em álcool.