Minha cachorrinha nao sai do meu quarto!..?
Gente, que dóoo... acabei de explodir aqui de nervoso na minha cachorrinha. Ela ficou essa semana dentro de casa (detalhe: meu quarto) porque estavam fazendo um trabalho no quintal. Só que agora ela folgou, e nao sai de dentro de casa pra nada (antes só ficava no quinta). E nao sai do meu quarto!! Qdo ia tirar ela ela empacava, ai eu puxava ela, tinha que arrastar ela pra fora. E ai agora explodi (porque ela sempre voltava correndo pro meu quarto): bati tanto nela!!!
Aiiiii depois chorei muito!!! Nao aguento isso ela é tão boazinha.... mas agora ficou mimada!! Culpa minha ne!...
Resumindo, que que eu faço pra ela re-acostumar a ficar la fora? Ou deixo ela ficar aqui dentro, desde q faça as necessidades la fora (nisso ela é super controlada, só faz na grama)?
Update:Gente eu sei q errei em bater nela, ja chorei demais depois..... muito triste!!!nunca mais faço isso.
Comments
Oi Juliane.
Em primeiro lugar deixe que lhe diga que o mais importante é você ter compreendido seu erro e ter aprendido que violência nunca leva a lugar nenhum, só à tristeza. Ponha isso para trás das costas.
Em relação à sua cachorra, especialmente se ela tem poucos meses de idade, é natural que uma semana fechada num quarto a tenham deixado receosa de sair. O período crítico de desenvolvimento requer um ambiente variado e sem "fronteiras", e a reclusão em tenra idade acarreta regressões temporárias na auto-confiança dos cachorros. Por outro lado, especialmente se ela já for adulta e emocionalmente estável, pode ser apenas uma questão de preferência.
Para resolver o problema, você pode usar duas abordagens distintas.
Primeira: da mesma forma que a reclusão foi uma alteração brusca e a sua cachorra demonstrou capacidade de adaptação à nova situação, você pode bruscamente colocá-la lá fora e colocar barreiras físicas que a impeçam de voltar para dentro de casa (seja fechar as portas, ou outro tipo de barreira, dpeende do layout de sua casa). Se ela não lhe parecer muito assustada ou aterrorizada, apenas desagradada, insista nesta estratégia. Aproveite para passar mais tempo com ela cá fora a fazer tarefas agradáveis (brincadeiras, claro) com ela. Passado uma semana, já pode experimentar remover as barreiras físicas que a impediam de voltar para dentro de casa e observe se ela já se comporta como antes, ou se ainda continua obcecada em voltar para dentro do quarto. Se ainda persistir, prolongue por mais uma semana o bloqueio do acesso ao quarto e volte a tentar.
Segundo: se o comportamento dela é motivado por um medo exacerbado, pode ser traumático colocá-la bruscamente de novo na rua sem possibilidade de refúgio. A estratégia nesse caso passa por progresso gradual. Mantenha a porta do quarto sempre aberta, mas não a obrigue a sair. Coloque a água e a comida dentro do quarto, mas perto da porta. No segundo dia coloque a água e a comida já fora do quarto, mas perto da porta. Se ela se recusar a comer e a beber por ter de sair do quarto, dê-lhe água para que não desidrate, mas não mexa no prato da comida, deixe-o ficar perto da porta, mas fora do quarto, juntamente com a água. Se no terceiro dia a situação se mantiver, repita o mesmo, mas desta vez dê-lhe também um pouco de comida dentro do quarto, mas não mais do que a quantidade normal diária, e acima de tudo, recoloque imediatamente fora do quarto após a refeição. Se, ao invés, ela demonstrar ser capaz de sair do quarto por curtos períodos para comer e beber, vá afastando progressivamente a água e a comida do quarto, até estarem fora de casa, no quintal ou no jardim.
