alguém sabe como é o espiritismo?

Bom eu sou super curiosa pra saber sobre religiões visto que ainda não acreditei m nenhuma das que me foram apresentadas, todas me parecem muito vagas e estou começando a conhecer o espiritismo e queria saber mais sobre ele. ^^

Comments

  • Prezada Alessand..

    Como vemos em algumas respostas acima, o Espiritismo incomoda muito às religiões salvacionistas, porque ensina aos adeptos que a tão proclamada "salvação" não está nos ritos exteriores, mas no íntimo de cada um, agindo por livre consciência, o que acaba com a centralização do poder de certas religiões, algumas valorizando mais os bens materiais em detrimento dos morais!

    Trago-lhe um trecho de Kardec, salientando que nenhum espírita crê por crer, mas que tais conclusões são demonstradas através das evidências em diversas comunicações mediúnicas. O Espiritismo contém o tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião!

    Ciência experimental, na relação entre o mundo material e espiritual; Filosófica que constitui seu corpo doutrinário, esclarecendo as experimentações; e as consequencias morais, ou Religiosas!

    Ou como diz Emmanuel:

    “Em Espiritismo, a Ciência indaga, a Filosofia conclui e o Evangelho ilumina. Com a primeira, há movimento de opiniões, com a Segunda, temos a variedade de pontos de vista na matéria interpretativa e com o terceiro encontramos a renovação da alma para a eternidade. A Ciência e a Filosofia são os meios, o Evangelho é o fim.” (Emmanuel)

    Segue:

    "Crerem um Deus todo-poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificativa do presente; na pluralidade das existências como meio de expiação, de reparação e de adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente na perfeição; na eqüitativa remuneração do bem e do mal, segundo o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível, na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados, considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterno; aceitar corajosamente as provações, tendo em vista o futuro mais invejável do que o presente; praticar a caridade em pensamentos, em palavras e em ações na mais ampla acepção da palavra; se esforçar cada dia para ser melhor do que na véspera, extirpando alguma imperfeição de sua alma; submeter todas as suas crenças ao controle do livre exame e da razão, e nada aceitar pela fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por irracionais que nos pareçam, e não violentar a consciência de ninguém; ver, enfim, nas diferentes descobertas da ciência a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus: eis o Credo, a religião do Espiritismo, religião que pode se conciliar com todos os cultos, quer dizer, com todas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os Espíritas em uma santa comunhão de pensamentos, à espera que una todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal." (Revista Espírita Dez/1868 - Allan Kardec)

    Vale a pena consultar também este link: http://www.comunidade-espiritual.com/forum.php?sub...

    Um Fraterno Abraço,

  • Espiritismo é baseado no cristianismo. É filosofia, ciência e religião.

    É reencarnacionista e segue a máxima do Cristo

    faça ao próximo aquilo que você gostaria que o próximo fizesse a você"

    Utliza-se dos trabalhos mediúnicos para ajudar o semelhante.

  • Alessand, para conhecer o espiritismo, terá que se dedicar à leitura, primeiramente, do pentateuco (cinco livros do codificador Allan Kardec) que consta dos seguintes livros:

    O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

    Deverá proceder à reforma íntima e jamais esquecer do "Orai e Vigiai".

    Há bons Centros Espíritas (estou aqui sempre falando de Allan Kardec e não de umbanda e candomblé, que não os conheço) espalhados por todo o Brasil. Lá, vc poderá tirar suas dúvidas e alcançar as respostas para as suas dúvidas.

    Concordo com a Frau Lu: aqui não é um bom lugar para tratar deste assunto. O melhor é mesmo por e-mail...

    Muita paz em seu coração!

  • Creio que este é um lugar super problemático para esclarecer dúvidas sobre uma Doutrina pouco conhecida e - por isso - muito criticada.

    Depois de visitar, de perambular por inúmeras, encontrei nela as explicações para minhas dúvidas e consolo nas horas de dor.

    Posso lhe enviar farto material, para que conheça, como já fiz com vários participantes, e dirimir dúvidas, mas por e-mail!

    bjus,

  • bom eu sou espirita frequentei 1 ano a federação espirita do estado de são paulo

    primeiramente vc deve acreditar em deus para depois se envolver na espiritualidade pq deus é um so e ele está enm todas as relig´~oes.

    o espiritismo nos temo s o codificador allan Kardec foi ele quem reve sua primeira conversa com os espiritos, os espiritos nada mas é do que entidades com varias classes como inferior , superior de luz , sofredores, etc. mas se vc quer saber sobre o assunto me adiciona no [email protected]

    pq eu fiz os estudo preparatorio e sei algumas coisas.

    beijos

  • Olá amiga.

