rapido,dou 5 estrelas,quem usa alimentos liofilizados e pq?

queria saber urgente qm usa alimentos liofilizados e pq o usam,eu ja sei o que é,mas quero q me ajudem com as duas,tb tem outra pergunta:

o q sao alimentos irradiados,e eles sao perigosos para a nossa saude??me ajudem

dou 5 estrelas

Comments

• ALIMENTOS LIOFILIZADOS

Liofilização) é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis,

princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por

sublimação, sem que passe pelo estado líquido.

A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.), passando-se

então para a produção de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste

modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar

diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de

gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as

propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam

destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a

ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a

substância.

A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime muito mais

rapidamente, tornando um processo de secagem deliberado. Uma câmara fria do

condensador e/ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor se

solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície

do material que está sendo secado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas

para esta coptação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C.

Se uma substância desidratada por este processo for selada para impedir a reabsorção da

humidade, a substância pode ser armazenada na temperatura ambiente sem refrigeração,

e estará protegida da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos

o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos da desidratação, que

envolvem temperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimento

ou endurecimento do material que está sendo desidratado, e os sabores/cheiros

permanecem, também, virtualmente inalterados.

As soluções líquidas desidratadas por este processo podem ser reidratada

(reconstituídas) muito mais rapidamente e facilmente porque deixam poros

microscópicos no pó resultante. Os poros são criados pelos cristais de gelo que

sublimaram, deixando aberturas ou poros em seu lugar. Isto é especialmente importante

quando o uso é farmacêutico. A liofilização aumenta também a vida útil das drogas por

muitos anos.

O processo é usado para produzir o sorvete de gelo seco e, por exemplo, a comida dos

astronautas. É também popular e conveniente para mochileiros (atividade comum nas

regiões montanhosas no Nepal e na Índia é chamado às vezes trekking) porque o peso

reduzido permite que carreguem mais alimento e reconstituí-lo o com água disponível.

A liofilização é usada na manufatura do Café Solúvel e por indústrias farmacêuticas.

Em altitudes elevadas, as baixas temperaturas e pressões podem, às vezes, produzir

múmias naturais por um processo de liofilização.

Sign In or Register to comment.