Como convencer meus pais a mudarem o método de atendimento ao consumidor?
Faz algum tempo que minha mãe resolveu abrir um pequeno negócio, que de inicio era uma simples bomboniere, cuja venda e atendimento era somente efetuada via balcão. Porém, meu pai resolveu investir mais, acrescentando outros tipos de produtos para a venda, como produtos alimentícios, artigos de higiene pessoal, bebidas e produtos de limpeza, com o intuito de transformar o espaço em uma pequena "mercearia". A partir dai a demanda cresceu de maneira exorbitante, onde centavos passaram a se transformar em reais. Mas uma coisa não mudou: o método de atendimento.
Eles ainda usam o balcão de atendimento para atender os clientes, onde o cliente chega, pede os produtos e paga na mesma hora. O resultado foi ver minha mãe ficar extremamente estressada, pois o número de clientes aumentaram e todos usam ela como única via de se ter acesso aos produtos, já que o balcão limita esse acesso. Tentei conversar com meu pai para mudar este método, propondo um atendimento de livre-serviço, onde o balcão iria ser transformado em um caixa, e o cliente teria livre acesso aos produtos. Só que ele não quer aceitar minha proposta. Gostaria de saber se existem cursos ou palestras de treinamento de atendimento ao cliente para esclarecer para eles essas questões. Também gostaria de saber se a SEBRAE tem esse tipo de curso, pois ainda não consegui encontrar no site.
Grata.
Comments
Olá Priscila, você tem um excitante desafio nas mãos.
Sugiro que você faça um estudo sobre como essa mudança aumentaria as vendas.
Os numeros não erram e convencem qualquer empresário a mudar.
A resistencia inicial a mudança é natural, mas busque vias para mostrar que a mudança trará mais beneficios $$$ para o negócio.