    Acepção do termo "espiritismo"

    O termo espiritismo (do francês antigo "spiritisme", onde "spirit": espírito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo, mais precisamente uma palavra-valise, criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857).

    Contudo, a utilização do termo, cuja raiz é comum a diversas nações ocidentais de origem latina ou anglo-saxónica, fez com que ele fosse rapidamente incorporado ao uso quotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com os espíritos. Assim, por espiritismo, entende-se hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência dos espíritos à morte dos corpos, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar com eles, casual ou deliberadamente, via rituais ou naturalmente.

    O presente artigo visa a tratar do espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto que o artigo doutrina espírita está voltado para descrever o espiritismo conforme sistematizado por Kardec. Essa divisão entre espiritismo (geral) e doutrina espírita (específico) é meramente didática, não implicando apologia a nenhum dos dois usos.

    O espiritismo, apesar das diversas variações, de um modo geral fundamenta-se nos seguintes pontos:

    O homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo (para os espíritos que Kardec codificou, esta ligação é feita através de uma conexão que denomina de perispírito, um envoltório semimaterial que é o corpo espiritual);

    A alma, especificamente, segundo a pergunta 134 do livro dos Espíritos é o Espírito encarnado.

    O espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;

    A reencarnação é o processo natural que permite vidas sucessivas (para Kardec com a função de permitir o aperfeiçoamento dos espíritos, ligado a uma "Lei de Causa e Efeito");

    A Terra não é o único planeta com vida inteligente (pluralidade dos mundos habitados).

    interessantes:

    Palestras e mensagens espiritas:http://www.carlosparchen.net/

    Espiritismo:http://www.youtube.com/watch?v=fL5Y7nQYzfw

    Abraços do Ramon Gladiador Azul.

  • Alessandra, também estou nessa busca e o espiritismo é o que está mais me motivando.

    Fui em apenas algumas reunioes do Grupo Paulo & Estevão de minha cidade, mas adorei.

    Vale a pena você ir a um grupo como este.

  • Carlos, apreciei muito seu comentário sobre o espiritismo nesta coluna e preciso de ajuda. Apareceu aqui em casa um livro e estou com medo dele. Li algumas passagens. Tem dedo misterioso escrevendo na parede de palácio, tem espírito falando com os homens e exigindo sacrifícios com os do candomblé, tem outros materializados andando entre nós, um deles se atracando com alguém e muitos fazendos sexo com nossas filhas. Tem espíritos fazendo chover fogo em cima de cidades inteiras e muito mais. Devo continuar lendo este livro, irmão? É espiritismo da pesada! O nome do livro? Ah!, tudo bem: trata-se da Bíblia Sagrada. Por favor, irmão, diga alguma coisa, sim? Porque em outros livros espíritas li muito sobre o amor, caridade, compaixão, generosidade e perdão. Afinal, onde buscar Jesus? Na Bíblia, que se apertar sai sangue, ou nos demais livros do Kardecismo? Fico esperando tua resposta. Obrigado. Ossola

  • Querida, procure um centro espírita (kardecista), ouça uma explanação do evangelho, tome um passe e observe para ver se lhe agrada, quero dizer, se é isso que vai trazer conforto e esclarecimento à sua alma.

    Observe, analise, use o bom senso.

    Os que falam mal do espíritismo é porque não o conhecem.

    Mesmo conhecendo, alguém pode preferir outra religião e está certo.

    Que você encontre seu caminho de evolução espiritual.

    um abraço

  • Cara amiga,

    Certa vez, Leonardo Boff perguntou ao Dalai Lama qual seria a melhor religião. Tal pergunta foi feita já se imagindo que a resposta seria alguma religião oriental (budismo, xintoísmo, hinduísmo etc). Todavia, Dalai Lama respondeu que a melhor religião é aquela que faz a pessoa melhor.

    Concordando com outra resposta já dada à sua pergunta, aqui não é o melhor lugar para obtermos informações seguras a respeito de religião, pois há muita falta de respeito e cada um se acha senhor da verdade.

    Sou espírita e tomo a liberdade de lhe indicar o seguinte site: www.midiaespirita.com.br

    Lá você encontrará diversas palestras sobre temas espíritas e a possibilidade de baixar os principais livros sobre o assunto.

    Contudo, se você quiser conhecer o Espiritismo com segurança, escolha alguém que você admire e que seja espírita e peça para ele lhe explicar mais a respeito. Outra sugestão seria ler sobre a vida de Chico Xavier, pois dos espíritas foi o que teve a vida mais condizente com os ensinamentos de Jesus.

    Abraços.

Sign In or Register to comment.