Esse texto de Marcos 3:28-29 pode ser interpretado literalmente?
"Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno." (Marcos 3:28-30).
Update:Eu acho que o pecado imperdoável é a contínua rejeição da graça divina, o não atendimento aos apelos do Espírito para que a pessoa se arrependa. É o ato de colocar-se fora da influência dos apelos do Espírito Santo.
Comments
Os evangélicos, quando lhes é conveniente, gostam de interpretar alguns textos da Bíblia literalmente e outros não. Manusear a Palavra de Deus como os advogados fazem com os códigos penal, civil, etc... para mim é pecado. Ou toda a Bíblia é interpretada literalmente ou não. Acho que os protestantes não tem cultura suficiente para interpretar a Palavra de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica dá a interpretação autêntica dessa passagem com as seguintes palavras: “A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna. No fundo, o pecado contra o Espírito Santo é um endurecimento interior (dureza de coração) que não permite a pessoa se arrepender dos próprios pecados. Logicamente, sem arrependimento não há perdão!
Abraços e
Feliz ano novo.
Literalmente...não há perdão para essa blasfemia....e voce está analisando pelos seus motivos, não pelos de DEUS...
Não estou me lembrando agora, tem um texto na BÃblia que fala o seguinte:
Deus não leva o tempo de nossa ignorância, ou seja, quando nós não conhecÃamos a Palavra de DEUS. A partir que conhecemos, sabemos o que é certo e o que é errado, ai sim, é levado literalmente. Nos seus detalhes sobre a pergunta citando ladrões, assassinos e etc... estes ainda não aceitaram a Jesus Cristo, não conhece a palavra (para eles é o tempo da ignorância) mas aquele que coloca a mão no arado (conhece a Palavra de DEUS, aceitou a Jesus Cristo) e olha para atrás, este sim está brincando e correndo o risco do não perdão.
Dificilmente os textos da BÃblia serão compreendidos, se não houver a necessária contextualização.
A contextualização na maioria das vezes contrasta com a literalidade, especialmente quando lemos textos fragmentados ou costurados como retalhos em uma colcha.
Acontece que aquele que blasfema contra o EspÃrito Santo se coloca ele mesmo em tal situação que vai-se afastando celeremente da presença de Deus, até o momento em que se torna impossÃvel o seu retorno. Por isso ele não alcança o perdão: Simplesmente porque não o busca!...Isso não significa que Deus negue o necessário perdão. Mas para ser perdoado é necessário buscar, e quem descrê do EspÃrito Santo e dele blasfema, perde inicialmente a fé, e em seguida o temor a Deus.
O Cristo nos explica que o pecado é basicamente formado por pensamentos, e não necessariamente por ações.
Dessa forma, aquele que cobiça a mulher do próximo, mesmo não consumando jamais o ato, em seu coração já cometeu adultério. Mas em tal situação, a pessoa não desiste de buscar o perdão de Deus.
Porẽm o blasfemo desiste do próprio Deus, e cria obstáculos tais que impedem qualquer possibilidade de retorno, de arrependimento, de busca do perdão, e consequentemente do perdão.
Deve-se interpretar literalmente,pois a bÃblia também diz:
"Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
1 João 5:16-17
-------------
Perceba que o apóstolo não diz:"há pecados"-no plural,mas diz"há pecado"-e este pecado citado é a blasfêmia contra o espÃrito santo!
O que você não entende, você interpreta metaforicamente.
à assim que tem funcionado desde que o mundo é mundo.
Ainda tento compreender esta passagem, tenho que estudá-la mais. Mas a maioria dos pastores que conheço falam que deve ser interpretada literalmente sim. Em relação aos detalhes adicionais, não bÃblia também não fala que há pecado pequeno ou grande, um assassino não é diferente de um ladrão ou um mentiroso.