Por que, no acordo ortográfico, não foram mudados os acentos de palavras circunflexais?

Notei em todos os sites conhecidos que falam do acordo ortográfico que o acento circunflexo/agudo de palavras como "quilômetro/quilómetro" e "amônia/amónia" não foi mudado em nenhum sentido. Por que esse detalhe foi ignorado ou deixado de lado no acordo?

Comments

• Olá Robson,

Outro dia li em um jornal que tais diferenças de acentuação foram mantidas pelo fato das pronuncias de certas palavras serem diferentes entre o Brasil e os demais países lusófonos.

Por exemplo, aqui falamos amÔnia, tÔnico, oxigÊnio... em portugal a pronúncia dessas palavras seria amÓnia, tÓnico, oxigÉnio etc...

Como o objetivo do acordo ortográfico não é alterar a pronúncia das palavras, optou-se por manter esses acentos diferenciados.

• Cara, a língua portuguesa sempre esteve em constante mudança. Veja só que ela é originária lá do latim. A tendência é haver modificações. O acordo ortográfico serviu para banalizar a escrita com todos os países que tem como língua oficial a Portuguesa. Todavia, é bom até pra economia, já que impressões de livros comercializados entre esses países não irão precisar de adaptação. Ex.: FACTO (Portugal), FATO (BRASIL) = Antes da reforma. FATO (Portugal); FATO (Brasil) = Após a reforma. Então não vai precisar mais desse tipo de reajuste.

Quanto à sua pergunta não houve alteração nas palavras proparóxitonas, somente nas oxítonas com ditongos abertos. Ex.: Geléia (antes); Geleia (atual); idéia (antes); ideia (atual) e assim sucessivamente.

• Cara pelo que eu sei o acordo ortográfico foi implementado para deixar mais igual com o português de Portugal.

Não sei se haveria necessidade de mudar outras palavras. Na verdade eu acho q não havia necessidade de mudar nada, afinal o brasileiro já não sabe direito, mudar só ia piorar.

Com esse novo acordo, palavra como o "pára" deixa as frases ambíguas.

• Primeiro que nosso alfabeto tem grandes inutilidades como c, h, q, w, y, ç

que só complica o modo de falar e escrever... mas sobre o acento, acho que em "quilômetro" deveria ser transformado em "kilómetro" já que "qu" é inútil e o acento ^ também. Agora "amônia", pelo menos do modo como está, não deveria ficar "amónia", pois o acento" ^ "não muda o som do "o" mas o transforma em sílaba tônica.

No fundo, se tirarmos algumas letras do alfabeto e os acentos, podemos criar regras mais simples e eficientes na língua portuguesa .... eu não sei muito de sobre este assunto, desculpe se estiver errado. Vlw!

• Porque tudo isso é uma idiotice apenas para atrapalhar ainda mais a maneira de escrever...

• Meu Deus, quanta gente escrevendo asneiras aqui!

Presta atenção, colega. Algumas palavras que recebem acento circunflexo foram alteradas sim. É o caso das duplicações "ee" e "oo". Assim, "zoo", "veem", "creem", etc. passarão a ser escritas sem o acento circunflexo.

Os acentos diferenciais também caíram. Dessa forma, "pêlo"(=cabelo) será escrita sem o acento, podendo ser confundida com "pelo"(preposição).

E chegaram a escrever aqui que as oxítonas perderam o acento. Vai estudar, pelo amor de Deus! Quem perdeu foram as paroxítonas terminadas em ditongo aberto! Desde quando "geleia" é oxítona?

Sign In or Register to comment.