Amigos portugueses respondam essa aqui?

Todos sabem que uma coisa que difere o português nosso e o de Portugal é o uso do gerúndio,eu gostaria de saber em que ocasiões vocês usam o gerúndio,pois eu acho que nunca ouvi um português falando o gerúndio,

boa noite

Comments

• O português tem em alternativa duas construções: 1. V. auxiliar + GERÚNDIO do V. principal

2. V. auxiliar + Preposição + INFINITIVO do V. principal

Estou comendo / estou a comer.

Os portugueses habitualmente preferem a 2. Os alentejanos preferem a 1, tal como os brasileiros.

As caraterísticas do português do Brasil são sulistas, mais próximas dos dialetos portugueses do sul e nele não se encontram nenhumas das caraterísticas mais típicas dos dialetos setentrionais. Trocar o bê pelo vê, falar "achim" em vez de "assim", etc. está fora de qualquer cogitação para um brasileiro. Tal como para qualquer alentejano. Muitos estudiosos admiram-se disso principalmente porque os alentejanos são dos portugueses que tradicionalmente menos emigram ou quase não emigram. Como explicar a maior proximidade do português do Brasil com o português do Alentejo? Eu penso que os alentejanos não emigram por vontade própria, mas que eram levados pelos seus senhores para o Brasil nos tempos coloniais.

Atualmente os alentejanos estão abandonando o gerúndio e adotando a construção 2. Esta frase é tão portuguesa (de Portugal) como a alternativa: "atualmente os alentejanos estão a abandonar o gerúndio e a adotar a construção 2". Se os portugueses realizam habitualmente a construção 2. , pode crer que existem as duas.

Parece-me é que os brasileiros não têm a opção entre essas duas construções. Nós temos. A preferência pela construção 2. não anula a construção 1. Não é coisa só de alentejanos...

• Sou brasileiro mas tentarei responder à tua pergunta. Mas segundo o que me consta, na região sul de Portugal eles fazem muito uso do gerúndio. Olhe, por favor, a ligação abaixo:

http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=11583

Amo Portugal e o sotaque lusitano!

A amiga portuguesa respondeu e tirou minha dúvida também.

• Já te foi explicado, eu posso é dar mais exemplos...

- Podemos chegar longe, lutando para isso

- Fazendo o que está certo, não temos com que nos preocupar

- Não havendo quem tomasse conta do bebé, tiveram que ficar em casa

- Tendo em conta essa situação...

- O homem assaltou um banco, acabando por ferir duas mulheres pouco antes da fuga.

Basicamente usamos em orações subordinadas reduzidas de gerúndio. (ou como nós dizemos aqui, orações subordinadas não finitas gerundivas)

• Em primeiro lugar não é verdade que m Portugal não se utilize o gerúndio com frequência. No Alentejo, onde vivem 750 mil portugueses, o gerúndio é a fórmula mais recorrente.

Quanto ao restante Portugal, o gerúndio não é a forma corrente, mas é empregue quando nos referimos a acções contínuas. Por exemplo:

"Eu fui fazendo o jantar enquanto estavas fora" - É uma acção com uma continuidade. A pessoa não faz e acaba o jantar em pouco tempo, é algo que leva tempo a fazer e por isso utiliza-se o gerúndio.

• Em Portugal usa-se o gerúndio, quando queres de facto expressar que algo está a acontecer neste momento, e que eventualmente continuará a acontecer no futuro, podendo já ter acontecido no passado recente.

Por exemplo:

´Vou agora aos Correios, e estou tentando descobrir a paragem de autocarro (ônibus) para lá chegar.'

• eu não sei

Sign In or Register to comment.