Quando ela já for capaz de sair de casa por sua livre iniciativa, recompense-a com o seu biscoito favorito de cada vez logo que ela saia da casa. Desenvolva actividades agradáveis com ela, distraíndo-a e aumentando o tempo de permanência fora de casa, mas sempre deixando a porta de casa aberta, de modo que ela tenha sempre hipótese de retirada se se assustar. Gradualmente, chegará um dia em que pode fechar a porta e mantê-la fora de casa um longo período. Aí, coloque sua cama fora de casa e mande ela deitar. Experimente deixá-la passar a noite na rua.
Recompense sempre as coisas positivas, mas acima de tudo, ignore as reacções de medo dela, faça de conta que não está prestando atenção nela se ela ganir ou buscar protecção perto de si se estiver com medo. Limite-se a agir calmamente e a abrir a porta de casa. Não corra atrás dela, aliás, evite ao máximo a interacção com ela quando ela está dentro do quarto, mas recompense-a logo que ela saia, e interaja bastante com ela fora do quarto. Não reforce inadvertidamente o medo dela ao dar-lhe festas, carinho e atenção quando ela reage medrosamente perante uma "ameaça" irreal, como é o mundo fora do quarto. Associe coisas positivas a esse mundo que aparentemente a assusta porque se habituou a ficar fechada e deixou de ser capaz de ter auto-confiança.
Fortaleça a auto-confiança da sua cachorra permanecendo sempre tranquila e amistosa, exagere até, na alegria e na brincadeira, para reforçar positivamente sempre que ela arrisque e saia do quarto.
Espero ter ajudado.
primeiro, nunca mais bata nela, procure se desculpar acariciando e dando ração e carne, no começo ela vai reagir mal, mas cm o tempo ela vai te perdoar. se ela for pequena, tire ela e tranque a porta do seu quarto. se ela não consseguir durmir, e começar a latir ou fica doente por causa disso (muito pouco provável), tarde demais, vc perdeu seu quarto.boa sorte.
Se a parte da necessidade é controlada, vc deveria deixar ela ficar dentro de casa!
Achei super-errado vc bater na cadela por um costume q vc colocou!
=(
Vc errou qdo bateu, chorou de arrependimento, mas a questão é: vai fazer novamente? Espero que não, pois ela confia em vc, não seja covarde.
Se ela é regrada, faz as necessidades no local que vc deseja, tem algum problema que ela fique no seu quarto? Curta os seus momentos com a sua amiga e companheira.
bater não resolve. se ela não solta pelos nem suja a casa porque nao deixá-la ai?
nada mais gostoso e gratificante do que o amor de um bichinho
feche a porta de seu quarto pra ela não entrar mais.
Juliane, não se culpe, se vc bateu, se arrependeu e não vai fazer de novo td bem, oq importa é ter se arrependido!
Olha só, vou fazer uma comparação bem ridÃcula, mas vai ficar fácil de entender oq acontece com a sua cachorrinha. Se vc só anda de ônibus, o espera por 40 minutos todos os dias, qndo chega vem lotado mas só tem akele e vc tem que ir e a contra gosto vai. Um certo dia vc ganha um carro só seu com ar-condicionado, direção hidráulica e td mais, vc vai querer voltar a andar de ônibus?! Claro que não!!! à o caso da sua cadela, vc acha que entre o conforto que ela encontrou dentro de casa e o quintal ela vai querer voltar a ficar sozinha no quintal?
Então, se ela fizer as necessidades fora de casa, não vejo problema em ela continuar frequentando os cômodos da casa e mesmo se não fizer a ensine a fazer fora e a deixe dentro de casa, a não ser que não tenha espaço, oq não parece ser o caso.
Pense bem e td d bom!
Se ela é controlada deixa ela ficar em casa agora vai dificil habituar ela a ir pro quintal e vc vai ver como ela vai ser uma optima companinha!!
pelo o que voce disse... ela como ficou perto de voce , sem frio, ...protegida... ela deve estar com sÃndrome do pânico... voce deveria deitar no quintal , ao lado dela para curar esse pânico de ficar lá fora...
Primeiro nao bata no seus animais de estimaçao eles nao sabem direito oq tao fazndo. Por experiencia propria pe bom ele ficar no seu quarto, mostra que gosta de vc. O meu eu tirei ele do meu quarto e agora so fica com minha mae.