rapido,dou 5 estrelas,quem usa alimentos liofilizados e pq?
queria saber urgente qm usa alimentos liofilizados e pq o usam,eu ja sei o que é,mas quero q me ajudem com as duas,tb tem outra pergunta:
o q sao alimentos irradiados,e eles sao perigosos para a nossa saude??me ajudem
dou 5 estrelas
Comments
ALIMENTOS LIOFILIZADOS
Liofilização) é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis,
princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por
sublimação, sem que passe pelo estado líquido.
A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.), passando-se
então para a produção de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste
modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar
diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de
gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as
propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam
destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a
ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a
substância.
A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime muito mais
rapidamente, tornando um processo de secagem deliberado. Uma câmara fria do
condensador e/ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor se
solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície
do material que está sendo secado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas
para esta coptação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C.
Se uma substância desidratada por este processo for selada para impedir a reabsorção da
humidade, a substância pode ser armazenada na temperatura ambiente sem refrigeração,
e estará protegida da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos
o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos da desidratação, que
envolvem temperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimento
ou endurecimento do material que está sendo desidratado, e os sabores/cheiros
permanecem, também, virtualmente inalterados.
As soluções líquidas desidratadas por este processo podem ser reidratada
(reconstituídas) muito mais rapidamente e facilmente porque deixam poros
microscópicos no pó resultante. Os poros são criados pelos cristais de gelo que
sublimaram, deixando aberturas ou poros em seu lugar. Isto é especialmente importante
quando o uso é farmacêutico. A liofilização aumenta também a vida útil das drogas por
muitos anos.
O processo é usado para produzir o sorvete de gelo seco e, por exemplo, a comida dos
astronautas. É também popular e conveniente para mochileiros (atividade comum nas
regiões montanhosas no Nepal e na Índia é chamado às vezes trekking) porque o peso
reduzido permite que carreguem mais alimento e reconstituí-lo o com água disponível.
A liofilização é usada na manufatura do Café Solúvel e por indústrias farmacêuticas.
Em altitudes elevadas, as baixas temperaturas e pressões podem, às vezes, produzir
múmias naturais por um processo de liofilização.