Por que, no acordo ortográfico, não foram mudados os acentos de palavras circunflexais?
Notei em todos os sites conhecidos que falam do acordo ortográfico que o acento circunflexo/agudo de palavras como "quilômetro/quilómetro" e "amônia/amónia" não foi mudado em nenhum sentido. Por que esse detalhe foi ignorado ou deixado de lado no acordo?
Comments
Olá Robson,
Outro dia li em um jornal que tais diferenças de acentuação foram mantidas pelo fato das pronuncias de certas palavras serem diferentes entre o Brasil e os demais países lusófonos.
Por exemplo, aqui falamos amÔnia, tÔnico, oxigÊnio... em portugal a pronúncia dessas palavras seria amÓnia, tÓnico, oxigÉnio etc...
Como o objetivo do acordo ortográfico não é alterar a pronúncia das palavras, optou-se por manter esses acentos diferenciados.
Cara, a língua portuguesa sempre esteve em constante mudança. Veja só que ela é originária lá do latim. A tendência é haver modificações. O acordo ortográfico serviu para banalizar a escrita com todos os países que tem como língua oficial a Portuguesa. Todavia, é bom até pra economia, já que impressões de livros comercializados entre esses países não irão precisar de adaptação. Ex.: FACTO (Portugal), FATO (BRASIL) = Antes da reforma. FATO (Portugal); FATO (Brasil) = Após a reforma. Então não vai precisar mais desse tipo de reajuste.
Quanto à sua pergunta não houve alteração nas palavras proparóxitonas, somente nas oxítonas com ditongos abertos. Ex.: Geléia (antes); Geleia (atual); idéia (antes); ideia (atual) e assim sucessivamente.
Cara pelo que eu sei o acordo ortográfico foi implementado para deixar mais igual com o português de Portugal.
Não sei se haveria necessidade de mudar outras palavras. Na verdade eu acho q não havia necessidade de mudar nada, afinal o brasileiro já não sabe direito, mudar só ia piorar.
Com esse novo acordo, palavra como o "pára" deixa as frases ambíguas.
Primeiro que nosso alfabeto tem grandes inutilidades como c, h, q, w, y, ç
que só complica o modo de falar e escrever... mas sobre o acento, acho que em "quilômetro" deveria ser transformado em "kilómetro" já que "qu" é inútil e o acento ^ também. Agora "amônia", pelo menos do modo como está, não deveria ficar "amónia", pois o acento" ^ "não muda o som do "o" mas o transforma em sílaba tônica.
No fundo, se tirarmos algumas letras do alfabeto e os acentos, podemos criar regras mais simples e eficientes na língua portuguesa .... eu não sei muito de sobre este assunto, desculpe se estiver errado. Vlw!
Porque tudo isso é uma idiotice apenas para atrapalhar ainda mais a maneira de escrever...
Meu Deus, quanta gente escrevendo asneiras aqui!
Presta atenção, colega. Algumas palavras que recebem acento circunflexo foram alteradas sim. É o caso das duplicações "ee" e "oo". Assim, "zoo", "veem", "creem", etc. passarão a ser escritas sem o acento circunflexo.
Os acentos diferenciais também caíram. Dessa forma, "pêlo"(=cabelo) será escrita sem o acento, podendo ser confundida com "pelo"(preposição).
E chegaram a escrever aqui que as oxítonas perderam o acento. Vai estudar, pelo amor de Deus! Quem perdeu foram as paroxítonas terminadas em ditongo aberto! Desde quando "geleia" é oxítona?