É correto o médico dar prognóstico para o tempo de vida do paciente?

Mesmo com o conhecimento que ele tem DA DOENÇA ele nada sabe da capacidade da pessoa em reagir a situações-limite, mesmo numa doença terminal.

Minha tia operou o seio com câncer e só 40 anos depois ele reapareceu. Ela era uma pessoa de mta força interior, alto astral, dançou até próxima de falecer, isso com 83 anos!!

Update:

Oi Pleni! Obrigada, gosto sempre de suas respostas. Um abraço e um cheiro bem nordestino!!

Comments

  • Não sei se existe uma lei regulando isso, mas já soube de caso em que o doente se desfez de todos os bens, gastou o dinheiro obtido em viagens e não morreu conforme o médico previra. Ficou pobre e tentou correr atrás de indenização, mas acho que sem dinheiro, ficou o dito pelo não dito. Outro caso foi do tio da minha mulher, que o médico falou que ele tinha que ter o pé amputado, que corria risco de vida e outras baboseiras. A mulher dele fincou o pé, não autorizou e o cara não só tem o pé, como está vivo e joga bola, mesmo já idoso, isso passado uns quinze anos do tempo dado pelo médico.

  • Nem li as respostas que já foram dadas. Bom, os médicos conhecem muito bem o corpo e a resposta que este confere aos estímulos. Entretanto, somente Deus pode afirmar quantos anos restam aos seus filhos. Por mais doente que a pessoa esteja, se não for da vontade de Deus... a doença vai embora misteriosamente. Isso que estou falando é fato verídico. Já ouvi muitos casos de doenças terminais que, da noite para o dia, a pessoa se recuperou totalmente. E mais... minha prima estava entre a vida e a morte com Doença de Crohn (uma doença que ataca o intestino e a pessoa não tolera certos alimentos). Com muita oração, muita fé, após várias cirurgias, traqueostomia... meses no hospital a ponto dos médicos dizerem que "só a cabeça e o coração dela que estão bons, o resto está tudo podre". Como num passe de mágica foi descoberto que ela tinha tuberculose no intestino... e isso, meus amigos, tem tratamento e CURA!!! Diferente da doença de crohn!!! Pelos médicos ela não tinha expectativa de vida... mas Deus concedeu esta graça!!

  • Querida,

    Eu jamais passei por uma situação semelhante a essa que vc descreveu. É um assunto complexo, mas eu penso que é melhor que os médicos revelem a expectativa de vida dos pacientes.

    Embora pense que cada caso é diferente e requer ações diferentes, no meu caso por exemplo, isso traria mais tranquilidade pra mim. Depende muito de como cada paciente e familia, vai reagir. Penso que essas variáveis devem ser levadas em conta, já que cada pessoa reage biológica e emocionalmente diferente.

    Um bjão, é um prazer ser sua amiga

    Pleni

  • Tenho algunas amigos médicos e percebo que a opinião deles varia.

    Alguns são da opinião que devem dizer ao paciente o que eles julgam ser a verdade.

    Outros preferem se omitir pois podem haver algo que faça com que o organismo da pessoa reaja positivamente e desminta suas palavras, como foi o caso de sua tia.

    Não se dizer se acho correto, no meu caso gostaria que dissesse.

    Um beijo amigo

    Paz e bem

  • Minha amiga:

    Não dizer também é incorreto.

    Creio que o médico deve saber como dizer, jamais afirmar como situação irreversível. Nenhum homem é Deus.

    Ele poderia dizer que em situações como essa depende da reação de cada um. Tanto pode durar um mês, porque nesse caso o organismo do paciente não reagiu à doença; ou uma vida, qdo há a reversão.

    Creio que afirmar isso é negar ao paciente as possibilidades. Imagina como a pessoa vai se sentir ao ouvir tal afirmação?

    Sua tia foi um exemplo notável. Imagina de onde tirou forças pra digerir a realidade apresentada pelo médico?

    bjs e tudo de bom pra vc.

  • É certo que nenhum médico sabe como o corpo de cada um reage, mas ele com certeza deve ter uma idéia, pelo menos aproximada, de quanto de vida a pessoa tem, e ele deve contar, só se a pessoa não quiser ouvir

  • Olá, Yungiana,

    no caso do meu marido, quando já estava declarado o estado terminal, eu perguntei ao medico quanto tempo mais ele iria durar, e o medico disse de 2 a 3 meses. A partir deste dia, meu marido faleceu em exatamente 2 meses. Acho que o medico que tem plena certeza do que faz, ele tem condicoes, por experiência, de prognosticar o tempo de vida de um doente terminal.

    chatnoirvan

  • É Yong, olhando por esse lado realmente é um baque no paciente. ALgumas pessoas se desesperam e acaba contando contra a noticia.

    Mas olhando também o lado médico da coisa, se ele está cuidando de um paciente e descobre nesse uma doença grave, que possivelmente leva a morte é dever comunicar.

    Ainda mais, que sabendo do pouco tempo q pode restar as pessoas talvez tomem uma outra atitude em relação a vida. Nós não vemos cada dia como o ultimo mas deveria ser assim.

    Uma pessoa que recebe essa noticia tem que aproveitar bem cada um dos seus minutinhos, resolver suas "pendengas" e corrigir qualquer coisa. Além do proprio medico, se o paciente morre de repente, ele acaba sendo julgado pela familia.

    Não sei se é correto, mas cada caso é um caso.

    E fico feliz pela sua tia =)

  • Correto não sei se é, mas na minha opinião, ele só deveria falar se o paciente ou seus parentes quisessem saber.

  • Acho certo sim...Num primeiro momento a pessoa vai ficar chocada, transtornada, mas depois vai querer viver seus últimos dias intensamente...

Sign In or Register to comment.